BANHADOS EM CRISTO SOMOS UMA NOVA CRIATURA
- Preparar o ambiente com os símbolos utilizados no batismo: água, vela, óleo, veste branca.
- Coloque sobre uma toalha um recipiente com água (eu levei uma fonte) e uma vela que deverá permanecer acesa durante o encontro e um crucifixo.
- Motivação: Já vimos em encontro anterior que para nós o domingo, dia do Senhor, é o dia mais importante para estarmos juntos. Nesse dia, os cristão se reúnem para se encontrarem com Jesus e com os irmãos na Comunidade.
- Nos nossos dois últimos encontros conhecemos um pouco sobre a Igreja. Vamos relembrar? O que é a Igreja? (Deixar que respondam).
Os cristãos reunidos formam a Igreja de Cristo. Nós nos reunimos como Igreja para rezar, celebrar, partilhar o que somos e o que temos, assim como os primeiros cristãos. Sempre que nos reunimos para celebrar formamos uma assembleia litúrgica.
A Assembleia Litúrgica é o encontro de irmãs e irmãos para celebrar e encontrar-se com Deus. Todos rezam e celebram juntos como se fosse um só corpo. Esse "corpo" é conduzido por Jesus. Ele está presente. Ele está no meio de nós.
Mais uma vamos nos colocar na presença de Jesus e entregar a ele nossa vida. Ele desejou ardentemente que seus apóstolos fossem firmes e fieis, anunciando ao mundo seus ensinamentos. Hoje, ele deseja que nós sejamos os novos apóstolos, firmes e fieis, comprometidos com o seu Reino. Vamos pedir ao Senhor firmeza e fidelidade para toda a nossa Igreja: para todos os jovens, para as crianças, os padres, os catequistas e todos os que se dedicam ao serviço da Igreja de Deus. A resposta será: "Venha , Senhor, nos fortalecer".
Convidar cinco crianças para fazer as preces abaixo:
- Rezemos pelos leigos: Ó Deus bom, venha sustentar os leigos de nossa Igreja, todos aqueles que assumem funções, todos aqueles que assumem funções nas comunidades, coordenando e participando com entusiasmo. Não deixe, Senhor, que se cansem, mas renove sempre suas força.
- Rezemos pelos diáconos e religiosos: Senhor Deus, venha abençoar todos os diáconos e religiosos, para que trabalhando nas paróquias e nas diversas atividades que assumem, perseverem sempre com alegria contribuindo assim para o crescimento de toda a Igreja.
- Rezemos pelos nossos padres: Deus amado, socorra sempre os nossos padres, animando-os na fé e dando-lhes perseverança e alegria para se dedicarem com carinho ao povo de Deus, especialmente aos mais pobres e necessitados.
- Rezemos pelo nosso bispo (nome) por todos os bispos do mundo inteiro: Senhor Deus, olhe com carinho para os bispos de nossa igreja, para que, em suas dioceses, sejam motivo de encorajamento e exemplo de dedicação a todo o povo de Deus.
- Rezemos pelo nosso papa (nome): Deus nosso Pai, venha abençoar o nosso papa, dando a ele força e sabedoria para manter toda a nossa Igreja unida na fé e ainda ser sinal de paz e bênção para toda a humanidade.
2. Anúncio do tema:
- Falar sobre a motivação deste encontro: A importância do batismo como início do seguimento a Jesus.
- Partilhar o que mais chamou a atenção quando os pais fizeram a memória do batismo de cada um no nono encontro.
✅ Alunos de uma escola.
✅ Cidadãos de um país.
✅ Alguns grupos a gente escolhe livremente, a outros a gente pertence quase sem querer.
✅ A matrícula na escola;
ÁGUA - Fonte da vida. A água lava, purifica, renova, renova, faz germinar a semente. Sem a água não existe vida.
É o momento principal do batismo, o celebrante derrama água sobre a cabeça da criança e diz: ................, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A água representa uma vida nova, cheia da graça de Deus.
CÍRIO PASCAL - VELA - O Círio Pascal representa Jesus Ressuscitado. Ele é usado em todo batizado. É onde os padrinhos vão acender a vela e levar para o afilhado, representando a luz de Deus. O celebrante diz: A vocês, pais e padrinhos, é confiada a missão de ampliar essa luz, para que essa criança, iluminada por Cristo, viva sempre como filha de Deus, perseverando na fé e vivendo no amor.
ÓLEO SANTO - Sinal da força e da graça de Deus, este óleo é abençoado pelo Bispo na quinta-feira santa (óleo do batismo, do crisma e da unção dos enfermos). O celebrante unge o peito da criança e diz: Este óleo lhe dê força para sere bom e vencer todo o mal, ele é sinal da força e da graça de Deus. Quando ungida na cabeça, lembramos que a partir daquele momento a criança passa a ter a mesma missão de Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei.
VESTE BRANCA - A veste branca representa a pureza, a amizade com Deus.
Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus.
Em nosso Batismo somos renascidos da água e do Espírito: “Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5).
Pelo Batismo somos remidos do pecado original e dos pecados atuais, recebemos o Espírito Santo, a filiação divina e o chamado profético para sermos instrumentos de salvação para os outros.
Agora, vamos ouvir um texto bíblico que fala sobre o batismo de Jesus:
O batismo de João Batista, não é o batismo como hoje conhecemos. Ou seja, não se tratava do Sacramento do Batismo, ele era apenas um sinal exterior de quem se reconhecia pecador e queria preparar-se para receber o Messias anunciado pelos profetas. Mas, Jesus é o Messias esperado, Ele é todo santo e puro, portanto, não conseguimos encontrar um sentido claro nessa busca do batismo de conversão e arrependimento.
Santo Tomás de Aquino, nos aponta, então, algumas razões para provar os motivos da ação de Jesus em sua Suma Teológica.
- Jesus não foi batizado para se purificar, mas para nos purificar! Ao ser batizado, Jesus purificou a água e lhe conferiu a virtude de santificar os que depois dele viriam ser batizados.
- Jesus assumiu a nossa condição, sendo em tudo semelhante a nós, exceto no pecado. Dessa forma, com o seu batismo o Senhor declarou a morte do velho Adão, e a regeneração do novo homem.
- Por sua grande humildade, o Senhor quis fazer, sem ser obrigado, o que nós estamos obrigados a fazer. Mesmo sem precisar de purificação, Ele nos quis dar o exemplo.
Dessa forma, com o seu batismo, o Senhor deixou preparado o Batismo Cristão que Ele mesmo institui mais tarde e como hoje o conhecemos: “Todo poder me foi dado no céu e na terra, dirá o Senhor; ide, pois, ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. (Mt 28, 18-19).
- Convidar a turma para recordar o dia de seu Batismo (conferir se todos os catequizandos da turma já foram batizados).
- O catequista faz uma oração sobre a água (ver abaixo).
- Se houver na turma crianças ainda não batizadas, o catequista lembre-se disso e diga: “Entre nós, há alguém que ainda não foi batizado e que vai daqui a algum tempo celebrar o Batismo, mas já deve ir se comprometendo com Jesus”. Essa pessoa pode também ser aspergida com a água, para manifestar o seu desejo de continuar na catequese, em busca da vida nova que um dia vai abraçar de vez quando for batizada.
- Dizer para os já batizados: “Quando vocês eram ainda pequenos, seus pais e padrinhos apresentaram vocês à Igreja e vocês foram batizados. Aquele dia do batizado – a celebração, a festa – significou muito para a Igreja e para toda a família de vocês. Vocês estavam começando a vida. Os pais, cheios de amor e cuidados, queriam que vocês já começassem a vida na presença de Jesus ressuscitado, no seguimento dele. Assim, por meio do Batismo, vocês começaram a vida marcados com o sinal da fé, na companhia amorosa daquele que nunca nos abandona.”
- Hoje, já crescidos, vocês estão aqui na catequese, vivendo ainda na presença de Jesus. Isso mostra que o Batismo de vocês não foi em vão. Vocês foram mergulhados em Deus e passaram a fazer parte da Igreja e, agora, estão crescendo na presença e no amor de Deus. Isso é que é importante.”
- Reconhecendo a importância do Batismo que um dia recebemos, vamos renová-lo neste encontro e aqueles que ainda não foram batizados e que vai daqui a algum tempo celebrar o Batismo, deve desde já ir se comprometendo com Jesus, manifestando o seu desejo de continuar na catequese, em busca da vida nova que um dia vai abraçar de vez quando for batizada.
- O catequista faz uma oração sobre a água e convida cada criança a todos a tocar na água e fazer o sinal da cruz.
- Cada criança se aproxima (começar pelos não batizados). O catequista pergunta a cada um: “Fulano, você quer ser um seguidor de Jesus?”
- A criança responde e toca na água, fazendo o sinal da cruz.
- Depois de todos tocarem a agua, o catequista diz: “Vamos agradecer a Deus porque ele é bom e está sempre conosco". Todos: Amém!
- O catequista faz a oração de bênção e a imposição de mãos, conforme abaixo.
- Depois da bênção, espedir a turma com alegria, motivando a participação das crianças numa missa em que haja batizado.