...

...
...

domingo, 10 de setembro de 2017

Contando a História de Nossa Senhora Aparecida para as Crianças da Catequese


Iniciamos o nosso encontro ouvindo a música "Maria, Lua da Minha Vida", do CD Família dos Anjos.  

Terminada a música, falei sobre o feriado de Sete de Setembro, ocasião em que muitos fieis fazem romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do Brasil. Quis saber das crianças quem já tido participado de uma romaria até Aparecida do Norte.

Convidei as crianças para, juntos, prepararmos o ambiente. Colocamos no chão a Bandeira Nacional, e sobre ela o um terço bem grande e uma rosa.




Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil.

Perguntei-lhes: Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a mesma Nossa Senhora, mãe de Jesus? Imaculada Conceição... Quem é essa linda Senhora?  

Isso mesmo! É Maria! Foi ela quem Deus escolheu para ser Mãe de Seu Filho, Jesus! 

Será que existem muitas Nossas Senhoras? 

Na verdade, Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e nossa, é uma só. E por que uma única Mãe com tantos nomes? Nomes como: Aparecida, Fátima, Lourdes, Guadalupe e outros foram dados a Nossa Senhora porque se referem à cidade na qual ela apareceu ou à missão que Deus lhe confiou na Terra. 

Já conversamos sobre a origem de alguns títulos que nós católicos, carinhosamente, denominamos nossa Mãezinha do Céu. Hoje vamos conhecer um pouco sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do nosso país.

Mas antes, vamos rezar. Estamos na Semana da Pátria... Vamos dirigir nossa oração a Deus pedindo a paz para o Brasil. Peçamos a Virgem Maria Aparecida, Padroeira do Brasil, neste ano em que estamos celebrando os 300 anos de seu encontro no Rio Paraíba do Sul, para que interceda por nós junto a Jesus.

Rezamos um Pai Nosso, dez Ave-Marias e uma Salve Rainha. (A rosa que estava sobre a Bandeira foi passada de mão em mão, a cada Ave-Maria e, no final, recolocada sobre a Bandeira).

Depois passei a contar a história, utilizando uma dinâmica que retirei do Blog "Catequizando Com Amor".



Para contar a história de Nossa Senhora Aparecida para as crianças, utilizamos alguns objetos  que se assemelham aos objetos presentes nos acontecimentos:



(Retirar de uma caixa um pano azul que representa um rio) 
Há muito tempo, antes de vocês terem nascido, havia uma cidadezinha que ficava perto de um rio muito limpo e cheio de peixes que se chamava Guaratinguetá. Iria passar pela cidade  uma visita muito importante: o Conde de Assumar. Por isso, três pescadores receberam uma encomenda... Teriam que pescar um peixe para esta visita, e se não pescassem seriam presos. Mas naquele rio não estava dando peixe e agora, o que eles iriam fazer?


Num dia ensolarado e bonito, os três pescadores foram pescar. Pegaram seu barco (retirar da caixa um barquinho de papel) e lá foram para o meio do rio Paraiba. Mas não havia peixes! Tristes e já cansados, tentaram pela última vez (mostrar uma “rede”- que pode ser feita com rede de ovo - que simbolize a dos pescadores). Quando retiraram a rede, havia nela a imagem do corpo de Nossa Senhora. Mas eles não deram muita atenção. Foi aí que uma coisa impressionante aconteceu: quando jogaram a rede mais uma vez, a cabeça do corpo que tinham pegado antes foi ‘pescada’! (mostrar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida dentro da rede)


E neste momento, um monte de peixes começou a aparecer ao redor do barco e saltar por todos os lados (colocar um monte de peixinhos de papel no pano azul e no barquinho, com N. Senhora Aparecida no meio do barquinho)


Foi então que eles perceberam que a imagem era de Nossa Senhora e passaram a respeitá-la e amá-la. Um dos três pescadores, o Felipe Pedroso, levou a imagem para sua casa (mostrar uma casinha), e lá várias pessoas passaram a rezar e fazer novenas em homenagem à Nossa Senhora, que recebeu o título de Nossa Senhora  Aparecida - por ter aparecido no rio. Durante todo esse tempo, por sua intercessão a Jesus,  foram realizados muitos milagres. Deixa eu contar alguns pra vocês...


Teve uma noite (mostrar um desenho de lua e estrelas - a minha fotógrafa não me avisou que a lua estava de cabeça pra baixo. haha), que devo contar a todos que não tinha nem um pouquinho de vento, duas velas que iluminavam a Santa se apagaram de repente (mostrar uma vela acesa e apagá-la neste momento). Todos ficaram espantados e uma das pessoas que estavam naquele momento rezando pela Santa tentou acender as velas novamente. Mas antes que ela pudesse acendê-la, as velas se acenderam sozinhas! Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.


Tem também a história do escravo Zacarias (mostrar um desenho de um escravo algemado). Zacarias era devoto de Nossa Senhora e uma vez, quando passava em frente à igreja que tinham construído para a Santa, preso por grossas correntes (mostra uma algema ou uma corrente), pediu ao seu feitor que deixasse ele rezar à Nossa Senhora Aparecida. O feitor deixou e Zacarias se ajoelhou e começou a rezar. As correntes, que prendiam Zacarias, milagrosamente, se arrebentaram e libertaram Zacarias (se mostrar as algemas, abra-as para simbolizar a liberdade do escravo; se mostrar as correntes deixe-as caírem no chão para fazer barulho, simbolizando a liberdade).


Tem também a história de uma bela e adorável menina que havia nascido cega. E um dia, quando ela e sua mãe passeavam às margens do rio onde Nossa Senhora foi encontrada, a menina vira para sua mãe e diz: “Mamãe, como é linda essa igreja!” (no momento em que contar que a menina era cega peça às crianças que fechem os olhos e quando contar que a Santa curou a menina coloque uma imagem bem bonita da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e peça que todos abram os olhos para ver algo parecido com que a menina viu naquele dia).

No começo, a imagem de Nossa Senhora ficava na casa de Felipe Pedroso, mas o número de pessoas que iam até lá para visitarem a Santa era tão grande, que foi preciso fazer uma Igreja tão linda como essa!


Vamos rezar então uma Ave Maria para agradecer o grande amor que Nossa Senhora tem por todos nós? (terminar com uma oração).

(Esta história foi retirada do blog da RCC Uberlândia e foi realizada na catequese em outubro em virtude da festa da Padroeira do Brasil)






MAIS ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário