Objetivos:
- Apresentar os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia como fundamentos de toda a vida cristã;
- Suscitar o desejo de receber e viver os sacramentos como sinal de compromisso cristão.
Ambiente:
- Mesa forrada com toalha branca
- Crucifixo
- Bíblia
- Flores
Recursos:
- Uma cruz
- Bacia com água
- Recipiente com água
- Círio Pascal ou vela grande
- Velas para todos os participantes
1. Acolhida
- Fazer acolhida calorosa. Cantar música animada, à escolha.
- Convidar a turma para agradecer a Jesus por todas as coisas boas que ele tem nos ensinado, pelas coisas importantes que a gente tem aprendido com ele. Fazer preces espontâneas. Depois de cada prece, todos responderão: "Obrigado, Jesus!" Sempre é bom o catequista começar as preces, de um modo bem singelo, com frases curtas e simples. Assim, as crianças poderão imitar a oração que o catequista fizer.
- Cantar música suave para encerrar a oração. Que tal a nº 12?
2. Desenvolvendo o tema
Jesus chamou pessoas para serem seus seguidores. Após sua morte e ressurreição estas pessoas continuaram a missão de Jesus e chamaram muitas outras pessoas para viver como Jesus viveu e ensinou.
Viver como Jesus viveu é segui-lo. Para iniciar o seguimento a Jesus é preciso passar por uma iniciação. Jesus pede a seus discípulos para ir pelo mundo e fazer com que todos se tornem seus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Batismo inicia a pessoa no seguimento a Jesus.
Narrar o Evangelho de Mt 28,16-20.
Em nosso quinto encontro vimos que ao iniciar sua missão Jesus foi batizado. Mas no tempo de Jesus o batismo era diferente do nosso. João Batista batizava as pessoas com água, simbolizando a conversão, o arrependimento dos pecados e o desejo de um nova vida.
Jesus, mesmo não tendo pecado, entrou na fila para ser batizado por João. Naquele momento desceu sobre ele o Espírito Santo.
Batizar significa mergulhar, imergir, afundar, abismar-se nas águas. O nosso Batismo significa que fomos mergulhados em Jesus, isto é, estamos unidos nele como um galho está unido a uma árvore.
Certa vez, Jesus teve um encontro com um judeu muito importante que se chamava Nicodemos. Nicodemos procurou Jesus para perguntar sobre o que era preciso para entrar no Reino do Céu.
Vamos ver como isso aconteceu?
Jesus, mesmo não tendo pecado, entrou na fila para ser batizado por João. Naquele momento desceu sobre ele o Espírito Santo.
Batizar significa mergulhar, imergir, afundar, abismar-se nas águas. O nosso Batismo significa que fomos mergulhados em Jesus, isto é, estamos unidos nele como um galho está unido a uma árvore.
Certa vez, Jesus teve um encontro com um judeu muito importante que se chamava Nicodemos. Nicodemos procurou Jesus para perguntar sobre o que era preciso para entrar no Reino do Céu.
Vamos ver como isso aconteceu?
3. Leitura: Jo 3,3-5
"Como pode um homem renascer, sendo velho? Por ventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?"
"Quem não renascer da água e do espírito não poderá entrar no Reino de Deus."
Comentar:
Quando Jesus disse a Nicodemos que era preciso nascer de novo, Jesus estava falando da vida nova que Ele dá aos homens. Renascer pela água e pelo Espírito Santo é começar uma nova vida em Deus.
Perguntar:
E como podemos renascer pela água e pelo espírito?
R. É pelo Batismo.
O Batismo é o primeiro sacramento que recebemos; é o sacramento que dá a Vida Nova. Por ele começamos a participar da vida de Deus: a vida graça. É a porta dos demais sacramentos.
Os Sacramentos da Nova Aliança são sete e foram instituídos por Jesus. São eles: BATISMO, CONFIRMAÇÃO, EUCARISTIA, PENITÊNCIA e RECONCILIAÇÃO, UNÇÃO DOS ENFERMOS, ORDEM e MATRIMÔNIO.
O Batismo é o primeiro dos Sacramentos. É a porta de entrada da vida cristã. Junto com a Confirmação e a Eucaristia foram os chamados Sacramentos de Iniciação Cristã.
Todos nós nascemos sem a graça de Deus, pois herdamos de nossos primeiros pais o pecado original e nos dá a semente da graça: o Pai, o Filho e o Espírito Santo vêm morar em nós.
O Batismo nos torna:
- filhos e filhas de Deus;
- irmãos e irmãs de Jesus;
- morada do Espírito Santo;
- membros da Igreja.
Através do Batismo recebemos a missão que a Igreja recebeu de Cristo: anunciar e testemunhar o Reino de Deus a todos os povos.
O Batismo é como a porta que abre para nós os tesouros do amor de Deus, mas precisamos crescer neste amor, para que a nossa vida seja cada vez mais parecida com a vida de Deus.
Para crescer no amor de Deus, somos fortalecidos pelo sacramento da Confirmação, que aumenta em nós a graça do Batismo. Nos dá os dons e frutos do Espírito Santo.
Pela Eucaristia, que é o Corpo e o Sangue de Jesus, temos o alimento espiritual que nos mantém na graça, nos une mais a Deus e nos torna participantes da vida eterna com Deus.
O Batismo, o Crisma e a Eucaristia são chamados de sacramentos de iniciação cristã, porque fazem parte de nós, novas criaturas, e abrem o caminho para as demais perfeições.
O Batismo nos torna filhos de Deus. Por ele passamos a fazer parte da Família de Deus. Pelo Batismo, a Santíssima Trindade vem morar em nós.
A Confirmação aperfeiçoa o nosso Batismo e faz de nós testemunhas do amor de Deus. Nela recebemos uma força especial do Espírito Santo.
A Eucaristia é o alimento espiritual, que nos fortalece na caminhada para a vida eterna de Deus. Nela recebemos o próprio Jesus, em Corpo e Sangue, Alma e Divindade. Realiza a maior união possível com Deus, os irmãos e irmãs.
4. Atividades
- Do livro do catequizando.
5. Oração Final e Encerramento
- Providenciar cruz, bacia com água, tigela com óleo, Círio Pascal ou vela grande, velas para todos os participantes.
CATEQUISTA:
- Agora vamos refletir sobre alguns símbolos do Batismo. Que lhes lembra a cruz de Cristo?
CRIANÇAS:
- Que Jesus morreu para nos salvar. A Cruz é o sinal do cristão. Junto com nosso Salvador Jesus nos comprometemos a lutar contra o mal!
CATEQUISTA:
- O que recebemos com a água batismal?
CRIANÇAS:
- A vida de Deus em nós. A água batismal nos lava do pecado original e nos torna filhos e filhas de Deus, membros da Igreja.
CATEQUISTA:
- E a unção com o óleo sagrado?
CRIANÇAS:
- O óleo nos consagra a Deus e nos dá forças para construirmos juntos um mundo melhor, mais conforme o plano de Deus.
CATEQUISTA:
- O Círio Pascal e vela que são utilizados no Batismo representam a luz de Cristo. Vamos acender nossas velas, representando a luz da fé e do amor que devem propagar-se pelo mundo (acendem-se as velas). Vocês querem que esta Luz continue iluminando suas vidas? Querem ser, em nossa comunidade, sinal da graça e do amor de Deus?
CRIANÇAS:
- Sim, nós queremos transformar nossa vida em amor concreto a Deus, aos irmãos e irmãs, agindo como verdadeiros cristãos, levando ao mundo a salvação e a luz de Cristo.
CATEQUISTA:
- Vamos, agora, manifestar nosso amor a Jesus, Luz do Mundo, cantando:
(Canto à escolha do grupo).
- Ao final do canto, apagam-se as velas.
Fontes:
- Bíblia Sagrada
- Catecismo da Igreja Católica
- Livro Que Alegria, encontrei Jesus - Arquidiocese do Rio de Janeiro
- Livro Conhecendo Jesus, do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário