...

...
...

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Jesus anuncia o Reino de Deus

Nos evangelhos, muitas vezes encontramos referência ao Reino de Deus. O que seria esse Reino de Deus?
Em nossos encontros anteriores aprendemos sobre a esperança do povo de Deus. Vimos lá no Antigo Testamento que os povos esperavam um reino de seus sonhos, e aí vem Jesus...
A vida de Jesus - seu amor, sua tolerância e carinho com todos - nos ensina um novo jeito de viver. É o jeito do Reino de Jesus. Qual é o reino que ele apresenta? Vamos ver...
O centro da mensagem de Jesus é o anúncio do Reino de Deus. Com ele inicia-se um novo tempo: "Completou-se o tempo, o Reino de Deus está próximo" (Mc 1,15). Com essas palavras Jesus nos fala que existem dois reinos: o Reino deste mundo e o Reino de Deus. O Reino é o próprio Filho de Deus, que assumiu a condição da natureza humana e inaugurou uma nova maneira de nos relacionarmos como filhos do mesmo Pai, isto é, como irmãos, além de estabelecer a fraternidade universal - "Amai-vos uns aos outros". Foi solidário com os mais fracos, viveu a partilha e foi servidor de todos.
Conhecemos um pouco sobre a missão de Jesus: o que ele fez, o que ele ensinou, o reino que ele inaugurou. Vimos que esse Reino de Jesus acontece quando nós o deixamos guiar a nossa vida. Nós acolhemos Jesus, ele passa a ser o nosso rei e toda a nossa vida vai ganhando novo sentido.
O Reino de Deus se realiza na medida em que aceitamos a proposta de Jesus. Para isso é necessário conhecer o seu programa de vida: anunciar a Boa Nova a todos os povos; proclamar a libertação; conceder aos cegos a recuperação da vista; libertar os oprimidos; anunciar um ano de graça do Senhor.
Viver a novidade do Reino é vivenciar as bem-aventuranças, seguir os ensinamentos de Jesus e ser capaz de revelar a mentira do mundo com suas armadilhas de felicidade consumista, fama, poder e riqueza. O Reino se faz presente naqueles que resistem contra a tirania e a injustiça.
Ser cidadão do Reino é encontrar uma nova forma de viver de acordo com o Evangelho, sem apegar-se aos bens deste mundo. Significa buscar as fontes da verdadeira alegria no amor-doação, no gesto de entrega ao outro. Por isso, Jesus disse: "Tive fome, estive doente, com sede e nu e você cuidou de mim" (Mt 25,35).
Jesus não fala diretamente o que é o Reino de Deus, mas compara este Reino com algumas coisas muito comuns aos homens de seu tempo: a semente de mostarda que é muito pequena, mas se transforma em árvore; o fermento que é pouquinho, mas faz a massa crescer; o joio e o trigo que crescem juntos; a pedra preciosa e o campo onde se esconde um tesouro de muito valor.
Vimos hoje que o Reino de Deus é boa notícia (Lc 4,43), que é fermento na massa (Mt 13,33). Conhecemos também a parábola da pérola preciosa (Mt 13,45): Disse Jesus: "O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".
E agora que as crianças já estavam sabendo sobre o Reino dos Céus e o que é preciso para encontrá-lo, propus à turma a busca da "pérola preciosa", iniciando uma caça ao tesouro para que encontrassem a pérola (dinâmica "Em busca do Reino dos Céus").
Encontrada a pérola, disse-lhes: Na parábola contada por Jesus, o Reino de Deus é comparado a essa pérola de grande valor. Jesus, de forma muito sábia, pregava suas boas novas a partir de objetos e situações do cotidiano das pessoas. Na época de seus ensinos, a pérola era muito valiosa, então, compará-la com o reino de Deus certificava a importância desse reino. Jesus veio trazer um reino espiritual. E, sutilmente, ensinou sobre renúncia com essa parábola. Ou seja, as pessoas (negociantes) procuram, entre tantas coisas, algo de valor (pérolas preciosas) para preencher seus corações. Entretanto, quando encontram-se com Jesus, com seus ensinamentos e os entendem (a pérola de grande valor), sentem-se tão realizadas que renunciam suas vontades para cumprir a vontade de Deus e seguir os passos de Jesus.
Convidei as crianças para refletirmos sobre a seguinte questão: Estamos empenhados em assumir nossa missão e transformar as realidades que destroem o ser humano e contrariam o Reino que Jesus veio anunciar?
Encerramos o nosso encontro rezando, de mãos dadas, a oração do Pai-Nosso, pedindo a Deus para ajudar-nos a cooperar com um mundo novo.
"Venha a nós o Vosso Reino..."
Roteiro completo na página https://mgathe.blogspot.com/2016/04/jesus-e-o-reino.html
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário