...

...
...

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Os Anos de Silêncio em Nazaré da Galiléia




Objetivos:

  • Reconhecer que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus, mas submisso a Maria e José. No entanto, faz a vontade de seu Pai acima de tudo.
  • Entender que Jesus viveu e desenvolveu-se como todas as crianças e que crescia também em idade, sabedoria e graça, diante de Deus e diante dos homens.

Ambiente:

  • Imagem da Sagrada Família
  • Bíblia
  • Vela
  • Flores



1. Acolhida e Oração Inicial


  • Acolher a turma com alegria. Cantar músicas animadas.
  • Convidar a turma para rezar. Iniciar sempre os encontros com o sinal da cruz, lembrando que nosso encontro não é um encontro qualquer, mas um encontro com Deus, que quer nos salvar.
  • Motivar para a oração recordando o encontro anterior, lembrando que Jesus é o Filho de Deus, que veio ao mundo por meio de Maria e José, para nos salvar.
  • Fazer preces espontâneas, dizendo a Deus que precisamos dele e explicando o porquê. Depois de cada prece, todos poderão responder: "Nós precisamos do Senhor, Jesus". O catequista poderá iniciar, dando o exemplo: 
       - Nós precisamos do Senhor, porque queremos a sua salvação.     
       - Nós precisamos do Senhor, para termos paz em nossa vida. Etc.
  • Cantar música apropriada. Que tal a nº 13 do CD do livro Jesus, nosso salvador?
  • Concluir, rezando a Ave-Maria.


2. Motivação


  • Pedir às crianças que coloquem em ordem os cartazes que foram preparados em encontro passado (Tema: Deus caminha com a gente).
  • Relembrar o nosso último encontro, em que falamos sobre o nascimento de Jesus.
  • A seguir, perguntar aos catequizandos:
       - O que sua mãe conta de sua vida, quando você era pequeno?

  • Procurar ouvir as histórias da vida de cada catequizando. Ajudá-los a recordar tudo o que foi contado sobre eles. Se algum deles não souber nada de sua vida passada, incentivá-lo para pedir aos pais que lhe digam alguma coisa.

3. Desenvolvendo o Tema


  • Jesus de Nazaré nasceu numa família como a nossa; e viveu no meio do seu povo. Filho adotivo de José, um carpinteiro, e de Maria, a escolhida de Deus, Jesus viveu até os 30 anos na simplicidade de sua família.
  • Desde criança fora perseguido: Herodes que ouviu os três  reis magos (Belchior, Baltazar, Gaspar) falarem do menino, que seria o Rei dos Judeus, fica com medo de perder o poder e manda matar todos os recém-nascidos. José é avisado em sonho por um anjo de Deus e foge para o Egito com Maria e o Menino. (V. Mt 2 ss)
  • Os primeiros anos de vida de Jesus são parecidos com a vida de qualquer criança: chora, come, brinca, tem amigos, aprende a trabalhar como carpinteiro, aprende a ler e escrever. Frequenta a Igreja (Sinagoga).
  • A família de Jesus morava em Nazaré, na região da Galiléia, na Palestina, país dos judeus.
  • Todos se ajudavam. A Virgem Maria fazia do seu lar um lugar de bondade, de respeito, com a ajuda de Jesus e de São José. São José trabalhava como carpinteiro. Foi um pai adotivo carinhoso e responsável do Filho de Deus. Jesus ajudava na carpintaria e aprendeu a profissão de São José.
  • Ninguém podia imaginar que o "filho do carpinteiro" fosse Deus.
  • Ressaltar as relações de amor, união e compreensão existentes no lar de Nazaré. Incentivar o desejo de imitar Jesus, obediente e amigo de todos.
  • A seguir, falar que todos os anos a Sagrada Família ia ao Templo em Jerusalém.
  • Aos doze anos, Jesus vai com sua família a Jerusalém, festejar a Páscoa (libertação do Egito), e lá fica perdido de seus pais, que só o encontram três dias depois, pregando aos doutores da Lei, no Templo.
  • Mostrar o que significou a permanência de Jesus no Templo de Jerusalém. Ele tinha consciência de sua missão como anunciador do amor de Deus Pai a todos.
  • Jesus-Menino foi sempre obediente a seus pais, mesmo sendo Deus. Sabia que fora confiado a uma mãe e a um pai adotivo, portanto, deveria respeitá-los.
  • Todo esse tempo na casa de Nazaré, o Filho de Deus vai se preparando para realizar a missão para a qual fora enviado ao mundo: salvar os homens.
  • Jesus partilhava das angústias e das esperanças de seu povo. Vivia as alegrias e os momentos difíceis que todos viviam, e sem privilégios.
  • Jesus era consciente de que tinha uma missão a cumprir: anunciar a todos o amor de Deus-Pai.
  • Aos trinta anos, deixa a casa paterna e sai para realizar a sua missão. Logo no início, é batizado pelo primo João Batista.
  • No Batismo se manifesta o poder da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, três Pessoas em um só Deus. Este é o mistério da Santíssima Trindade, as três Pessoas são Deus, têm o mesmo poder e a mesma natureza divina.


Perguntar:

  1. Quem eram os pais de Jesus?
  2. Qual o nome dos três reis magos?
  3. O que aconteceu com Jesus aos doze anos?
  4. No Batismo de Jesus é manifestado o poder da Trindade. Explique o Mistério da Santíssima Trindade.

Agora, vamos ouvir o Texto Bíblico e ver a mensagem transmitida:



4. Leitura: Lc 2,41-52



Ao final:

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!


Explicar:

  • Jesus não fazia as coisas para aparecer. Ajudou as pessoas a serem felizes, vivendo os sofrimentos e angústias delas, mostrando com a sua vida o caminho para achar a solução dos problemas.
  • Nesta semana vamos procurar ser como Jesus: humilde, ajudando os outros, sem desejar ser o "maior da turma", o "dono da verdade" ...


5. Atividades


  • Do livro do catequizando.


6. Oração Final e Encerramento


  • Entronizar a Bíblia com um canto de alegria.
  • Ler e refletir o texto de Lc 2,51-52.
  • Lembrar que Jesus está no meio de nós, por isso, somos todos irmãos.
  • Rezar com os catequizandos uma oração semelhante à oração dos fiéis.
  • Cada catequizando poderá rezar uma prece. No final de cada prece, todos responderão: Obrigado, Jesus, por ter sido gente como nós.
  1. Jesus, você que nasceu e viveu numa família pobre, ajude a todas as crianças a serem bondosas. Ajude-nos a descobrir a nossa missão junto às crianças.
  2. Jesus, você que nasceu e viveu numa família pobre, ajude a todas as crianças que vivem na pobreza a encontrar o amor de Deus que liberta.
  3. Jesus, você foi trabalhador. Ajude os desempregados a encontrar emprego.
  4. Jesus, você que viveu e sofreu como nós, ajude a gente a se interessar pelo sofrimento dos outros e a lutar para que todos tenham uma vida melhor.
  5. Jesus, você que escolheu o caminho da humildade, ensine a gente a ser humilde com os nossos irmãos.

  • Terminar com o abraço da paz, procurando reconhecer o Messias em cada pessoa.






Fonte:

  • Bíblia Sagrada
  • Livro, Jesus, nosso salvador, do Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo

3 comentários:

  1. Boa tarde, sou catequista e vamos fazer um retiro para da primeira eucaristia, vou falar sobre a sagrada família vc teria alguma ideia para me passar uma dinâmica.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia! Obrigada pela visita! No momento não lembro de nenhuma dinâmica sobre a Sagrada Família, mas encontrei essa que gostei muito: http://www.jardimdaboanova.com.br/2012/08/encontro-de-catequese-tema-familia-dom.html Dê uma olhadinha lá... pode ser que você goste também! Bjsss! Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei essas informações sobre os anos de silêncio e sobre a catequese

    ResponderExcluir