...

...
...

sábado, 31 de maio de 2025

Sacramento da Crisma



Depois da acolhida, recordamos momentos da Celebração do Chamado e da Decisão, realizada ontem com a turma.

Dei um tempo para que comentassem.

Em seguida, convidei as crianças para oração.

Motivei: Jesus nos chama a segui-lo e servi-lo assumindo a nossa missão na Igreja, desempenhando a tarefa para a qual estamos habilitados. Todos nós temos dons e capacidades incríveis e podemos colaborar com a construção do reino de Deus nas tarefas de nossa comunidade. Vamos responder nosso sim a Jesus rezando juntos:

“Jesus, nós somos teus discípulos e nos alegramos com isso. Tu nos chamaste para te seguir e viver sempre na tua presença. Obrigado, Senhor. Ajuda-nos a colocar a nossa vida sempre a serviço dos irmãos para que a gente forme uma Igreja cada vez mais unida e mais forte . Amém!”

A seguir, lembramos o que já estudamos sobre os Sacramentos (o que são, quais são e como são agrupados).

Vimos que os Sacramentos de Iniciação Cristã são: Batismo, Eucaristia e Crisma. Por eles, são lançados os fundamentos de toda a vida cristã.

O Batismo, Eucaristia e Crisma, são chamados Sacramentos de Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.

Nos dois últimos encontros, falamos sobre os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Hoje refletimos sobre o Sacramento da Crisma, também chamado de Confirmação.

O Sacramento da Crisma confirma o batismo com a força do Espírito Santo, dom de Deus, simbolizada no óleo do Crisma. Por meio deste Sacramento, a Igreja confirma a pessoa crismada como testemunha de Cristo, comprometida a fazer o que Jesus fez, difundindo e defendendo a fé. Na Crisma somos ungidos pelo Espírito de Deus para vivermos com alegria e força os dons de Deus que são sua marca: Sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus.

O Batismo, geralmente é a criança que recebe. Assim sendo, são os pais e padrinhos que prometem introduzir a criança na Igreja. Já a Crisma é o sacramento da responsabilidade, pois quem o recebe (geralmente jovens) já tem consciência daquilo que quer e do seu importante papel de soldado de Cristo, comprometido com a Igreja na luta pela evangelização. “Pedro e João impuseram as mãos sobre as pessoas, para que recebessem o Espírito Santo”. At 8,17)

É claro que as crianças quiseram saber mais! Perguntaram sobre o óleo, o que é unção…


Havia um antigo costume de se ungirem as pessoas em algumas ocasiões. Quando uma pessoa recebia uma missão especial, como é o caso do profeta ou do rei, essas pessoas eram ungidas. Uma boa porção de óleo perfumado era derramada sobre a cabeça da pessoa e, desde então, ela era escolhida para uma missão especial.

A unção significava a força de Deus. Na missão que aquela pessoa estava assumindo, ela não estava sozinha. Deus estava com ela, fortalecendo-a, amparando-a para que ela pudesse desempenhar sua missão com competência. Ungir uma pessoa significava que Deus confiava nela para cumprir uma tarefa, e a comunidade de fé esperava que essa pessoa correspondesse à confiança nela depositada.
No Novo Testamento, Jesus aparece como o Ungido do Pai. Lucas até retoma Isaías para dizer que, em Jesus, esse texto ganha pleno cumprimento. Daí vem a palavra Cristo, que significa aquele que foi ungido para uma missão.
Leitura: Isaías 61,1-3
Partilha:
💠 O que significa ser ungido pelo Espírito Santo?
💠 Qual a missão do profeta?
💠No Novo Testamento reaparece esse texto. Quem se lembra onde? Que tal conferir? Lucas 4,14-22

O Evangelho narra a ação do Espírito Santo na vida de Jesus, conforme já estava prometido pelos profetas. Na passagem vemos Jesus que vai visitar seu próprio povo e ali apresenta uma missão.

Com a Crisma, o jovem é chamado a despertar e assumir sua missão na comunidade e na sociedade. É para isso que ele recebe a força e graça do Espírito Santo. A missão de Jesus e de todo batizado ungido pelo Espírito Santo é de anunciar uma nos notícia aos pobres, iluminar os caminhos dos que estão cegos e libertar quem está oprimido. Só assim ele anuncia que o “ano da graça de Deus” chegou e seu Reino está entre nós.

O “hoje” que Jesus proclama também nós somos chamados a proclamar e assumir. Hoje somos nós que devemos assumir, com a graça e o dom do Espírito Santo, a missão de tornar presente e atuante o Reino de Deus entre nós.

Então, temos o seguinte: Quando criança, a pessoa é batizada. Quando jovem, é crismada. Ao ser batizada, a criança é assumida pela família e pela comunidade de fé, como pessoa e eleita por Deus, chamada por ele para participar da vida de seu Filho. É o rito de entrada da criança na Igreja. Toda a Igreja acolhe aquela vida que chega e se compromete a amá-la. O maior sinal de amor da Igreja é, além de defender sempre a vida, transmitir a quem chega a fé em Jesus ressuscitado da qual ela é portadora. Ao ser crismada , a pessoa é ungida para assumir como Igreja seu compromisso com Cristo — o ungido do Pai. Somos ungidos (crismados) para seguir e servir o Ungido de Deus, Jesus.

Bom, hoje terminamos de ver os Sacramentos da Iniciação Cristã. Nos próximos encontros estudaremos os Sacramentos de Cura e os Sacramentos de Serviço e comunhão.

Em seguida, resolvemos as atividades do livrinho.

Encerrando o encontro, convidei-os à oração final.

Motivei: Inspirados pelo Espírito Santo, rezemos a oração que proclama sua presença e ação entre nós, pedindo a Ele que nos inspire e sejamos como Jesus.

“Ó Espírito Santo,
Amor do Pai e do Filho.
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensina-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração. Amém!"


































Nenhum comentário:

Postar um comentário