...

...
...

domingo, 2 de novembro de 2014

Aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças como águias.

Aqueles que confiam no Senhor renovarão suas forças, receberão asas 
como águias, voarão e correrão sem cansar. (Isaías 40, 31)
"Sei, que os que confiam no Senhor revigoram suas forças, suas forças se renovam. Posso até cair ou vacilar, mas consigo levantar pois recebo d'Ele asas. E como águia me preparo pra voar." (Celina Borges)
Linda essa canção! Quantas vezes nos sentimos assim, abatidos sem forças para voar? E nesses momentos, quando nos sentimos fracos, cansados, desanimados é que podemos ver o poder de Deus agindo em nós. Enquanto estivermos nos sentindo "fortes", autossuficientes, fazendo tudo à nossa maneira, Deus não poderá agir, pois Ele não invade a nossa vida. Mas, no momento em que nos sentirmos sem vigor, se nos rendermos e pedirmos a Deus para que Ele nos fortaleça, então o seu poder se manifestará nos dando forças para prosseguir.  "Porque quando estou fraco então sou forte" (2Cor 2,10).

"Posso até cair ou vacilar, mas consigo levantar,  pois recebo d'Ele asas, e como águia me preparo para voar..."  Na nossa fraqueza precisamos, a exemplo das águias, buscar uma renovação, reconhecer que somos pequenos e que precisamos de ajuda para continuar o nosso voo. 

Vamos ver o que acontece com a águia quando ela se auto-avalia e sai em busca de uma renovação.
“A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito, estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer… ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um lugar de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, “renascida”, sai para o famoso voo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos.”
Algo muito interessante que descobri também, é que quando a águia sente que o vento está muito forte, ela dobra os joelhos e não tenta lutar contra o vento, ela deixa o vento lhe levar, pois assim ela voa melhor. Isso não quer dizer que devemos cruzar os braços "deixando a vida nos levar", mas sim, buscar a Deus, deixar que o Senhor nos guie e, em alguns momentos, deixar que Ele nos carregue no colo. Tomando como lição a águia, diante de uma tempestade, de uma tribulação, nos coloquemos de joelhos e abaixemos a cabeça; estar de joelhos é a maior demonstração de humildade. Ser humilde é reconhecer que somos pequenos e que precisamos de ajuda.

O texto abaixo é do nosso querido irmão Márcio Mendes, da Comunidade Canção Nova, que falou hoje ao meu coração tudo aquilo que precisava ouvir.


É no Senhor que renovamos as nossas forças.



Quero começar a reflexão de hoje fazendo uma comparação. Segundo a Palavra de hoje, aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças como águias, porque, quando este pássaro vai chegando aos 40 anos, precisa trocar suas penas, suas garras e seu bico, pois, se ele não se renovar, morre.

Então, a águia procura lugares altos para se refugiar de todos, assim como Jesus quando subia para rezar no monte. Lá, ela começa a bater o bico contra a pedra, até este se desprender. Depois, quando nasce um novo bico, a águia começa a bicar a própria unha até arranhá-la, a fim de que nasçam outras unhas. Também esse pássaro começa a arrancar uma a uma de suas penas, para que outras novas nasçam. Assim, ela ganha mais dezenas de anos de vida, tudo porque se renovou.

A Palavra de Deus está querendo nos dizer que aqueles que confiam no Senhor, mesmo que sintam que o seu tempo acabou, pois estão sem forças e desgastados, que não vão atingir seus objetivos, ao se colocarem na presença do Pai e buscar refúgio em luares altos, eles se renovarão.

É em Deus que nós encontramos a nossa renovação. Sem Ele envelhecemos e morremos mais cedo. Então, vejamos o que diz a Palavra: “Jacó, por que você anda falando, e você, Israel, por que anda dizendo: ‘O Senhor desconhece o meu caminho e o meu Deus ignora a minha causa’?” No lugar de Jacó e de Israel, você pode colocar seu nome, pois "Jacó" significa "aquele que crê", e Israel é todo aquele a quem o Altíssimo dirigiu Suas promessas.

Quando você confia em Deus, a sua fé o torna filho do Senhor. Então, você começa a entender que o Pai já o está abençoando e curando o seu coração. É esse mesmo Senhor que lhe pergunta: “Por que você reclama que Deus não vê seus direitos nem seu sofrimento? Acaso não ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, foi Ele quem criou os confins do mundo?”

Deus não corre e não faz nada às pressas ou fora do tempo. Ele também não se cansa e não é estúpido para colocar, neste mundo, uma ordem e, depois, desistir. O Senhor é aquele que dá ânimo ao cansado e recupera as forças do enfraquecido.

Se você está fraco ou desanimado, só há uma maneira de se fortalecer, independente de idade, saúde ou capacidade: recorrendo a Deus e unindo-se a Ele, porque até os jovens podem se cansar, e mesmo os guerreiros mais valentes podem tropeçar, mas aquele que está unido ao Senhor não vacilará.

A nossa esperança precisa ser posta em Deus, pois ela descansa e renova nossas forças. A esperança posta nas pessoas cansa, pois sabemos que, a qualquer momento, podemos nos frustrar. É confiando no Senhor que renovamos nossas forças, que recebemos asas para voar sobre os problemas que nos cercam. É confiando n’Ele que podemos correr sem cansar.

Quando confiamos em Deus, ninguém pode nos deter. É claro que seguiremos em qualquer direção, mas caminharemos para o bem e aprenderemos a vencer a voz da tentação.

Os que esperam no Senhor são aqueles que aprenderam a ouvir a voz do coração, onde fala o Espírito Santo, e ali e se tornaram fortes. Mas não basta ouvi-Lo, é preciso colocar em prática, dar fé àquilo que Deus revelou ao seu coração e revestir-se com essa inspiração.

Meu irmão amado, confie no que Deus coloca no seu coração, não contrarie as inspirações d’Ele, porque um coração inspirado pelo Senhor vê o que mais importa e é um conselheiro infalível.

Vamos pedir a Deus essa força que nos descansa; peçamos a companhia d’Ele para vencermos, dia após dia, as tentações que nos rodeiam.

Uma pessoa atenta, que tem fé, é forte, corajosa e cheia de amor, é um verdadeiro milagre de Deus e é também presença d’Ele por onde vai. Por isso, bendito seja o Senhor que nos dá essa Palavra, dizendo que nós podemos renovar n’Ele as nossas forças.

Se até agora a tentação estava no seu coração, questionando onde está seu Deus e seus direitos; agora, o Espírito Santo está lhe pedindo calma, porque quem está com você é o Senhor que criou o universo. Ele não corre, faz tudo a Seu tempo, e também não cansa, mas dá ânimo para sua vida. Bendito seja o nome de Deus por essa Palavra que nos enche o coração! Com Deus podemos muito mais, é n’Ele que colocamos nossa esperança.

"Nós confiamos em Vós, Senhor, de todo o coração. Bendito seja Teu nome, agora e para sempre."






Nenhum comentário:

Postar um comentário