...

...
...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Jesus disse: "EU SOU!" (Dinâmica)

Jesus, em resposta à pergunta dos fariseus "Quem você pensa que é?" disse: ‘Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se'. Os judeus perguntaram: 'Você ainda não tem cinquenta anos, e viu Abraão?' Jesus respondeu: ‘Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!’" A reação violenta dos judeus à afirmação "EU SOU" de Jesus indica que compreenderam claramente o que Jesus estava declarando -- Ele estava igualando-se a Deus ao usar o mesmo título “EU SOU” que Deus dera a Si mesmo em Êxodo 3,14.
Se Jesus tivesse querendo dizer apenas que já existia antes do tempo de Abraão, Ele teria dito: "Antes de Abraão, eu era." As palavras gregas traduzidas como "nascer" no caso de Abraão e "sou" no caso de Jesus são bastante diferentes. As palavras escolhidas pelo Espírito deixam claro que Abraão foi "trazido à existência", mas que Jesus existia eternamente (João 1,1). Não há dúvida de que os judeus entenderam o que Ele estava dizendo porque pegaram pedras para matá-lo por clamar-se igual a Deus (João 5,18). Tal declaração, se não fosse verdade, era uma blasfêmia e a punição prescrita pela lei mosaica era a morte (Levítico 24,11-14). No entanto, Jesus não cometeu blasfêmia; Ele era e é Deus, a segunda Pessoa da Trindade, igual ao Pai em todos os sentidos.
Jesus usou o mesmo termo "EU SOU" em sete declarações sobre Si mesmo. Em todas as sete, Ele combina EU SOU com metáforas que expressam a Sua imensa relação de salvação com o mundo. Todas aparecem no livro de João: EU SOU o Pão da Vida (João 6,35;48;51); EU SOU a Luz do Mundo (João 8,12); EU SOU a Porta das Ovelhas (João 10,7;9); EU SOU o Bom Pastor (João 10,11, 14); EU SOU a Ressurreição e a Vida (João 11,25); EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14,6) e EU SOU a Videira Verdadeira (João 15,1-5).

 

DINÂMICA "EU SOU"


A IDENTIDADE DE JESUS CRISTO SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO
Fonte: Vídeo Rogério Bellini




Sabemos que JESUS É AMOR
Jesus: Único, incomparável, maravilhoso – em seu Amor.
Lemos em 1João 3,16 sobre Jesus Cristo: "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós..."



JESUS É O PÃO DA VIDA 
Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. (Jo 6,35)



JESUS É A LUZ DO MUNDO
Disse Jesus: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Quem pratica o mal odeia luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam reveladas”. (João 8,12 – 3,20-21)



JESUS É A PORTA DAS OVELHAS
“Disse Jesus: Eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e encontrará pastagem.” (Jo 10,9)



JESUS É O BOM PASTOR
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
João 10,11-15




JESUS É A RESSURREIÇÃO E A VIDA
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
João 11,25-26



JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA 
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14,6



EU SOU A VIDEIRA, E MEU PAI O AGRICULTOR
Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda. …
João 15
JESUS FEZ, JESUS DISSE, JESUS É...



Nenhum comentário:

Postar um comentário