...

...
...

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Banhados em Cristo Somos Uma Nova Criatura



Objetivo: 
  • Entender a importância do batismo como início do seguimento a Jesus.
  • Conhecer os elementos essenciais sobre o batismo, compreendendo que esse sacramento pede participação na comunidade. 


Ambiente:
  • Coloque sobre uma toalha um recipiente com água e uma vela que deverá permanecer acesa durante o encontro e um crucifixo.


Recursos: 
  • Um ramo para aspersão da água;
  • Boneca, roupa para a criança que vai representar o padre, óleo, duas velas para os padrinhos.





1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma, perguntando como foi a semana.
  • Cantar músicas bem animadas, especialmente aquelas que a turma gosta mais.
  • Criar clima de oração. Fazer o Sinal da Cruz.
  • Motivar: "Estamos reunidos mais uma vez em nome de Deus. Ele nos ama e por isso nos reúne como sua Igreja.  Ele está junto de nós todo o tempo. Sua presença amiga é uma certeza que não nos abandona. Por mais que a gente  não o veja, nós sabemos que Ele está conosco e não estamos sozinhos. Por mais que saibamos de nossas fraquezas, confiamos na força dele. Nós contamos com a força transformadora da fé em Jesus ressuscitado. Ele é nosso companheiro de caminhada e nos guia pelo caminho da vida. Então, vamos com confiança cantar a música número 17 e nos preparar para rezar. Vamos reforçar nossos laços de comunhão e amizade com Jesus e com os irmãos." 
  • Cantar várias vezes a música anterior até que a turma se acalme e esteja pronta para rezar. Depois, cada um poderá fazer uma prece entregando a Deus a sua vida. O catequista motiva a turma a renovar a sua fé, seu compromisso com Jesus. Cada um poderá dizer algo como: "Senhor, eu renovo meu compromisso com o Senhor". Ou: "Jesus, ajude-me a ser fiel seguidor." Ou: "Jesus, aumente minha fé e minha confiança no Senhor.". Depois de cada prece, todos dirão: "Renove nossa vida, Senhor Jesus."
  •  Cantar novamente a música anterior 


2. Relembrando o encontro anterior

Já vimos em encontro anterior que para nós o domingo, dia do Senhor, é o dia mais importante para estarmos juntos. Nesse dia, os cristão se reúnem para se encontrarem com Jesus e com os irmãos na Comunidade.No nosso último encontro conhecemos um pouco sobre a Igreja. Vamos relembrar? O que é a Igreja? (Deixar que respondam).
A Igreja somos todos nós que temos a mesma fé. A Igreja é a família de Deus e nossa família também.

Os cristãos reunidos formam a Igreja de Cristo. Nós nos reunimos como Igreja para rezar, celebrar, partilhar o que somos e o que temos, assim como os primeiros cristãos. Sempre que nos reunimos para celebrar formamos uma assembléia litúrgica. 

A Assembléia Litúrgica é o encontro de irmãs e irmãos para celebrar e encontrar-se com Deus. Todos rezam e celebram juntos como se fosse um só corpo. Esse "corpo" é conduzido por Jesus. Ele está presente. Ele está no meio de nós.


3. Desenvolvendo o tema

  • Partilhar o que mais chamou a atenção quando os pais fizeram a memória do batismo de cada um no nono encontro.
  • Falar sobre a motivação deste encontro: A importância do batismo como início do seguimento a Jesus.
Jesus chamou pessoas para serem seus seguidores. Após sua morte e ressurreição estas pessoas continuaram a missão de Jesus e chamaram muitas outras pessoas para viver como Jesus viveu e ensinouque todos se tornem seus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Batismo inicia a pessoa no seguimento a Jesus e a introduz na vida da Igreja.

A Igreja recebe a força do Espírito Santo para continuar sua missão. E assim, nós também a recebemos pelo batismo. Quando somos maiores a recebemos também pelo Sacramento da Confirmação (ou Crisma).

Vamos ouvir um texto bíblico que fala sobre o batismo de Jesus:



4. Leitura da passagem bíblica: Mc 1, 9-11

Partilha: 
  • O que a Palavra fala para mim, para nós?
  • O que ela me leva a dizer a Jesus, a Deus?

5. Desenvolvendo o tema:

    Pertencemos a vários grupos na vida: 
  • Somos membros de uma família
  • Alunos de uma escola
  • Cidadãos de um país
  • Alguns  grupos a gente escolhe livremente, a outros a gente pertence quase sem querer.

    Geralmente, alguma  coisa marca o início da nossa participação no grupo: 
  • O nascimento
  • A matrícula na escola
  • O registro no cartório, etc.

A Igreja é a grande comunidade que tem como tarefa a construção do Reino de Deus. Passamos a pertencer a esse grupo pelo Batismo.

Você sabe para que serve o batismo?

Explique que a palavra Batismo significa mergulho, pois na Igreja primitiva, as pessoas eram mergulhadas totalmente na água. Esse era o batismo de imersão. 

O gesto de mergulhar na água possui dois significados:

Estar mergulhado em Cristo: quem tomou esse banho  não pode viver de qualquer jeito, mas deve procurar viver como Cristo viveu.


Morrer – viver: como Cristo morreu por amor, é necessário morrer para o pecado, evitando tudo aquilo que nos afasta de Deus e ressurgir, viver em Cristo pensando menos em nós mesmos, fazendo da vida uma doação constante.

Através do batismo:
  • Nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja;
  • Assumimos nossa condição de filhos de Deus;
  • Recebemos a graça do Espírito Santo para vencer o pecado original e praticar o bem e a justiça;  
  • Assumimos o compromisso de participar da grande missão da Igreja, que é a construção do Reino de Deus.

Muita gente pede o Batismo para seus filhos sem saber direito o que está fazendo, por tradição ou por outros motivos.

Quase sempre, as famílias pedem o batismo para seus filhos quando eles ainda são bebês; se tem fé e valorizam a comunidade, querem expressar seu desejo de ver a criança fazendo parte da Igreja. Criança tão pequena não é capaz de assumir compromisso. Os pais, então escolhem padrinhos, representantes da comunidade, que acolhem a criança e se responsabilizam por ela.

Pais e padrinhos se comprometem a ajudar  a criança a crescer na fé e a  dar bom exemplo de vida cristã.


CERIMÔNIA DO BATISMO

- O Padre acolhe a família, os padrinhos com alegria e lembra a responsabilidade que estão assumindo.

- O Padre, pais e padrinhos marcam com o Sinal da Cruz a testa da criança - Um modo de dizer que sua vida, seus pensamentos e ações estão ligados ao amor de Jesus.

- Unge-se com óleo o peito e a cabeça da criança (testa) como sinal da força da graça de Deus.

O momento principal do batismo é quando o padre derrama água na cabeça da criança. A água representa uma vida nova, purificada, cheia da graça de Deus.

- O  padre coloca sobre a criança uma veste branca representando a pureza de sentimentos e ações

 Os padrinhos recebem uma vela que é acesa no Círio   Pascal, símbolo da luz da fé que devem transmitir à criança, ao afilhado.

- Pais e padrinhos rezam juntos o Credo, que é tudo que a Igreja acredita e ensina.

Não basta ser batizado; é preciso viver esta alegria de saber que somos filhos de um Pai que muito nos ama; é preciso cumprir com responsabilidade a tarefa que Jesus deu à Igreja.

Quem ministra o batismo é o  padre ou o diácono, e este sacramento só se recebe uma vez e mesmo que um dia você não assuma esse compromisso de batizado, mesmo que mude de religião a marca do seu batismo nunca se apagará.


O QUE SE USA NA CELEBRAÇÃO DO BATISMO

ÁGUA - Fonte da vida. A água lava, purifica, renova, renova, faz germinar a semente. Sem a água não existe vida. 

É o momento principal do batismo, o celebrante derrama água sobre a cabeça da criança e diz: ................, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A água representa uma vida nova, cheia da graça de Deus.

CÍRIO PASCAL - VELA - O Círio Pascal representa Jesus Ressuscitado. Ele é usado em todo batizado. É onde os padrinhos vão acender a vela e levar para o afilhado, representando a luz de Deus. O celebrante diz: A vocês, pais e padrinhos, é confiada a missão de ampliar essa luz, para que essa criança, iluminada por Cristo, viva sempre como filha de Deus, perseverando na fé e vivendo no amor.

ÓLEO SANTO -  Sinal da força e da graça de Deus, este óleo é abençoado pelo Bispo na quinta-feira santa (óleo do batismo, do crisma e da unção dos enfermos). O celebrante unge o peito da criança e diz: Este óleo lhe dê força para sere bom e vencer todo o mal, ele é sinal da força e da graça de Deus. Quando ungida na cabeça, lembramos que a partir daquele momento a criança passa a ter a mesma missão de Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei. 

VESTE BRANCA - A veste branca representa a pureza, a amizade com Deus.


BATISMO E COMPROMISSO

O Batismo não é  um ato isolado em nossa vida, Ele supõe que conhecemos Jesus e que fazemos opção de segui-lo como nosso Senhor e Mestre. É isso que a Igreja exige  dos pais e padrinhos quando pedem o batismo para seus filhos ainda pequeninos.

Alguém pode dizer: "Eu não sigo Jesus porque não pedi para ser batizado". Então eu pergunto: E se no dia do seu  nascimento, seu pai tivesse aberto uma caderneta de poupança para você com uma quantia bem alta, hoje esse dinheiro seria ou não seria seu?


BATISMO E COMUNIDADE

O batismo nos faz filhos de Deus e compromisso de cristão não é só com Deus, mas também com a comunidade. A comunidade paroquial é a Família de Deus. A ela pertencemos e nela temos direitos e deveres. Cada cristão tem na comunidade  o seu lugar e seu serviço ou ministério, conforme o dom que recebeu de Deus.


TEMPLO DE DEUS

No batismo somos ungidos ou consagrados a Deus. Passamos a fazer parte do seu povo eleito, chamado a ser santo e a exercer a missão de Jesus Cristo. Somos o povo escolhido e consagrado para proclamar as maravilhas que o Senhor realizou. São Paulo diz que os cristãos são luz no Senhor. Devem proceder de modo digno da vocação que  receberam, pois são Templos de Deus e morada do Espírito Santo. (1 Cor 3, 16-17)


6. Atividades
  • Abaixo folha de atividades.
  • Podemos também simular um Batismo (levar uma boneca para ser o bebê, e convidar um menino para ser o padre e outras crianças para representarem os pais e os padrinhos).
  
7. Encerramento e Oração Final
  • Convidar a turma para recordar o dia de seu Batismo (conferir se todos os catequizandos da turma já foram batizados).
  • O catequista faz uma oração sobre a água (ver abaixo). 
  • Se houver na turma crianças ainda não batizadas, o catequista lembre-se disso e diga: “Entre nós, há alguém que ainda não foi batizado e que vai daqui a algum tempo celebrar o Batismo, mas já deve ir se comprometendo com Jesus”. Essa pessoa pode também ser aspergida com a água, para manifestar o seu desejo de continuar na catequese, em busca da vida nova que um dia vai abraçar de vez quando for batizada.
  • Dizer para os já batizados: “Quando vocês eram ainda pequenos, seus pais e padrinhos apresentaram vocês à Igreja e vocês foram batizados. Aquele dia do batizado – a celebração, a festa – significou muito para a Igreja e para toda a família de vocês. Vocês estavam começando a vida. Os pais, cheios de amor e cuidados, queriam que vocês já começassem a vida na presença de Jesus ressuscitado, no seguimento dele. Assim, por meio do Batismo, vocês começaram a vida marcados com o sinal da fé, na companhia amorosa daquele que nunca nos abandona.”
  • Hoje, já crescidos, vocês estão aqui na catequese, vivendo ainda na presença de Jesus. Isso mostra que o Batismo de vocês não foi em vão. Vocês foram mergulhados em Deus e passaram a fazer parte da Igreja e, agora, estão crescendo na presença e no amor de Deus. Isso é que é importante.”
  • Reconhecendo a importância do Batismo que um dia recebemos, vamos renová-lo neste encontro e aqueles que ainda não foram batizados e que vai daqui a algum tempo celebrar o Batismo, deve desde já ir se comprometendo com Jesus, manifestando o seu desejo de continuar na catequese, em busca da vida nova que um dia vai abraçar de vez quando for batizada.
  • O catequista dispõe uma bacia com água e um raminho para aspersão. Cada criança se aproxima (começar pelos não batizados). O catequista pergunta a cada um: “Fulano, você quer ser um seguidor de Jesus?”
  • A pessoa responde e o catequista asperge com a água.
  • No final, cantar. Sugerimos a música número 2 ou 9, lembrando que fazemos parte da Igreja de Jesus.
  • Sossegar a turma para rezar;
  • Motivar: “Vamos agradecer a Deus porque ele é bom e está sempre conosco".
  • Depois, cada um poderá dizer uma frase de agradecimento. Após cada prece, dizer juntos: “Obrigado, Senhor!”
  • Despedir a turma com alegria, motivando a participação na missa do domingo, quando as crianças será apresentadas à Comunidade. Entregar os convites.

OBSERVAÇÃO:

Qualquer pessoa, desde que batizada, pode abençoar a água para dar a uma criança doente, ou mesmo adulto quando toma seu remédio regularmente, ou mesmo, quando antes de se fazer uma oração.


COM AS MÃOS ERGUIDAS SOBRE A ÁGUA FAÇA A SEGUINTE ORAÇÃO:

Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar, confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados, e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo.
Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma.  +(FAÇA O SINAL DA CRUZ SOBRE A ÁGUA, TOCANDO-A)
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro Caminho - Diocese de Duque de Caxias
  • Livro Crescer em Comunhão - Editora Vozes
  • Livro Somos Igreja - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo


ORAÇÃO DO CREDO

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.




ATIVIDADES




(frente)

(verso)



 ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO:


  
















































  

































Nenhum comentário:

Postar um comentário