...

...
...

domingo, 27 de julho de 2014

Quero Conhecer Jesus





Objetivo:

  • Perceber que conhecerão, aos pouquinhos, o maior de todos os amigos: Jesus Cristo.

Recursos:

  • Uma faixa de pano ou lenço para vendar os olhos;
  • Uma coroa feita de cartolina;
  • Balde ou bacia com água;
  • Dois recipientes de plástico iguais e com a boca estreita;
  • Copo ou xícara para encher os recipientes com água;
  • Frases em forma de cartazes (Ex.: Só Jesus salva!; Jesus é meu Pastor; Jesus Cristo é o Senhor; Igreja de Jesus Cristo dos últimos Dias; Jesus é a solução ...).

Ambiente:

  • Imagem de Jesus
  • Bíblia
  • Vela
  • Flores


1. Acolhida

  • Acolher as crianças com muita alegria.
  • Cantar a música nº 1 (versão 1 ou 2), fazendo a brincadeira (CD do Livro Conhecendo Jesus, do Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo).
  • Acalmar a turma e convidá-la para rezar.
  • Repetir todos juntos, com a mão no coração. O catequista reza e a turma repete: Ó Deus de amor, mais uma vez estamos aqui e pedimos ao Senhor: Venha iluminar e abençoar nosso encontro. Venha nos dar muita paz e muita alegria, para que possamos viver sempre unidos ao Senhor. Venha nos dar um bom coração, para acolher Jesus. Amém!

2. Motivação

  • Recordar o encontro anterior, ressaltando que a Catequese é um caminho para nos tornarmos amigos de Jesus. Perguntar o que cada um veio buscar na Catequese e por que estamos reunidos (solicitar que partilhem os motivos que os trouxeram: desejo pessoal, desejo dos pais, convite de um amigo). Explicar que qualquer que seja o motivo que os trouxeram, ele foi suscitado por Jesus, que quem os chamou foi Deus.
  • A Catequese é um caminho para nos tornarmos amigos de Jesus. Cada um teve uma motivação para estar aqui, mas o principal foi acolher o chamado de Jesus com a resposta que cada um deu.

3. Dinâmica


"O rei (a rainha) escolhe sua corte."

Formar um grande círculo. Um catequizando de cada vez se posiciona no centro do círculo e, com os olhos vendados, escolhe a sua corte, chamando pelo nome os seus amigos. Aquele(a) que acertar mais nomes será coroado(a) rei(rainha).

Limitar o tempo de cada catequizando, evitando que a dinâmica fique desinteressante.

   Para refletir:

  • Comentar sobre a dificuldade de lembrar o nome de todos os novos amigos, pois é na convivência do dia-a-dia que os conheceremos melhor. Assim, também, será com Jesus, nosso melhor amigo. Para melhor entender tudo isto,  convidar os catequizandos a fazerem uma experiência.

    Fazendo uma experiência:

  • Colocar sobre uma mesa, os dois recipientes solicitados para água. Pedir a um catequizando que venha rapidamente à mesa, para encher o pote com água o mais depressa possível. Depois que este terminar, pedir para que um segundo catequizando venha encher o outro pote, aos pouquinhos, com muito cuidado.
  • Deixar que os catequizandos conversem sobre o que viram e elaborem suas conclusões. Orientar a reflexão sobre as suas situações experienciadas: a do catequizando que tentou encher o pote muito depressa, de uma só vez, sem cuidados, derramando a água; e o outro que o fez com cuidado e conseguiu encher o pote com água sem derramá-la.

     Conversando sobre a experiência:

  • Assim como, a cada dia, vamos conhecendo melhor nossos amigos da vizinhança, da escola, da catequese, é preciso conhecer Jesus, aos pouquinhos, com carinho e amor.  É o que vamos fazer durante este ano. A cada encontro vamos descobrir sua bondade, seu amor para conosco. E nós também vamos deixar que Ele entre em nossos corações, sem perdermos nada (comparando com o derramar água da água da experiência).

4. Desenvolvendo o Tema

  • Encontramos em vários lugares frases sobre Jesus: em carros, anúncios, na internet, nomes de igrejas. Comentar as frases que trouxe em forma de cartazes.
  • Partilhar e entrevista feita em casa com os pais sobre quem é Jesus para eles.
  • Perguntar: E para você, quem é Jesus?
  • Retomar as frases dos cartazes ou outras que foram faladas para explicar que Jesus é visto de formas diferentes de acordo com o que cada um espera dele, por exemplo: "Jesus é o Senhor" - ver Jesus como "senhor" significa que ele é alguém muito importante para nós. O que queremos dizer quando chamamos nossos pais de senhor e senhora? (Esperar que respondam). Senhor e Senhora são palavras que expressam respeito para com a pessoa com a qual falamos. Jesus recebeu o título "Senhor" e outros mais. No evangelho de Mateus um dos principais títulos de Jesus é "Messias" (Cristo).
  • Um dia Jesus perguntou a um dos seus amigos quem Ele era. Vamos escutar o que este amigo respondeu?

5. Leitura: Mt 16,13-16


"Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista, outros, Elias; outros ainda Jeremias ou alguns profetas". "E vós", retomou Jesus, "quem dizeis que eu sou?". Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".


   Comentar o texto:

  • Explicar as palavras principais que aparecem no texto: João Batista, Elias, Profetas, Cristo; explicar também porque pensavam que Jesus era um destes.
  • Sintetizar que apesar de todos os títulos que foram atribuídos a Jesus o mais importante é que Jesus através de sua prática revela um Deus que é amoroso  e misericordioso que quer nos salvar de todo mal.
  • Jesus amava todas as pessoas e tinha muitos amigos. Alguns destes amigos conviviam com Jesus todos os dias e um destes era Pedro. Jesus conhecia muito bem todos os seus amigos e queria que eles também os conhecessem. Por isso, fez esta pergunta para ver se seus amigos já sabiam direitinho quem Ele era. E Pedro respondeu que Jesus era o "Messias, o Filho do Deus vivo".
  • Jesus quer que nós, assim como seu amigo Pedro, o conheçamos. Assim, seremos seus verdadeiros amigos, pois os amigos se conhecem muito bem.
  • Jesus nos convida a seguir os seus passos nos caminhos que leva ao bem. Queremos conhecer mais a Jesus e sua proposta para nós?

6. Atividades

  • No final da folha.

7. Oração Final e Encerramento

  • Orientar os catequizandos para que façam um minuto de silêncio, durante o qual se coloca uma música instrumental, enquanto cada um reza e faz seu pedido e agradecimento a Deus. Encaminhar os pedidos a Jesus: pelos amigos da Catequese e para ajudá-los a conhecê-lo melhor.
  • Após, de mãos dadas, rezar juntos:
Ó Jesus, a nossa turma legal.
Nós vamos conhecer você aos pouquinhos.
Por isso, estamos muito contentes.
Obrigado, Jesus!

  • Pedir para que os catequizandos pensem em um amigo: pode ser da vizinhança, da escola ... e entregar o cartão que fizemos na atividade, como prova de seu carinho e amizade. Não esquecer de convidar este amigo para brincarem juntos.
  • Sugestão de canto: A Alegria






Fonte:

  • Bíblia Sagrada
  • Livro Conhecendo Jesus, do P. Orione Silva e Solange Maria do Carmo





    

    A T I V I D A D E S





1. Descubra quem é Jesus. Para isto, siga a numeração e  escreva a frase corretamente.





...............................................................................................................................


2. Escreva, no quadradinho correto, a primeira letra do nome de  cada  figura  e  descubra  quem  quer  ser  seu maior    amigo:












3. Para refletir:

a) O que você já ouviu falar sobre Jesus?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

b) O  que  você  mais  gosta  daquilo  que   você    sabe   sobre Jesus?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4. Escrever   em   cada   letra   da   palavra  "Jesus"   uma característica dele.


    J
    E
    S
    U
    S
     
Guardando de cor:

"Jesus, quero te conhecer mais a cada dia!"



5. Faça um cartão bem bonito para um de seus amigos e o recorte 

2 comentários: