...

...
...

sábado, 19 de julho de 2014

Maria Disse "Sim" a Deus



Objetivos:

  • Perceber que, na anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria, Deus deu cumprimento à sua promessa;
  • Reconhecer a necessidade da encarnação de Jesus para a nossa salvação;
  • Compreender a importância do "sim" da Virgem Maria para a realização do plano de Deus;
  • Apresentar Maria como a mãe da ternura, que faz parte do povo hebreu e participa do novo começo da humanidade oferecendo seu filho Jesus ao mundo;
  • Desenvolver o amor filial à Nossa Senhora, mãe de Deus e nossa, e o desejo de imitá-la.

Ambiente:

  • Imagem de Nossa Senhora
  • Bíblia, vela, flores



1. Acolhida e Oração Inicial


  • Receber as crianças com entusiasmo. Colocar crachás, se necessário. Os crachás devem ser usados até que todos se conheçam pelo nome.
  • Cantar a música número 1 (versão 2), do CD do livro Conhecendo Jesus, do Pe. Orione,  fazendo a seguinte brincadeira: Organizar a turma em uma roda. Ir cantando e batendo palmas. Na segunda estrofe, cada criança será chamada pelo nome e entrará para o meio da roda, formando-se assim, aos poucos, uma roda dentro da outra. A roda de fora vai diminuindo e a de dentro vai crescendo. Os últimos a entrarem na roda devem ser os catequistas. Ao terminar a brincadeira, explicar que todos unidos passam a formar a turma de Jesus, que deve seguir unida nos encontros da catequese.
  • Criar clima de silêncio para conversar com Deus.
  • Convidar a turma para erguer as mãos e repetir: Estamos hoje reunidos, ó Senhor, começando os nossos encontros de catequese. Queremos aprender todas as coisas bonitas que o Senhor tem para nos ensinar. Pedimos que o Senhor nos abençoe, no começo desse encontro, para que o nosso coração esteja sempre pronto para acolher a sua palavra e nós possamos formar uma turma muito unido e animada. Amém.


2. Motivação


Iniciar, recordando a promessa feita por Deus: "Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho." (Is 7,14). 
(Esta frase poderá ser escrita numa tira de papel e afixada ao quadro).

Um dos fatos mais importantes que marcaram a vida de toda a humanidade, principalmente a vida das pessoas de fé, foi a vinda do Filho de Deus ao mundo.

Deus cumpriu a promessa de enviar seu Filho ao mundo para nos salvar. Após uma longa preparação de seu povo, Deus escolhe uma virgem chamada Maria e envia o Anjo Gabriel para anunciar que ela seria a Mãe do Salvador.

Nós já vimos que Deus criou tudo o que existe, por amor. Vimos também que o homem nega o amor de Deus e começa a fazer tudo errado. Então, Deus manda seu Filho, para salvar o homem e o ensinar a amar novamente. 

Para que Jesus nascesse, era preciso uma mulher para ser sua mãe. Deus chama Maria, uma mulher simples, humilde, mas muito obediente a Deus. Maria era uma moça que morava em Nazaré, na Galiléia, no país dos judeus. Era um lugar pobre. Maria era muito jovem quando Deus a escolheu como Mãe de Jesus.

Nossa Senhora pertencia a uma família muito simples. Seus pais chamavam-se Joaquim e Ana, e Deus fez Maria nascer sem pecado, pura de coração, por isso, Maria é Imaculada Conceição, salva pelo poder de Deus através de seu filho, Jesus.

Maria cresceu e se tornou uma jovem de muita fé: gostava de rezar e de meditar a Palavra do Senhor. Ela conhecia a história do povo de Deus e aguardava, cheia de esperança, o dia em que nasceria o Messias Salvador. Maria foi a pessoa que soube amar a Deus mais que todos. Ela O amou do fundo do seu coração.

Maria era noiva de um carpinteiro chamado José. Ela sempre foi uma moça especial. Deus preparava para ela uma grande missão. 

O mundo no qual Maria vivia estava cercado de sofrimento e maldade. E o povo esperava que Deus enviasse o Salvador para mudar essa situação. Maria ouvi dizer que, um dia, Deus enviaria o Salvador do mundo. E Deus a escolheu.

Vamos ler um trecho do Evangelho que fala sobre o dia em que um anjo do Senhor anunciou a Maria que ela seria a mãe de Jesus.

  • Dramatizar a passagem bíblica ou narrá-la em forma de história com participação. Combina-se com a turma um código. Toda vez que  palavra Deus for mencionada, as crianças levantam os braços; toda vez que a palavra Maria for mencionada, colocar as mãos postas em oração; toda vez que se falar Anjo, as crianças abrem os braços. Toda esta narrativa deverá ser feita em clima de oração e tranquilidade.


3. Leitura: Lc 1,26-38


Era uma vez uma jovem chamada Maria. Ela morava numa cidadezinha chamada Nazaré. que fica num lugar bem longe daqui. Maria era uma jovem simples. Gostava de rezar, de ajudar seus pais, de trabalhar. Era uma pessoa muito simpática em toda a redondeza. Ela gostava de ajudar a todos e a todos tratava muito bem. Mas quem mais gostava de Maria era José - seu noivo. Maria também gostava muito dele e os dois estavam pretendendo se casar em breve.

Certo dia, Maria estava tranquila em seu quarto, rezando baixinho, quando, de repente, uma luz maravilhosa brilhou diante dela. Ela olhou admirada, sem saber o que estava acontecendo, e ficou assustada quando viu que era um anjo do céu que estava ali. Ela até pensou que estava sonhando. E disse: "Meu Deus! O que será isso?".

Então o anjo disse a Maria: "Fique alegre, Maria, pois Deus está com você!" Maria ficou sem saber o que o anjo queria lhe dizer, mas ele continuou dizendo: "Não precisa ter medo, Maria. Você é uma jovem cheia de fé e até Deus admira você. Por isso, Ele a escolheu para ser a mãe do Salvador - do menino Jesus. Você vai ficar esperando um bebê e, quando ele nascer, vai colocar nele o nome de Jesus. Esse nome significa 'aquele que salva'. Ele será muito importante, pois é o Filho de Deus. Vai ser como um rei poderoso e vai construir um reino diferente, que nunca vai ter fim".

Então, Maria perguntou ao anjo: "Como  é que eu vou ter um filho, se nem sou casada ainda?" Mas o anjo respondeu a Maria: "Não se preocupe. Você vai ficar cheia do Espírito Santo e Deus vai fazer um milagre, para você ter um filho. Esse filho será santo, pois será o Filho de Deus. De Deus e de você. Você sabe, Maria, que, para Deus, nada é impossível".

Maria, então, disse ao anjo: "Tudo bem! Eu estou pronta para fazer a vontade de Deus. Eis aqui a serva do Senhor. Que Deus faça em mim o que for melhor, segundo a sua vontade". E então o anjo foi embora.
Maria ficou toda feliz, porque ia ser mãe de Jesus. E foi assim que o anjo do Senhor anunciou a Maria que, por meio dela, o Filho de Deus ia nascer entre nós.






Partilha:


  • Como se chamava a cidade onde Maria morava?
  • Como se chamava o noivo de Maria, com quem ela pretendia se casar?
  • Quem apareceu a Maria, trazendo uma mensagem de Deus?
  • O que Deus pediu , por meio do anjo, a Maria?
  • Como foi a resposta de Maria ao convite de Deus?
  • De quem Maria ia ser mãe?
  • Que significa o nome "Jesus"?
  • Maria aceitou ou não a proposta de Deus?


Conclusão

Deus queria enviar o seu filho ao mundo, porque tinha muitas coisas bonitas para ensinar a todos nós. Mas Deus não quis agir sozinho. Preferiu contar com a boa vontade das pessoas. A primeira pessoa com quem Deus quis contar foi Maria. Ela foi escolhida para ser a mãe do Filho de Deus. Com o coração cheio de alegria, ela aceitou o convite de Deus e se colocou à disposição, para fazer a vontade do Senhor.

Concluindo, o catequista dirá que a vontade de Deus encontrou no "sim" de Maria, uma prova de fé e de obediência, permitindo que ela se tornasse a Mãe do Salvador. Maria era muito bondosa, humilde, trabalhadora e estava sempre pronta a ajudar quem precisava. Impulsionada pelo Espírito Santo, às pressas, a Virgem Maria parte para visitar sua prima Isabel, que estava para dar à luz, a fim de se colocar a seu serviço, num gesto de disponibilidade. Maria foi à casa de sua prima para ajudá-la nos trabalhos; lavando a roupa, cozinhando, limpando a casa de Isabel  e Zacarias. Ao chegar à casa de Isabel, Maria se espanta, pois Isabel a saúda como sendo a Mãe do Salvador, Nossa Senhora, então, entoa o seu cântico de louvor a Deus.

Maria obedecia aos mandamentos de Deus. Disse "sim" a Deus e aceitou Jesus em seu ventre. Maria teve Jesus e cuidou dele até crescer. Sempre esteve presente na vida de Jesus. E quando ele estava na cruz, lá estava ela sofrendo a seu lado. Maria também acompanhou os apóstolos, quando eles ensinavam o Evangelho aos povos.


Falar para as crianças sobre as aparições de Nossa Senhora:



Nós, o povo brasileiro, rezamos para Maria, com o título de Nossa Senhora Aparecida, porque uma imagem dela foi encontrada por pescadores no rio Paraíba, em São Paulo. A imagem, que hoje está na Brasílica de Nossa Senhora Aparecida, é de cerâmica escura. Como a maioria de nosso povo é morena, Maria se fez igual  ao povo, para ser a nossa mãe.

Existem outras situações nas quais Maria apareceu, em diferentes épocas e em diferentes partes do mundo, para anunciar a mensagem de Deus. Para se certificar de que essas aparições realmente aconteceram, a Igreja Católica leva muito tempo estudando e investigando. Até agora, ela confirmou algumas aparições de Maria, em Lourdes (França), em Fátima (Portugal) e em Guadalupe (México). Vem daí os títulos de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora Aparecida.

A nossa padroeira é Nossa Senhora das Graças. No dia 27 de novembro de 1830, na rua De Lubac, no centro de Paris, na Capela da Medalha Milagrosa, Santa Catarina de Labouré, humilde freira da Congregação das Filhas da Caridade, teve uma visão da Virgem Santíssima. Nossa Senhora apareceu-lhe mostrando nos dedos anéis incrustrados de pedras preciosas, lançando raios para todos os lados, cada qual mais belo que o outro. "Eram copiosas graças que ela trazia a seus filhos na Terra, simbolizadas dessa forma."

Nossa Senhora foi a única que nunca ofendeu a Deus. Por isso o Anjo a chamou "cheia de graça". Ela é a Rainha das Graças.




4. Atividades


  • Sugerir que as crianças desenhem a passagem da Anunciação em forma de história em quadrinhos;


5. Oração Final e Encerramento


  • Convidar a turma para encerrar o encontro, rezando.
  • De mãos dadas, repetir: Ó bom Jesus, nós te acolhemos com alegria, em nossa vida, com o mesmo carinho com que Maria te acolheu.  Queremos que o Senhor fique sempre em nosso coração. Amém!
  • Apresentar a oração da Ave-Maria por etapas e em tiras de papel, para que cada criança reze uma parte até completá-la:     
       - Saudação do Anjo;
       - Saudação de Isabel;
       - Saudação da Igreja.

  • Rezar o "Magnificat".
  • Ao final, cantar "A Escolhida" ou outra à escolha.









Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Livro Conhecendo Jesus, de Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo



3 comentários: