Mais um ano... Estamos de férias na Catequese! Muitos são contra pararmos nesse período... Mas penso ser mesmo necessária essa pausa para descansarmos. Todo bom catequista, embora tenha só um encontro de sete em sete dias com os catequizandos, toda a sua semana é dedicada à Catequese. Somos catequistas em tempo integral! Costumo dizer que já saio de um encontro pensando no próximo! Temos que pesquisar, estudar, preparar, pensar no ambiente...
Não sei se acontece só comigo, mas quando chega o mês de dezembro, estou exausta e muitas vezes achando que já é momento de parar... São muitas atividades fora da rotina, muitos obstáculos, muitas alegrias mas também muitas frustrações, e isso faz com que bata o desânimo. Mas, após alguns dias longe da Catequese, vem a saudade e o desejo de voltar logo.
No final do ano muitas pessoas costumam fazer as suas listinhas de metas para o novo ano. Eu não elaborei nenhuma lista para 2018, mas, refletindo sobre a minha caminhada, na importância do compromisso que assumimos ao dizer sim ao chamado de Jesus, pensei se alguma coisa precisa ser mudada para que seja feita plenamente a vontade de Deus em minha vida... Será que tenho reclamado demais? Será que tenho confiado de menos? As pessoas, ao se aproximarem de mim, sentem o cheiro de Deus, da sua Palavra, da sua verdade?
Nesse ano que se inicia, quero estar atenta para que tipo de perfume tenho exalado ao meu redor. O apóstolo Paulo diz que somos o aroma de Cristo, somos o bom cheiro de Cristo, somos o perfume de Cristo (2Cor 2,15-16). Isto significa que somos mensageiros da Palavra de Deus, que nossa missão é espalhar Sua mensagem como uma fragrância, buscar aqueles que têm desejo de vida, uma vida nova em Cristo!
Quero exalar o perfume de Cristo por onde passar. O perfume do amor de Jesus. Que as pessoas sintam esse aroma suave! Que as pessoas vejam Jesus em mim e notem que tem algo diferente a cada sorriso meu. Que dos meus lábios só saiam palavras que edifiquem. Que eu leve a paz, a alegria por onde for. "Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." Madre Teresa de Calcutá
Que eu não resmungue, que eu não reclame! Que eu sempre me lembre que apesar das lutas e problemas que passamos, nunca estamos sozinhos; que o Senhor sempre nos faz triunfar, nos faz vencedores, nos faz ir muito além!
Que Deus nos capacite a viver de maneira que O agrade!
Abaixo, uma linda mensagem do Catequista Alberto Meneguzzi:
Amigos catequistas de todo o Brasil e exterior, bom início de 2018.
Que o medo, não nos impeça de lutar. Que o desleixo de muitos jovens e a má vontade com a catequese de muitas crianças, não nos amedronte. Que a ausência dos pais, não nos faça desistir. Que o temor de que as coisas não deem certo não se apodere da nossa missão. Que saibamos entender, de uma vez por todas, que o tempo que nos falta, é o que Deus mais valoriza. Deus não quer o que sobra, Deus pede tudo. Que a gente não fique arranjando desculpas, mas que encontre alternativas. Que saibamos diferenciar a missão do voluntariado.
Quem se aventura na missão de evangelizar, deve saber que a caminhada não será um mar de rosas. Espinhos existem. Dificuldades existem. E, em alguns momentos, poderemos nos sentir sozinhos e sem forças. Mas quem comanda, e que é muito maior do que nós, saberá nos acolher e reerguer nos momentos de queda.
Talvez seja dizer o óbvio, mais uma vez, mas é importante reforçar: o Pai que está no céu não escolhe qualquer um para ser catequista. Se você não se acha em condições, se vai ficar dizendo que lhe falta tempo, que tem vários compromissos, que precisa pensar na família, nos filhos, na vida profissional, nem entre nessa. Antes, porém, saiba que milhares de outros catequistas têm as mesmas dificuldades, e, mesmo assim, dão um jeito, continuam na missão, arranjam tempo, evangelizam.
Não resmungue.
Não justifique.
Não arranje desculpas para não fazer.
Não entre nesta missão já pensando em sair. Não é hora te ter medo. O que Deus nos pede, é que tenhamos coragem.
Alberto Meneguzzi
Jornalista e Catequista
Nenhum comentário:
Postar um comentário