Do Livro Jesus, nosso salvador (Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo)
Convidar a turma para rezar a Via-Sacra, explicando o seguinte: Para chegar à vitória da ressurreição, Jesus passou por muitos sofrimentos. Não se chega à vitória sem dificuldades. Mas também não faz sentido a dificuldade sem a possibilidade da vitória. Essas duas realidades, para surpresa nossa, andam juntas. Via-Sacra quer dizer caminho sagrado. É uma recordação dos passos sofridos de Jesus em seu caminho de dor, que o levou à vitória da ressurreição. É costume dos cristão refletir sobre o sofrimento e a vitória de Jesus, porque isso nos dá forças para enfrentar as dificuldades da vida e nos faz lembrar que também seremos vencedores. A Via-Sacra se compõe de 15 estações. Cada estação é um momento importante da paixão de Jesus. É como se fosse um passo em sua caminhada rumo à vitória da ressurreição.
- Podemos fazer a Via-Sacra, alternando cantos e orações. Refletir sobre as estações, que muitos preferem chamar de passos, por entender que estação é de metrô ou de trem. Essa atividade pode ser feita na igreja, percorrendo os quadros.
- Depois de cada passo, ou depois de dois ou três, cantar um refrão da música escolhida. É costume, depois de anunciar cada passo, dizer a seguinte prece:
- C: Nós vos adoramos, Jesus, e vos bendizemos,
- T: Porque, pela vossa santa cruz, salvastes o mundo!
- Mostrar o quadro e comentar: Jesus foi condenado à morte, apesar de ser inocente. Quem o prendeu não ligou muito para a sua situação. Nem quis saber se ele era inocente ou não, se tinha feito o bem ou o mal. Apenas o prenderam, levaram-no a Pilatos e decidiram: deve ser condenado. Nós sabemos como foi a vida de Jesus. Sabemos que ele só fez o bem e não merecia nenhuma condenação. No entanto, foi condenado injustamente, sem direito a se defender das acusações. Ninguém o ouviu. Ninguém se preocupou com ele.
SEGUNDO PASSO: JESUS CARREGA A CRUZ
- Mostrar o quadro e comentar: Depois de condenado, colocaram enorme cruz nos ombros de Jesus, para que ele a carregasse até o calvário, até a morte. A cruz era um enorme peso nos ombros de Jesus. Mas ele não fugiu, não teve medo. Com a força que Deus lhe dava, aceitou a carregar a cruz.
TERCEIRO PASSO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
- Mostrar o quadro e comentar: Jesus caiu. Sua cruz era muito pesada. Ele estava sozinho, com todo aquele peso em suas costas, por isso caiu. Havia muitas pessoas em volta de Jesus. Mas só olhando, ou pior ainda, atrapalhando. Não é fácil carregar sozinho uma cruz. Por isso, Jesus caiu. As pessoas ficaram olhando Jesus ali no chão, esmagado pelo peso de sua cruz.
- Mostrar o quadro e comentar: No caminho para o calvário, Jesus encontra muitas pessoas. Pessoas estranhas, pessoas conhecidas. Uns olham assustados, outras se afastam, outros sentem pena. Mas, no meio daquelas pessoas, alguém muito especial aparece. É Maria, a mãe de Jesus. Que alegria para Jesus encontrar sua mãe logo ali, naquele momento de dor e solidão.
- Mostrar o quadro e comentar: Jesus acabou achando quem o ajudasse a carregar a cruz. Simão Cirineu passava por ali e foi obrigado pelos soldados a ajudar Jesus. Ainda bem que Simão aceitou o desafio, porque não há nada pior que carregar sozinho a cruz. Se até Jesus, que era filho de Deus, que era tão forte, precisou de ajuda, imagina como nós, então, vamos precisar.
SEXTO PASSO: VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
- Mostrar o quadro e comentar: Do meio da multidão que seguia Jesus, surgiu uma mulher que, com uma toalha, lhe enxugou o suor do rosto. Naquele momento de dor e de aflição, Jesus sentiu o consolo daquele pequeno gesto. Aquela mulher talvez nem imaginasse como era importante para Jesus a sua presença e o seu gesto simples. Mas, na sua simplicidade, acabou levando um grande conforto para Jesus.
- Mostrar o quadro e comentar: Jesus caiu uma segunda vez. O cansaço o derrubou. Em sua caminhada para o calvário, tudo parecia querer jogá-lo no chão. Era um peso enorme que ele levava consigo, um peso de tristeza, de abandono, de dor e sofrimento. Tudo isso junto causou-lhe uma segunda queda.
- Mostrar o quadro e comentar: Entre a multidão que seguia Jesus, estavam umas mulheres que não paravam de chorar. Jesus, vendo aquilo, sentiu compaixão e resolveu consolá-las, com palavras de carinho e de conforto. Na verdade, podemos pensar que era Jesus quem precisava de consolo. Mas, mesmo sofrendo muito, Jesus ainda tem forças para pensar nos outros, para consolar os outros. Jesus sempre consola os aflitos.
- Mostrar o quadro e comentar: Como já era de se esperar, Jesus cai novamente. É a terceira queda. O cansaço aumenta cada vez mais. O peso aumenta cada vez mais. E Jesus acaba mais uma vez no chão. A gente poderia pensar que Jesus nem fosse mais conseguir se levantar. Ele está como quem já não pode parar em pé. É impressionante a força de Jesus. A gente se assusta não porque ele tenha caído pela terceira vez, mas porque ele se levantou pela terceira vez, quando já estava tão fraco. Cair é fácil. Levantar é que é difícil.
- Mostrar o quadro e comentar: Tiraram tudo de Jesus. Tiraram sua liberdade, tiraram seus direitos, tiraram sua força, tiraram sua beleza ... Acabaram com ele. E, por fim, antes de tirarem sua vida, tiraram suas roupas. Nem as vestes lhe deixaram no corpo. Tiraram tudo e o deixaram nu e indefeso diante da multidão. Jesus, que havia sofrido tantos insultos, tantas agressões, tem de suportar mais isso, mais essa humilhação.
- Mostrar o quadro e comentar: Depois de tanto sofrer no caminho do calvário, Jesus é então pregado na cruz. De todos os sofrimentos, com certeza esse é o maior. Suas mãos e seus pés foram pregados na cruz e seu corpo foi suspenso no espaço, ficando lá pendurado. E todo mundo olhava Jesus na cruz, sem compreender o significado daquele gesto.
- Mostrar o quadro e comentar: Jesus está morto na cruz. Deu sua vida completamente. Não guardou nada para si. Perdeu todo o seu sangue, toda a sua força, toda a sua vida. Ele se consumiu inteiramente, num sacrifício sem igual. Ele havia dito em vida: "quem quiser ganhar a vida precisa perdê-la". E foi por isso que fez.
- Mostrar o quadro e comentar: Aos pés da cruz estava Maria, a mãe de Jesus. Quando tiraram Jesus da cruz, eles o colocaram, então, nos braços de Maria. Maria já havia perdido seu marido José. E agora acabava de perder seu único filho: Jesus. estava sozinho no mundo, na mais completa solidão. Jesus havia encarado a solidão também na cruz quando disse: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" Deus não havia abandonado Jesus, é claro. Mas Jesus se sentia muito só, ali erguido na cruz. Agora é Maria que sente essa incrível solidão, quando colocaram em seus braços o corpo do seu filho morto.
DÉCIMO QUARTO PASSO: JESUS É POSTO NO TÚMULO
- Mostrar o quadro e comentar: Perto do lugar no qual Jesus havia sido crucificado, havia um sepulcro cavado em uma rocha. O corpo de Jesus foi enrolado em um lençol branco e depositado nesse túmulo. Uma tristeza e um desânimo imenso tomaram conta dos corações de todos. Parecia que todo o sonho de Jesus havia chegado ao fim, sepultado naquele túmulo, juntamente com aquele corpo já sem vida. As poucas pessoas que acompanhavam aquele cortejo certamente experimentaram uma sensação de fracasso, de total fracasso.
- Mostrar o quadro e comentar: Quando todos pensavam que Jesus tinha fracassado juntamente com seus sonhos e seu Reino, eis que Jesus ressuscita. Venceu a morte e saiu glorioso do sepulcro. As mulheres que foram ao túmulo, na madrugada daquele domingo, encontraram-no vazio. No lugar do fracasso, a vitória.
Conclusão:
Jesus, com sua paixão, morte e ressurreição, nos faz pensar em nossa vida. Nós também, imitando seus passos, seguimos nosso caminho. Neste caminho, há alegrias e tristezas, sofrimento e consolo, morte e humilhação. Mas, no final, há a vitória da ressurreição. A grande mensagem de Jesus é esta: no fim do caminho, sempre nos espera a vitória final. Como a Via-Sacra termina com a ressurreição, os sofrimentos da vida terminaram com a vitória gloriosa e total.
Fonte:
- Livro Jesus, nosso salvador (Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário