...

...
...

domingo, 10 de março de 2024

O Cuidado de Jesus com os Doentes


JESUS E OS DOENTES 

Vimos que após ser batizado e apresentado ao povo, Jesus iniciou a sua missão. Lemos no Evangelho segundo São Lucas como foi a primeira pregação que Jesus fez para o povo. Ela aconteceu numa sinagoga, que era o lugar onde o povo se reunia para estudar as Sagradas Escrituras, que nós também chamamos de Bíblia Sagrada. Essa foi a primeira pregação de Jesus, onde ele manifesta aos seus discípulos a sua missão. Anuncia a eles que sua missão não será de glória, de grandes sucessos. Convida a muitos a participar de sua missão: "Quem quiser vir comigo, esqueça-se de si mesmo e carregue sua cruz" (Cf Mt 16,24).

Jesus inicia sua missão convidando a todos a se converterem e acreditar no Reino de Deus. Sua missão não pode mais parar e para continuá-la convida algumas pessoas para ficar com Ele e trabalhar juntos, continuando sua missão. Os que Ele chamou para tornar uma comunidade eram doze. Os nomes deles eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro), Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão, André, Felipe, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes que o traiu Mc 3, 16-19).

Neste encontro o tema é o cuidado de Jesus com os doentes. Há muitos textos que falam de Jesus e os doentes, pois esta era uma de suas ações mais importantes. Vamos ler agora um desses textos:

Mc 1,29-34

Desde o início de sua missão, Jesus se mostrou muito sensível à doença. Depois que saiu da sinagoga, que era a casa de oração de seu povo, ele foi para a casa de Simão Pedro e soube que a sogra dele estava com febre.

Por causa da febre ela não podia se levantar, não podia acolher bem as pessoas, não podia cuidar da casa. Além disso, com febre a pessoa fica desanimada e abatida. Para os antigos, a febre não era explicada e era uma coisa que não vinha de Deus.

Jesus sabendo da situação desta senhora, vai aonde ela está, pega na mão dela e a ajuda a se levantar. Ela logo que é curada se coloca a serviço e acolhe as visitas com alegria.

A partir daí outras pessoas sabem que Jesus curou e se colocaram na frente da casa pedindo que ele as tocasse para que ficasse curadas.

Como é o cuidado dos doentes hoje? Já visitaram algum doente? E quando ficamos doentes, gostamos de receber uma visita?

Deixei que falassem e depois de ouvi-las, convidei-as para resolver as atividades.

Encerrando, disse-lhes: A oração de quem tem fé é uma oração que tem grande valor sobre o mal. Em nosso encontro de hoje vamos rezar por todos os doentes. Podemos lembrar os nomes dos doentes que conhecemos em voz alta (dar tempo). Rezemos também por todas as pessoas que sofrem por causa das doenças mentais, por causa da bebida, das drogas e que pedem o dom da cura.

Oração: "Senhor Jesus, tudo tomaste pela mão a sogra de Simão Pedro e tantos doentes, toca hoje também os que estão sofrendo. Estende a tua mão carinhosa aos que estão doentes, sofrendo por causa das dores e incertezas. Alivia as dores que eles estão sentindo e dá-lhes a paz e a calma. Que nunca lhes falte a esperança da cura e o cuidado dos irmãos. Tu que expulsaste o mal da vida das pessoas, cura nossas famílias dos males que a destroem hoje: as brigas, as bebidas, a violência, o medo, o desemprego, a fome, e dá-nos a tua paz. Tu que és nossa vida e saúde, cuida de nós com o teu amor. Amém!"











]











]











Nenhum comentário:

Postar um comentário