...

...
...

quinta-feira, 22 de julho de 2021

"Eu vi o Senhor!"



Dia da Santa Maria Madalena é celebrado em 22 de julho.

Esta data homenageia a primeira pessoa a testemunhar a Ressurreição de Jesus Cristo: Maria Madalena, uma fiel discípula da palavra de Deus e que, após ter conhecido Cristo, dedicou a sua vida em realizar os serviços de amor propagados pelo Messias.

Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo. Nasceu em Mágdala, na Galileia, e foi perdoada publicamente de seus pecados por Jesus. Cristo salvou a vida de Madalena, pois a população estava pronta para apedrejá-la até a morte.

Após a morte de Jesus, Maria Madalena, assim como o apóstolo João e Maria, a Mãe de Deus, foi supostamente morar em Éfeso. Lá continuou o seu trabalho como missionária de Deus até a sua morte.

Atualmente, Santa Maria Madalena é considerada a padroeira dos pecadores arrependidos, das mulheres e das prostitutas.


"Maria Madalena é aquela mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. Uma mulher explorada e também desprezada por aqueles que se consideravam justos. Mas é aquela mulher que Jesus disse que amou muito e por isso os seus pecados lhe foram perdoados. Todavia, essa mulher teve que enfrentar o fracasso de todas as suas esperanças. O seu amor já não mais existe. E chora. É o momento da escuridão de sua alma: o momento do fracasso. Por vezes, em nossa vida, os óculos para ver Jesus são as lágrimas. Agora, Maria Madalena anuncia esta mensagem: ‘Vi o Senhor’. Ela o havia visto durante a sua vida e agora dá testemunho d'Ele.

É um exemplo para o caminho da nossa vida. Todos nós, em nossa vida, sentimos a alegria, a tristeza, a dor, mas, nos momentos mais sombrios, choramos? Tivemos aquela bondade das lágrimas que preparam os olhos para olhar, para ver o Senhor? Diante de Maria Madalena que chora, podemos também nós pedir ao Senhor a graça das lágrimas. É uma bela graça. Chorar por tudo: pelo bem, por nossos pecados, pelas graças, pela alegria também. O choro prepara-nos para ver Jesus. E o Senhor nos conceda a graça de poder dizer com a nossa vida: 'Vi o Senhor’, não porque me apareceu, mas porque o vi dentro do meu coração. Esse é o testemunho da nossa vida. Vivo assim porque vi o Senhor.”

__ Papa Francisco



"A minha alma tem sede de Deus!" (Salmo 42)
"Eis o que diz a noiva: Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. “Vistes porventura o amor de minha vida?” E logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida."

Cântico dos Cânticos (Ct 3,1-4a)


Oração a Santa Maria Madalena

“Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amém.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário