...

...
...

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Sacramento da Crisma, também chamado de Confirmação

Hoje refletimos sobre o Sacramento da Crisma, também chamado de Confirmação. O Sacramento da Crisma é um dos três sacramentos da Iniciação Cristã.
Na Bíblia vemos que havia um antigo costume de se ungirem as pessoas em algumas ocasiões. Quando uma pessoa recebia uma missão especial, como é o caso do profeta e do rei, essas pessoas eram ungidas. Uma boa porção de óleo perfumado era derramado sobre a cabeça da pessoa e, desde então, ela era considerada escolhida para uma missão especial.
A unção significava a força de Deus. Na missão que aquela pessoa estava assumindo, ela não estava sozinha. Deus estava com ela, fortalecendo-a, amparando-a para que ela pudesse desempenhar sua missão com competência. Ungir uma pessoa significava que Deus confiava nela para cumprir uma tarefa, e a comunidade de fé esperava que esta pessoa correspondesse à confiança nela depositada.
No Novo Testamento, Jesus aparce como o Ungido do Pai. Lucas até retoma Isaías para dizer que, em Jesus, esse texto ganha pleno cumprimento. Daí vem a palavra Cristo, que significa aquele que foi ungido para uma missão (cf Lc 4,18-19).
Convidei as crianças para a leitura do texto bíblico: Is 61,1-3
Partilha: 
  • O que significa ser ungido pelo Espírito Santo?
  • Qual a missão do profeta?
  • No Novo Testamento reaparece esse texto. Quem se lembra onde? Que tal conferir?  (Lc 4,14-22)
A palavra "Crisma" vem de unção. O Sacramento da Crisma também tem esse sentido. A pessoa é ungida com óleo, ou seja, é crismada, em um ritual que lembra que ela, como batizada, tem a mesma missão de Jesus.
O Evangelho narra a ação do Espírito Santo na vida de Jesus, conforme já estava prometido pelos profetas. Na passagem vemos Jesus que vai visitar seu próprio povo e ali apresenta sua missão. A missão de Jesus e d todo batizado ungido pelo Espírito Santo é de anunciar uma Boa Notícia aos pobres, iluminar os caminhos dos que estão cegos e libertar quem está oprimido. Só assim ele anuncia que o "ano da graça de Deus" chegou e seu Reino está entre nós.
A palavra "Crisma" vem de unção. O Sacramento da Crisma também tem esse sentido. A pessoa é ungida com óleo, ou seja, é crismada, em um ritual que lembra que ela, como batizada, tem a mesma missão de Jesus.
O Sacramento da Crisma confirma o Batismo com a força do Espírito Santo, dom de Deus, simbolizada no óleo do crisma. Por meio deste sacramento, a Igreja confirma a pessoa crismada como testemunha de Cristo, comprometida a fazer o que Jesus fez, difundindo e defendendo a fé. 
O "hoje" que Jesus proclama também nós somos chamados a proclamar e assumir. Hoje nós somos que devemos assumir, com a graça e o dom do Espírito Santo, a missão de tornar presente e atuante o Reino de Deus entre nós.
Na Crisma somos ungidos pelo Espírito de Deus para vivermos com alegria e força os dons de Deus que são sua marca: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Ciência, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.
  1. Sabedoria - A sabedoria é aquilo que faz o Espírito Santo em nós a fim de que nós vejamos todas as coisas com os olhos de Deus.
  2. Entendimento (Inteligência) - É uma graça que só o Espírito Santo pode infundir  e que suscita no cristão a capacidade de ir além do aspecto externo da realidade e perscrutar as profundezas do pensamento de Deus  do seu plano de salvação.
  3. Conselho - É o dom com que o Espírito Santo toma a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho.
  4. Fortaleza - Com o dom da fortaleza em vez disso, o Espírito Santo liberta o terreno do nosso coração, liberta-o do torpor, das incertezas e de todos os nossos medos que possam impedi-lo, de modo que a Palavra do Senhor seja colocada em prática, de modo autêntico e alegre.
  5. Ciência - É um dom especial, que nos leva a entender, através da criação, a grandeza e o amor de Deus e a sua relação profunda com cada criatura. Quando os nossos olhos são iluminados pelo Espírito, abrem-se à contemplação de Deus, na beleza da natureza e na grandiosidade do cosmo, e nos levam a descobrir como cada coisa nos fala Dele e do seu amor.
  6. Piedade - É sinônimo de autêntico espírito religioso, de intimidade filial com Deus, daquela capacidade de rezar a Ele com amor e simplicidade que é própria das pessoas humildes de coração.
  7. Temor de Deus - É o dom do Espírito Santo que nos recorda quanto somos pequenos diante de Deus e do seu amor e que o nosso bem está em nos abandonarmos com humildade e confiança em suas mãos. Este é o temor de Deus, o abandono na bondade do nosso Pai que nos quer tão bem.
Concluindo: A Igreja quando realiza o Sacramento da Crisma, exprime sua fé, pois continua dizendo ao mundo que seguir e servir a Jesus vale a pena. Ela fortalece a sua fé em Jesus, o Ungido do Pai e se une ainda mais a ele confirmando sua própria missão. Por essa ação litúrgica, ela presta culto a Deus, a quem serve, e convida os crismados a fazer o mesmo. O jovem crismado, ao entrar nessa fase bonita da vida, como a Igreja da qual faz parte também expressa sua fé e louva a Deus por estar amadurecendo. Com isso, ele é fortalecido  e santificado pelo Espírito em comunhão com toda a Igreja.

Para encerrar, convidei as crianças para a oração final: "Inspirados pelo Espírito Santo, rezemos a oração que proclama sua presença e ação entre nós, pedindo a Ele que nos inspire e sejamos como Jesus:

Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar, 
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer,
para procurar Vossa glória,
o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo do Espírito Santo,
ensina-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.
Amém!

Depois, de mãos dadas, rezamos o Pai-Nosso.

Encerramos com o abraço da paz.

Roteiro completo desse encontro na página
https://mgathe.blogspot.com/2016/08/sacramento-da-crisma.html
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário