Hoje trouxe para os meus catequizandos lembrancinhas com pequenas amostras de comidas tipicas juninas.
Neste encontro, cujo tema principal foi a parte do Creio, em que professamos: "Creio na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos...", quis saber das crianças quem são os santos, quais os santos que eles conheciam, e se lembravam algum nome dos santos padroeiros das comunidades do nosso bairro ou cidade.
Lembramos que no mês de junho, a Igreja celebra a festa de três grandes santos: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).
Essas festividades, trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses, ficaram popularmente conhecidas como Festas Juninas.
Antes de assumir sua forma cristã, as festas juninas tiveram origem pagã no hemisfério norte, onde se festejava, em junho, o solstício de verão, para comemorar o início das colheitas. Com a expansão do cristianismo, elas foram ganhando novo significado e nova roupagem, tornando-se celebração da festa de São João, chamada de festa joanina (de João) e, posteriormente, junina (de Junho). Nela, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser também celebrados.