...

...
...

terça-feira, 22 de setembro de 2015

O Batismo de Jesus


Gente, minha turminha hoje estava com "a corda toda!" Estava "quente" como o dia de hoje... rsrs Foi difícil controlar! Mas todos estavam muito felizes, e é isso o que importa!

Antes de iniciarmos a oração, disse-lhes: Agora é o momento de conversar com Deus. Vamos começar o nosso encontro pedindo a Deus que nos ajude a ser sempre um povo vencedor (nos últimos encontros falamos sobre a Libertação do Povo da Escravidão no Egito). Que a gente saiba viver sempre em união com Deus, por isso nos dá força e nos anima. De mãos dadas, rezamos: Senhor Deus, nós somos o teu povo. E pedimos que o Senhor sempre nos proteja e nos acompanhe. Nas horas difíceis, que o Senhor nos socorra. Nas horas alegres, que o Senhor nos ilumine. E assim nós seremos um povo vencedor. Amém!

Na semana passada, fizemos a dinâmica da "Mariazinha", uma menina que, por ter se afastado de Deus, acabou "morrendo". Hoje, após a oração, iniciei o encontro explicando para as crianças quais são os três tipos de morte que a Bíblia fala, e o significado de cada uma. Depois distribui para eles tirinhas de papel com situações de "morte" e situações de "vida". Cada um falou sobre o que havia tirado, o que entendia sobre aqueles sentimentos e atitudes, e depois colocava o que é bom aos pés de Jesus, em frente à palavra VIDA, e o que não é bom para nós, ia para o LIXEIRA. Acho que foi nesse momento que ficaram bem agitados... rsrs Perguntei no final e vi que todos entenderam a diferença entre morte física, morte espiritual e morte eterna.

A seguir, relembrando os encontros anteriores, vimos que apesar de todos os erros, de toda desobediência, Deus não desistiu da humanidade, tanto que durante muito tempo Ele preparou o seu povo para a vinda do Messias. 

Antes de começar a sua missão, alguém foi enviado para preparar o povo para receber o Salvador. Essa pessoa foi João Batista, primo de Jesus e filho de Isabel e Zacarias. 

A transição entre a Antiga e a Nova Aliança acontece com o Batismo de João. Todos os seres humanos são chamados por João ao arrependimento, à conversão, à mudança de vida e desta forma ele realizava a sua missão de preparar a vinda do Cordeiro de Deus, que tiraria o pecado do mundo.

A boa notícia que fala a respeito de Jesus Cristo, Filho de Deus, começou a ser dada com o profeta Isaías. Ele escreveu o seguinte: "Deus disse: Eu enviarei o meu mensageiro adiante de você para preparar o seu caminho." E o profeta escreveu também: "Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para Ele!" E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando e batizando o povo no Rio Jordão.

"Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no Rio Jordão. Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu filho muito amado; em ti está o meu agrado." (Mc 1,9-11)

Jesus pede o batismo a João Batista. Pouco antes, João anunciou e testemunhou: "Virá um que é maior do que eu e não digno de desatar-lhe as sandálias. Eu batizo na água, ele vos batizará no Espírito Santo (cf. Jo 1,26-34). João lhe dá um nome: Jesus de Nazaré. 

Jesus é alguém que entra na História e tem uma missão especial: Ele é o Enviado, Ele é o Messias, Ele é o Prometido. O povo foi preparado para a vinda do Salvador. Jesus veio para cumprir o Antigo Testamento.

Por que Deus, o Pai de Jesus, o chama de "Filho muito amado?"

O Pai ama Jesus, seu Filho. Jesus também ama a Deus, seu Pai. Assim como Jesus, nós também somos muito amados por Deus. Aquela frase bonita que Deus disse no dia do batismo de Jesus vale para nós também. Nós somos os seus filhos amados em quem ele põe todo o seu carinho e seu afeto.

Encerrando, convidei a turma para, de mãos erguidas, agradecer a Deus o amor que Ele tem por cada um de nós: "Ó Deus de amor, nós estamos felizes porque sabemos que o Senhor nos ama e nos quer bem. Nós somos seus filhos queridos e queremos viver sempre unidos a Jesus. Amém!"  
Depois, de mãos dadas, rezamos a oração que Jesus nos ensinou.

Obrigada, Senhor, por mais essa manhã abençoada! 




ATIVIDADES


(Frente)

(Verso)



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO 













































Nenhum comentário:

Postar um comentário