Depois da acolhida, dando início ao nosso encontro, convidei as crianças para oração, lembrando que é Deus que nos reúne, e em seguida fizemos o Sinal da Cruz.
Motivação: Vamos nos colocar na presença de Deus, com muita confiança e amor. Ele nos ama e cuida de nós. Ele quer nos ajudar a ter força e paz em todos os momentos da nossa vida. Por isso, ele está sempre junto de nós nos amparando e nos mergulhando ainda mais nos seus mistérios, na sua vida nova. Cada um, com muita confiança, pode fechar os olhos, colocar a mão em seu coração e dizer para Jesus que quer ser sempre seu amigo e viver sempre na amizade com ele.
(Fizemos uma pequena pausa para a oração silenciosa).
Depois rezamos juntos; eu dirigia a oração, e a as turma repetia: “Senhor, nós somos teus amigos, teus discípulos e apóstolos. Nós queremos sempre te seguir e te conhecer cada vez mais. Ajuda-nos, Senhor, a seguir em frente na caminhada da fé sem jamais desanimar. Nós contamos com tua força extrusão amor. Amém!”
A seguir, recordamos que os Sacramentos são sete sinais especiais da graça de Deus chegar até nós; são sinais de vida ou presentes que Ele confiou à Sua Igreja. Como vimos, o autor dos Sacramentos é Jesus Cristo. Jesus quis deixar os Sacramentos em Sua Igreja, pois sabia que precisaríamos deles para vivermos melhor nossa fé, visto que comunicam a graça de Deus em cada etapa da nossa vida.
Os Sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia Crisma, Reconciliação, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio.
Os sete Sacramentos são agrupados por sua finalidade: Sacramentos de Iniciação Cristã, Sacramentos de Cura e Sacramentos de Serviço.
Os Sacramentos de Iniciação Cristã são: Batismo, Eucaristia e Crisma. Por eles, são lançados os fundamentos de toda a vida cristã.
O Batismo, Eucaristia e Crisma, são chamados Sacramentos de Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.
A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do Serviço à Comunhão, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência da sua vocação na família e na igreja.
Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados Sacramentos da Cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e fraqueza humana e nos momentos da doença.
No nosso encontro anterior nós estudamos o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã: o Batismo.
Feita essa breve recordação dos nossos encontros anteriores, convidei as crianças a comentar o ambiente arrumado para uma refeição. Perguntei como são as refeições que eles fazem em casa; se sentam à mesa, se rezam antes e depois das refeições.
Conversamos sobre o valor da refeição como lugar de encontro, de comunhão e partilha, como lugar que alimenta a vida e as família.
A seguir, disse-lhes: O tema deste encontro é a Eucaristia. O Sacramento da refeição que renova o sacrifício que Jesus fez por nós na cruz. A palavra Eucaristia quer dizer “ação de graças”. Em toda refeição somos chamados a agradecer a Deus pelo pão de cada dia que foi preparado com tanto carinho por muitas pessoas antes de chegar à nossa mesa.
Jesus escolheu o pão e o vinho como sinais sagrados de sua presença entre nós porque não podemos viver sem alimento e sem alegria, porque o pão é o alimento básico da maioria dos povos.
Fazer a Primeira Comunhão é se alimentar de Jesus para que assim como nosso corpo encontra força no pão de cada dia, nossa fé possa ser alimentada no Pão da Vida que é o próprio Jesus.
Leitura: João 6,1-7
Depois da leitura, partilhamos o que escutamos do Evangelho sobre a Eucaristia, cujo texto nos mostra como Jesus deseja que todos sejamos saciados de nossa fome de pão e de nossa fome de Deus.
Encerrando, convidei a turma para, ao redor da mesa, agradecer a Deus espontaneamente pelo pão de cada dia.
Concluindo a oração das crianças com o Pai Nosso, pedimos a bênção de Deus sobre o pão e partilhamos entre todos em clima de oração e refeição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário