...

...
...

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Jesus Nos Ensina a Verdadeira Felicidade




Objetivos:

  • Conhecer e entender o discurso de Jesus, conhecido como Sermão da Montanha ou Discurso das Bem-Aventuranças;
  • Compreender que o Reino de  Jesus é um novo modo de viver, que os seus ensinamentos nos trazem alegria e união.

1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma conforme o costume. Fazer momento de animação, cantando músicas apropriadas.
  • Acalmar as crianças para rezar.
  • Iniciar, relembrando o discurso de Jesus, em que ele falou qual era o programa para a sua missão. Já vimos também, no encontro anterior, sobre alguns milagres. Hoje, vamos conhecer um discurso de Jesus, ou seja, uma pregação que Jesus fez diante do povo, com ensinamentos muito importantes para a nossa vida. Por isso, vamos rezar, pedindo a Jesus que nos dê um coração pronto para acolher os seus ensinamentos.
  • Fazer uma grande roda, colocar a mão no coração e repetir com o catequista:  Jesus, aqui estamos, mais uma vez, em sua presença. Queremos aprender tudo que o Senhor tem a nos ensinar. Nosso coração está aberto e pronto para acolher os seus ensinamentos, pois sabemos que eles são muito importantes para a nossa vida. Venha, Jesus, nos ensinar todas as coisas boas que vão nos ajudar a ser discípulos do Senhor e a seguir os seus caminhos. Amém!
  • Fazer o sinal da cruz.


Relembrando:

   Como disse, no encontro anterior,  falamos sobre alguns milagres de Jesus. A mulher encurvada é endireitada; os cegos passam a ver;  a água é transformada em vinho;  o  leproso fica curado; a tempestade é acalmada; o paralítico anda; a multidão é alimentada. Tudo isso, fazia Jesus para demonstrar o seu amor pelo povo e para que todos pudessem crer na paternidade e no poder de Deus.

     O primeiro milagre de Jesus foi numa festa de casamento em Caná da  Galiléia; sua mãe Maria, percebeu que  tinha acabado o vinho da festa e pediu a Jesus que fizesse algo, Jesus mandou que os servos enchessem os potes com água e a transformou em vinho (Jo 2,1-11).

    Outro milagre muito significativo de Jesus foi quando estava pregando o Evangelho para uma multidão de cinco mil pessoas, onde ninguém tinha o que comer; Jesus pediu aos apóstolos que recolhessem o que o povo tinha. Acharam entre eles cinco pães e dois peixes. Jesus, com apenas esse alimento, saciou toda a multidão sobrando ainda doze cestos (Mt 14,13-21).

    Esse milagre vem mostrar que Jesus não se preocupava só com o espiritual do homem; mas ao mesmo tempo que pregava o Evangelho, ensinando a todo o povo, dava-lhes de comer. Isso é um exemplo para nós: devemos falar de Jesus, ms também ajudar a quem tem fome. Acolher o necessitado e viver nesta vida os mandamentos de Jesus, resumidos neste: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amo" (Jo 15,12).

     Explicar que estes são alguns dos milagres de Jesus. Jesus fez muita coisa boa e bonita, ajudando a quem precisava, mas ele sempre contou com o apoio e a ajuda de muita gente para fazer seus milagres. Hoje também Jesus conta conosco para continuar fazendo o bem e para acabar com muita coisa ruim que a gente vê por aí.

     Deus nos ama muito e por isso podemos ver os sinais do seu amor no meio de nós. Os milagres que Jesus fez são sinais deste amor de Deus. A vida é cheia de milagres: a coragem para lutar, a capacidade de perdoar, a força para vencer o egoísmo, a confiança em Deus nas horas de dificuldade ... São milagres que a gente vê acontecer todo dia. Mas o grande milagre mesmo é o amor.

2. Motivar

  • Como falei no início, vamos recordar hoje um discurso muito bonito de Jesus, conhecido como Sermão da Montanha ou Discurso das Bem-Aventuranças. Bem-Aventurança quer dizer felicidade. Nesse discurso, Jesus ensina algumas coisas importantes para a nossa felicidade.

3. História

    Certa vez, Jesus terminou sua pregação na sinagoga e foi descansar num lugar bonito que ficava perto da cidade . Era uma planície coberta de plantas e flores. E havia também uma pequena montanha, onde Jesus costumava subir para descansar um pouco e rezar sossegadamente. Nesse dia, Jesus estava cansado, pois havia trabalhado muito. Por isso, subiu a montanha, deitou-se e ficou lá cochilando.
   Enquanto isso, nas ruas da cidade, o assunto mais falado era o tal reino de Deus, que Jesus andava anunciando. Todos comentavam o assunto: "Sabe aquele Jesus, filho de José e Maria? Pois é, ele vai ser o nosso salvador! Ele disse que vai construir um reino de amor. Que tal, hein?! Muito bom! Parece que ele quer nos ensinar muitas coisas novas. Ele disse que vai curar os doentes e perdoar os pecadores ... Ainda vai trazer um tempo de paz para todos nós! Nossa! Será verdade tudo isso de uma só vez?"
   O povo estava agitado. Nunca tinha visto coisa semelhante. Essa história do reino de Deus parecia agradar a todos. O povo estava cansado de sofrer. É que naquele tempo - como hoje também - havia muita gente sofrendo. Muitos pobres passando necessidades, vivendo na miséria. Muitos doentes abandonados e esquecidos, sem cuidado nenhum. Muitas pessoas perseguidas e ameaçadas, sem chance de ter paz. E havia muita injustiça, muita violência, muita tristeza mesmo. As pessoas choravam, sem ter ninguém para consolar. E sofriam sozinhas, sem ter ninguém para ajudar. E passavam fome e frio, sem ter ninguém para socorrer. Principalmente as pessoas mais pobres e sem saúde - a vida não estava fácil para elas. Elas já haviam até perdido a esperança de ser felizes um dia. Estavam desanimadas e desiludidas.
   Mas, quando ficaram sabendo que Jesus estava prometendo um reino de amor, de repente todos acordaram, levantaram-se atentos, enxugaram as lágrimas e saíram correndo pelas ruas. E perguntaram ansiosos: "Onde? Onde está Jesus? Queremos que ele nos fale sobre esse reino de amor".
     O povo procurava Jesus por todos os lados. Era uma grande multidão. Pobres, doentes, pecadores, sofredores, cegos, surdos, mudos,  paralíticos - gente e mais gente aos montões - todos reviravam a cidade á  procura de Jesus, o Salvador.
   Foram encontrá-lo na montanha, onde Jesus dormia tranquilamente, entre o canto dos pássaros e o sussurrar do vento. Jesus, então, convidou o povo a se sentar. Todos se ajeitaram ali mesmo na relva e Jesus, de pé, começou a consolá-los e animá-los, dizendo calmamente:

   "Felizes vocês que são pobres, porque eu vou ajudá-los a construir o reino de amor. Felizes vocês que estão chorando, porque eu vou consolar vocês. Felizes são vocês que são pacientes, porque eu vou ajudá-los a vencer na vida. Felizes vocês que sonham com a justiça, porque eu vou trazer a justiça para todos. Felizes vocês que sabem perdoar, porque eu também vou perdoar vocês. Felizes vocês que têm bom coração, porque eu também vou tratar vocês com bondade. Felizes vocês que querem a paz, porque no meu reino a paz há de reinar. Felizes vocês, mesmo se agora estiverem sofrendo ou sendo perseguidos, mesmo se estiverem tristes e desanimados. Alegrem-se! Levantem a cabeça e não chorem mais, porque eu estou com vocês!"
   Enquanto Jesus falava, a multidão o olhava atentamente, para não perder nenhuma de suas palavras. Um silêncio profundo cobriu toda a montanha. Só se ouviam os corações batendo de alegria e esperança, enquanto Jesus consolava o povo aflito, com suas doces palavras.
   Quando Jesus terminou de falar, o povo suspirou aliviado e voltou para casa. Engraçado é que ninguém mais estava triste. No rosto de cada um brilhou uma certeza: Jesus estava ensinando o povo a ser feliz.
    O povo nunca mais esqueceu o que se passou naquela montanha. E aquelas palavras bonitas de Jesus ficaram conhecidas em todo o mundo como o Sermão da Montanha.


Partilha:
  • Por que o povo foi procurar Jesus na montanha? O que eles queriam?
  • Naquele tempo, havia pessoas sofrendo?
  • Como era o sofrimento das pessoas?
  • O que Jesus compreendeu, quando viu o semblante daquelas pessoas que o procuravam?
  • O que Jesus disse para as pessoas que estavam sofrendo? Vamos ver se a gente lembra?
  • O povo achou das palavras de Jesus?
  • Como o povo voltou para casa: tristes ou alegres?
  • Como é conhecido este discurso de Jesus?

Conclusão:

    O povo saiu triste de casa e foi procurar Jesus, com o coração cheio de sofrimento. Mas Jesus consolou o povo e todos voltaram satisfeitos. É assim que Jesus faz. Ele ajuda o povo a ser feliz. Quem procura Jesus sempre encontra amor, carinho e compreensão. Por isso que todos gostam muito de Jesus. E nós também gostamos,  porque Jesus nos ajuda a ser muito felizes. Tudo o que Jesus nos ensina é para nos ajudar a viver melhor.

     A vida de Jesus - seu amor, sua tolerância e carinho com todos - nos ensina um novo jeito de viver. É o jeito do Reino de Jesus.

      Vamos abrir a nossa Bíblia e vamos ver onde está esse texto que resume o jeito novo de viver que Jesus nos ensinou.


4. Leitura: Mt 5,1-12


        Perguntar quem quer fazer a leitura.

         Ao final:   -  Palavra da Salvação.
         Todos:     -  Glória a vós, Senhor!


                         (Deixar a partilha para depois do aprofundamento)


Aprofundamento:

  • Convidar a turma para entender o texto, montando um painel.
  • Explicar que são nove as bem-aventuranças, ou seja, nove atitudes que, juntas, produzem o que para Jesus é a verdadeira felicidade. Essas atitudes são um precioso resumo do jeito novo que Jesus ensinou. É uma verdadeira transformação no nosso modo de encarar a vida.
  • Fixar um painel ou colar no quadro duas faixas com os dizeres BEM-AVENTURADOS e MAL-AVENTURADOS, e explicar que bem-aventurados são os que vivem como Jesus diz no sermão. E mal-aventurado é quem vive de forma contrária.
  • Entregar à turma, ou colocar diante dela, as nove faixas com as mal-aventuranças, que são as atitudes contrárias aos ensinamentos de Jesus. São elas:
  1. Os que são apegados
  2. Os insensíveis e acomodados
  3. Os violentos
  4. Os que fogem de Deus
  5. Os que guardam rancor
  6. Os que se deixam corromper
  7. Os que destroem a paz
  8. Os que têm medo de enfrentar a verdade
  9. Os que abandonam Jesus

            Eu fiz assim:



  • Ir fixando, na primeira parte do painel, as faixas com as bem-aventuranças, explicando cada uma. Depois de cada explicação, a turma deverá descobrir qual é a mal aventurança correspondente. Fixar, então, a mal aventurança no painel, comparando as duas atitudes.
          
1. OS QUE TÊM CORAÇÃO DE POBRE:  São pessoas despojadas, que sabem conviver com todas as coisas do mundo sem se apegar a nada que não seja realmente importante e sem deixar que uma coisa de menor valor ocupe o lugar de Deus em seu coração. Se for preciso, sabe renunciar a muitas coisas para se manter unido a Deus. Sabe, enfim, conviver com tudo, mas não depende de nada disso para ser feliz.
- Mal-aventurança: OS QUE SÃO APEGADOS

2. OS AFLITOS: São pessoas que se sensibilizam quando olham em volta de si e não se conformam com o que enxergam. Sentem imensa aflição e se entristecem com a situação difícil dos outros. Por isso, choram. Choram de aflição. Choram porque querem fazer algo para melhorar o mundo, mas não sabem o que fazer.  Choram porque se sentem fracos diante diante dos desafios do mundo. Choram porque não se conformam com as injustiças da vida. Chorar aqui significa não cruzar os braços diante do mundo, não calar, não se esconder. Os que choram também são os que lutam por um mundo melhor, porque os insensíveis e acomodados nunca lutam. Podem ver o mundo desmoronar aos seus pés e nem se importam.
- Mal-aventurança: OS INSENSÍVEIS E ACOMODADOS

3. OS MANSOS: São aqueles que, mesmo chorando diante dos conflitos, mantêm a calma, a mansidão e a tranquilidade, pois sabem que a revolta não é o jeito de Deus. Os mansos conservam uma bondade que ninguém nem nada pode lhes roubar. Eles nunca agem com violência.
- Mal-aventurança: OS VIOLENTOS

4. OS QUE TÊM SEDE DE JUSTIÇA: Ter sede de justiça, nesse caso, é ter sede de Deus. Justiça, nessa bem-aventurança, significa a pessoa se ajustar a Deus para viver de acordo com ele, justamente como ele ensina. É o mesmo que buscar a santidade, o aperfeiçoamento espiritual, viver unido a Deus.
- Mal-aventurança: OS QUE FOGEM DE DEUS

5. OS MISERICORDIOSOS: São os que conservam atitude de misericórdia para com todos. Misericórdia é compreender a miséria do outro, suas fraquezas, seu jeito. E perdoar-lhe por isso. É ter um coração livre de rancor, sempre disposto a acolher, sem se deixar ofender nem magoar por ninguém.
- Mal-aventurança: OS QUE GUARDAM RANCOR

6. OS PUROS DE CORAÇÃO: São aqueles que permanecem retos, íntegros e não se  deixam corromper pelos erros do mundo. Os puros são pessoas firmes que sabem o que querem. Não praticam o mal. Não se deixam desviar do caminho do bem. Não seguem as influências maldosas e prejudiciais dos outros.
- Mal-aventurança: OS QUE SE DEIXAM CORROMPER

7. OS PACÍFICOS: São os que constroem a paz, os que lutam pela paz e com as armas da paz. Nunca usam a violência para nada. Os pacíficos destroem a violência com um gesto de paz, pois acreditam que um abraço de amizade tem mais força que um tanque de guerra.
- Mal-aventurança: OS QUE DESTROEM A PAZ

8. OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA: Aqui estamos falando da justiça social, ou seja, da justiça que precisa haver no mundo, entre as pessoas e instituições. Os perseguidos por causa da justiça são aqueles que têm coragem de discordar das injustiças, de denunciar os erros que acontecem na sociedade, de criticar os abusos sociais, econômicos, políticos, familiares, já que a injustiça pode acontecer em qualquer parte. Porque falam a verdade sem medo, são perseguidos. Mas são felizes, porque não são covardes.
- Mal-aventurança: OS QUE  TÊM MEDO DE ENFRENTAR A VERDADE

9. OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DE JESUS: São aqueles que se tornaram discípulos de Jesus e não o abandonam nem que tenham de perder a vida nessa causa. Podem ser caluniados, criticados, perseguidos, maltratados, assim como aconteceu com os profetas. Mas com Jesus, porque o amam mais que a si próprios.
- Mal-aventurança: OS QUE ABANDONAM JESUS

  • Dar uma olhada  geral no painel, para distinguir com clareza as bem-aventuranças das mal-aventuranças. Ver se todos entenderam o jeito novo que Jesus ensina.

Partilha:

  • O que vocês entenderam com essa pregação de Jesus?
  • Será  que a gente pode dizer mesmo que esse é um jeito novo e diferente de viver?
  • Será que o nosso mundo poderia ser melhor se a gente vivesse com mais carinho as bem-aventuranças?
  • Vamos lembrar quais são as nove bem-aventuranças, ou seja, os nove ensinamentos de Jesus para quem quer ser mais feliz? (conferir no painel)
  • Qual desses ensinamentos você acha mais urgente no mundo de hoje e na sua vida?  
      

5. Atividades

  • Convidar a turma para o jogo do painel comparativo.
  • Expor o painel para a atividade. Pode ser feito assim: Tomar uma folha  de cartolina e fazer nela seis pregas horizontais, de certa profundidade. Fixar as pregas com fita-crepe nas bordas do painel de modo que forme uma espécie de "bolso", onde serão encaixados os quadros  (ver o  quadro que postei acima).
  • Preparar os quadros (são 18) e encaixá-los no painel, na ordem numérica, com os números voltados para fora, formando seis fileiras horizontais de três quadros cada.  Os quadros podem ser na disposição abaixo, observando que, na frente, deve estar o número e, no verso, a bem-aventurança ou mal-aventurança:
  1. Os que são apegados.
  2. Os que fogem de Deus.
  3. Os aflitos.
  4. Os puros de coração.
  5. Os perseguidos por causa de Jesus.
  6. Os mansos
  7. Os que têm sede de justiça.
  8. Os que destroem a paz.
  9. Os que têm coração de pobre
  10. Os insensíveis e acomodados.
  11. Os pacíficos.
  12. Os que se deixam corromper.
  13. Os perseguidos por causa da justiça.
  14. Os misericordiosos.
  15. Os que têm medo de enfrentar a verdade.
  16. Os que guardam rancor.
  17. Os que abandonam Jesus.
  18. Os violentos.

  • O jogo consiste em formar pares contrários, abrindo no painel uma bem-aventurança e sua mal-aventurança correspondente.
  • Para dinamizar a brincadeira, é melhor formar duas equipes: A e B. Uma das equipes começa. Um representante indica os números e o catequista vai abrindo. Se formar o par, acerta. Se errar, volta para o lugar, é a vez, então, da outra equipe. Ao se revezarem as equipes, os pares já abertos não deverão ser fechados.
  • Para facilitar, é melhor contar pontos: cada par acertado vale 10 pontos para a equipe. No final, somam-se os pontos para ver a equipe ganhadora.

Conclusão:

     Podemos , agora, dizer que conhecemos o jeito de Jesus. Essa parte do Sermão da Montanha resume para nós o que é o Reino de Jesus. É algo que acontece quando a gente vive as bem-aventuranças. As bem-aventuranças podem ser um desafio. Mas ninguém duvida que vivê-las é infinitamente mais inteligente que se acomodar nas mal-aventuranças. Ainda que a gente não consiga pôr em prática todas essas atitudes de uma só vez, é melhor estar nesse caminho do que se acomodar para sempre. Jesus está aí revelando a nós o segredo de seu Reino. É um jeito novo de viver. E é só para pessoas que querem ser especiais. O mundo está cansado de pessoas vazias e iguais. As pessoas se tornam vulgares porque imitam o vazio dos outros. Seja você uma pessoa especial: viva bem as bem-aventuranças.

6. Oração Final e Encerramento

  •  Motivar: Há dois modos bem distintos de viver a vida: um é o modo que Jesus nos ensinou e outro é o modo acomodado de ver as coisas, próprio de quem é egoísta e só pensa em si. Quem vive como Jesus viveu torna-se uma luz para este mundo, que vive nas trevas do egoísmo e da indiferença com o outro. Mas não foi assim que Jesus nos ensinou. Jesus nos ensinou a fazer o bem e a iluminar o mundo com nossa bondade.
  • Pedir a Deus força para viver as bem-aventuranças. Cada um pode fazer uma prece, conforme o modelo: "Jesus, ajude-nos a ter um coração de pobre" ou "Jesus, ajude-nos a ter um coração manso". Depois de cada oração, repetir o refrão: "Venha nos ajudar, Senhor!"
  • Encerrar dando as mãos e rezando o Pai-Nosso.             
    






Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Livros Jesus, nosso salvador e Seguindo Jesus - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo (Ed. Paulus) 



         

   
          




   






2 comentários: