...

...
...

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Sacramento da Ordem


Iniciamos o nosso encontro lembrando que estamos no mês dedicado às vocações. Levei para a sala uma imagem do Padre Pio de Pietrelcina e falei um pouco para as crianças sobre a vida desse santo: uma vida de santidade e dons extraordinários.

Contei-lhes que Padre Pio tinha uma devoção muito especial, delicada e respeitosa pelo anjo da guarda. Seu pequeno companheiro de infância, o bom anjinho sempre o ajudou. Foi amigo obediente, fiel, pontual, que, como grande mestre de santidade, exerceu sobre ele um estímulo continuo a progredir no exercício de todas as virtudes.

Então, convidei as crianças para rezar a Oração do Santo Anjo.

Terminada a oração, perguntei o que elas acham do padre. Se é importante que numa Paróquia tenha padre e por quê?

E na família, é importante que o pai esteja presente? Por quê?

Depois de ouvir as crianças, anunciei o tema de hoje.

Vimos em encontros anteriores que os Sacramentos de Serviço à Comunhão são dois: os Sacramento da Ordem e Sacramento do Matrimônio. Esses dois Sacramentos ajudam a criar comunhão entre as pessoas e são um convite a refletirmos sobre a nossa vocação.

Assim como a base da vocação comum de todos os seguidores de Jesus são o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia, os Sacramentos da Ordem e do Matrimônio se orientam na vocação específica e estão a serviço da salvação de outras pessoas.
Mediante estes sacramentos o cristão recebe uma consagração específica: os que recebem o Sacramento da Ordem são consagrados por ser, em nome de Cristo, pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja . Por sua vez, os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que consagrados por um sacramento especial.

O Sacramento da Ordem é para aqueles que exercem na Igreja um ministério especial, sendo diácono, padre ou bispo. Esse Sacramento nos faz pensar no chamado que Deus dirige às pessoas para que se coloquem ao seu serviço, no trabalho humilde prestado aos irmãos.

Vamos ler um texto que fala sobre o Sacramento da Ordem:

Passagem bíblica: João 21, 15-25

Compreendendo o texto:

Esta palavra de Deus pode ser lida como uma luz para todos os padres/ministros ordenados de nossa Igreja. O que aprendemos dela?

a) Que é Jesus ressuscitado que chama ao longo da história, pessoas para seguir seus caminhos, amá-lo e apascentar seu rebanho, seu povo.

b) Que o chamado de Jesus é insistente e não depende de sermos bons ou maus. Ele escolhe e ele capacita a quem ele chama para ter condições de responder.

c) Que a vocação principal do padre é amar Jesus e cuidar do seu povo. Não há vocação sem resposta sempre renovada ao chamado de Jesus para seguir seus passos.

d) A resposta deve ser como a de Simão Pedro: “Senhor, tu sabes que eu te amo!”

Terminada a partilha, fiz uma gincana com questões para a turma dizer se são certas ou erradas e explicar o porquê. Depois resolvemos as atividades do livrinho.

Encerrando, convidei a turma para se comprometer com Jesus, pois ele chama cada um a ser seu discípulo.

Motivei: Todos podem e devem ser discípulos de Jesus. Não só os padres, os bispos, os diáconos ou as freiras e outros consagrados foram chamados por Jesus para segui-lo. Jesus chama cada um, e devemos estar abertos para acolher seu apelo. E para ser discípulo não é necessário tornar-se um padre. É necessário somente amar sua Palavra e acreditar na sua proposta. Por isso, hoje, todos nós vamos renovar o nosso compromisso de discípulos de Jesus:

“Senhor, quero viver como tantas pessoas que encontraram em ti a razão de sua existência. Quero entregar minha vida inteiramente em tuas mãos, como fizeram Paulo, Pedro e um sem fim de apóstolos teus. Quero fazer parte da imensa multidão de fiéis que se compromete com o teu Reino e o defende e o proclama. Senhor, faze com que a minha vida seja um sinal vibrante de tua presença no mundo. Transborda o meu coração de uma fé tão profunda e viva que possa levar a esperança e a salvação a tantos que se sentem desesperados e aflitos. E, assim, Senhor, eu poderei contribuir para que o mundo seja mais humano e as pessoas vivam mais felizes. Eu me comprometo, Jesus! Quero te servir! Amém!”

Finalizando, rezamos juntos pelas vocações.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário