...

...
...

terça-feira, 20 de junho de 2023

Domingo é o Dia do Senhor!



Nosso encontro de hoje:
DOMINGO, DIA DO SENHOR

Iniciamos o nosso encontro rezando a Oração do Pai-Nosso. Após a oração, perguntei às crianças quais são os dias da semana e o que eles fazem em cada dia. Perguntei também qual o dia que eles gostam e por que. Comecei a desenvolver o tema a partir de suas respostas.

Para os cristãos, o domingo é um dia muito importante, vocês sabem por que?

No sábado, os judeus celebram a memória do repouso de Deus no sétimo dia, quando concluiu a criação. A libertação da escravidão no Egito também é comemorada nesse dia.

A Bíblia nos diz que Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. O sétimo dia é o sábado. Antes da morte de Jesus, o povo que seguia as leis de Deus mantiveram o sábado como dia muito importante e não trabalhava neste dia. Após a morte de Jesus, seus seguidores começaram a se reunir no primeiro dia da semana, isto é, no domingo, pois na Bíblia aparece que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana e que também apareceu para os seus seguidores nesse dia. Desde então, os cristãos passaram a ter o Domingo como o dia do Senhor, isto é, o dia do encontro com Jesus. Eles se reuniam em assembleia para fazer memória da vida, da morte e da ressurreição de Jesus. E isto é celebrar a Páscoa. Assim, também nós continuamos a celebrar semanalmente a Páscoa de Jesus.

Recordei o que disseram que fazem no dia de Domingo e acrescentei: Agora vocês já sabem que o domingo é o dia do Senhor, o dia do encontro com Jesus. Esse encontro se dá na Comunidade reunida em nome de Jesus. A nossa comunidade se reúne no dia de domingo para se encontrar com Jesus? Há alguma Celebração? O que é realizado nesta Celebração?

Como nós cristãos, hoje, devemos fazer para viver melhor "o dia do Senhor"?

Perguntei-lhe se conheciam pessoas que se dizem católicas, mas acham que não precisam ir à igreja aos domingos. Indaguei das crianças o que achavam dessa atitude.

Em seguida, realizamos a Dinâmica do Palito.



Vimos que os palitos separados são como os católicos que não participam da sua comunidade: quebram-se com facilidade, ou seja, qualquer problema mais sério tendem a abandonar a fé. Dizem que rezam em casa e que isto lhes basta. Porém, o encontro com Jesus ressuscitado (o pedaço de madeira maior) se dá em Comunidade.

Quando participamos da comunidade somos fortes porque estamos unidos entre nós e com Jesus (feixe). O domingo é o dia da reunião da comunidade com Jesus que se manifesta ressuscitado a cada "oito dias".

Em casa não nos encontramos com Cristo como na comunidade, pois não podemos nos unir aos irmãos que comungam da mesma fé que temos. Por isso, todos os cristãos católicos devem participar da missa dominical, ou onde não é possível, da Celebração da Palavra, em sua comunidade local.

Encerrando o encontro, li o Salmo 118 e pedi que cada um rezasse o versículo que mais lhe chamou a atenção.

  • Motivando: No início do século IV, quando o culto era ainda proibido pelas autoridades imperiais, alguns cristãos do norte da África, que se sentiam na obrigação de celebrar o dia do Senhor, desafiaram tal proibição. Ao raiar da da manhã, quando terminaram a celebração eucarística, foram denunciados ao governador romano. Ao serem interrogados, um a um declarava: "Sem o domingo, não podemos viver". Foram martirizados, porque não lhes era possível viver sem a Eucaristia.
  • Oração: "Ó Pai, recordamos a maravilhosa ressurreição de seu Filho Jesus, vitorioso sobre a morte e presente na comunidade no primeiro dia da semana, quando derramou o Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos. Nós, muitas vezes, faltamos com o nosso compromisso de viver o domingo como a festa d Ressuscitado em nosso meio. Por isso, vos pedimos perdão. Ensina-nos a viver o domingo em nossa vida, como um estilo de ser cristão que encontre tempo para ajudar o outro, visitar os doentes e desfrutar a alegria de sermos irmãos na mesma comunidade de fé. Vos sois o Deus de bondade que quereis ficar conosco por seu Filho Jesus na unidade do Espírito Santo. Amém."
  • Rezamos juntos uma Ave-Maria, lembrando que hoje celebramos o Imaculado Coração de Maria.

























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário