Depois da acolhida, convidei a turma para rezar. Motivei: Vamos reforçar nossos laços de comunhão e amizade com Jesus e com os irmãos. Cada um poderá fazer uma prece, entregando a Deus sua vida e renovando sua fé, seu compromisso com Jesus e com os irmãos. No final de cada prece, todos dirão: "Renove nossa vida, Senhor Jesus!"
Terminada a oração, recordamos o nosso encontro anterior em que vimos que o homem é capaz de comunicar algo não só com palavras e ações, mas também com símbolos e sinais. Nosso mundo é cheio de sinais importamtes. Todo sinal e todo símbolo quer comunicar, revelar alguma coisa.
Em nossa vida temos muitos sinais que nos lembram ou mostram alguma coisa. Por exemplo: um sorriso, um aperto de mão, um beijo, um abraço, um presente. São sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor. Jesus usou muitos sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor pelos homens, mas apontou sinais sinais especiais da graça chamados SACRAMENTOS.
Vocês quantos são os SACRAMENTOS? (Deixei que falassem).
Os Sacramentos são sete sinais especiais da graça de Deus chegar até nós. São sinais de vida ou presentes que Ele confiou à Sua Igreja. O autor dos sacramentos é Jesus Cristo.
Jesus quis deixar os Sacramentos em Sua Igreja, pois sabia que precisaríamos deles para vivermos melhor nossa fé, visto que comunicam a graça de Deus em cada etapa de nossa vida. Jesus dá esse presente aos homens que aceitam recebê-lo com amor.
Como vimos, os Sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.
Jesus quis deixar os Sacramentos em Sua Igreja, pois sabia que precisaríamos deles para vivermos melhor nossa fé, visto que comunicam a graça de Deus em cada etapa de nossa vida. Jesus dá esse presente aos homens que aceitam recebê-lo com amor.
Como vimos, os Sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.
Os sete Sacramentos são agrupados por sua finalidade: a) SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ; b) SACRAMENTOS DE CURA; c) SACRAMENTOS DE SERVIÇO E COMUNHÃO.
Hoje vamos entender melhor os Sacramentos da Iniciação Cristã. São eles: BATISMO, EUCARISTIA e CRISMA.
Iniciação é o caminho que vamos fazendo para aprender pela prática o que fazemos, o porque fazemos e o mistério que está escondido nas coisas que fazemos. Na iniciação cristã o Mestre é Jesus que nos convida a viver em comunidade. Nossos encontros de Catequese são um caminho para aprendermos a viver na comunidade.
O primeiro passo deste caminho é o BATISMO, que nos mergulha em Cristo.
BATISMO - É o Sacramento que nos faz Igreja. A partir deste Sacramento somos chamados a participar, atuar, evangelizar, enfim, assumir o nosso papel de cristão na Igreja e no mundo. O Batismo apaga o pecado original e, através dos pais e padrinhos, leva o batizado à conversão e à busca de Deus.
Vamos abrir a Bíblia em Mateus 28,19. Jesus nos diz: "Ide e pregai o Evangelho a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo."
O Batismo é o primeiro Sacramento que recebemos. É o Sacramento que nos dá a vida nova e nos torna participantes da Vida de Deus: a Vida da Graça, que foi perdida por causa do pecado original.
Na água no Espírito Santo, recebemos o dom da vida nova. Aquele que é mergulhado nas águas do Batismo, resuscita com Cristo para uma vida nova. O Batismo apaga o pecado original, e nos faz renascer, não como simples criatura de Deus, mas como filhos adotivos de Deus.
Os homens todos são criaturas de Deus, os batizados são filhos, herdeiros do Céu. "Quem não renascer da água e do Espírito Santo não poderá entrar no Reino de Deus." (Jo 3,5)
O padre batiza, derramando água na cabeça do batizando, como sinal de fonte de graça. E pronuncia a forma do Batismo: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."
EUCARISTIA - É o centro dos Sacramentos, o próprio Corpo de Cristo que vem alimentar a nossa vida espiritual e fortalecer nossa união com Deus e com os irmãos.
Como batizados, já crescidos, somos chamados a participar da missa até compreendermos o mistério que está escondido no pão e no vinho - o Corpo e o Sangue de Jesus. Quando comprendemos esse mistério, é hora de "comungarmos". A primeira Comunhão é o passo que cria em nosso coração o desejo de comungarmos com Jesus todos os domingos na Eucaristia.
A Eucaristia é o grande Sacramento do amor de Deus que quer estar intimamente unido a cada um de nós. "Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue." (Mc 14,22-24). Pela Eucaristia, instituída na Última Ceia, Jesus nos dá seu corpo e sangue como alimento espiritual, para nos manter na graça e nos fazer participantes da vida divina.
Eucaristia é a ação de graças a Deus. Um grande "muito obrigado" por tudo o que Deus fez por nós: criação, salvação e santificação. Através da participação na missa e na comunhão eucarística, aprendemos a fazer da nossa vida um dom de amor a Deus e aos irmãos, a exemplo de Jesus.
CRISMA - A Crisma é o Sacramento que nos fortalece com o Espírito Santo - dom de Deus - para testemunharmos a comunhão com Cristo que celebramos na Eucaristia.
O Batismo nos torna filhos de Deus, irmãos de Jesus, membros da Igreja, morada do Espírito Santo, herdeiros do Céu! Mas ninguém pode se tornar cristão sem realizar sua parte, dando uma resposta pessoal a Cristo. A vida cristã deve crescer. Nossa opção de viver e trabalhar com Cristo deve ser acolhida e confirmada por Deus Pai com a força do Espírito Santo e dos seus dons. Por isso, o cristão também recebe o Sacramento do Crisma.
O Batismo, geralmente é a criança que recebe. Assim sendo, são os pais e os padrinhos que prometem introduzir a criança na Igreja. Já a Crisma é o sacramento da responsabilidade, pois quem o recebe (geralmente jovens) já tem consciência daquilo que quer e do seu importante papel de soldado de Cristo, comprometido com a Igreja na luta pela evangelização. "Pedro e João impuseram as mãos sobre as pessoas, para que recebessem o Espírito Santo". (At 8,17)
No dia da Confirmação, o Bispo impõe as mãos sobre os crismandos, e depois, com o óleo da Crisma, ele unge a testa do crismando e pronuncia a forma da Crisma: "Recebe por este sinal o dom do Espírito Santo".
Todos esses sinais nos dão a força para testemunhar os valores cristãos em nosso mundo. O Espírito Santo nos dá a graça dos seus sete dons: SABEDORIA, ENTENDIMENTO, CIÊNCIA, CONSELHO, FORTALEZA, PIEDADE e TEMOR DE DEUS.
Em seguida, convidei as crianças para leitura da passagem bíblica: (Lc 2,41-52).
Os meninos, no tempo de Jesus, quando completavam 12 anos, eram levados ao Templo para começar sua vida adulta. Esta era a iniciação na vida do povo de Jesus e acontecia numa das grandes festas do povo.
Jesus vai à festa, começa a ser reconhecido como adulto no meio do povo e fica no Templo como gente grande. Maria e José não compreendem, porque ele é ainda um menino. Como acontece com os adolescentes, aconteceu com Jesus: já era grande para ser considerado criança e ainda era pequeno para ser considerado adulto. É por isso que depois de dizer a seus pais que o Templo era a casa de Deus que era seu Pai do Céu, ele voltou para casa e continuou seu caminho de crescimento.
No encontro de hoje, percebemos que o Batismo, a Eucaristia e a Crisma são Sacramento intimamente ligados entre si. Constituem, na verdade, três etapas de um único caminho de fé e vida, através do qual a Igreja introduz os fiéis no mistério pascal de Cristo, tornando-os novas criaturas, filhos de Deus, membros vivos de seu povo santo. Por isso, são chamados de Sacramentos de Iniciação Cristã.
Nos primeiros séculos da Igreja, a admissão a estes Sacramentos se fazia através de um caminho crescente de conversão, através da escuta da Palavra de Deus e à docilidade ao Espírito. Exigia-se, também, uma forte participação na vida de oração e nas obras de caridade da comunidade.
Ainda nos dias de hoje, a catequese de Iniciação Cristão se propõe a atingir este objetivo: ajudar os cristãos a viverem plenamente sua opção por Cristo e pela Igreja, tornando-os capazes de testemunhar sua fé diante de todos.
Finalizando, convidei as crianças para a oração final: O reencontro de Jesus com Maria e José e sua obediência quando volta para casa são um bom exemplo para nós. Rezemos juntos, respondendo à Palavra: "Senhor Jesus, tu que foste menino como eu, ensina-me a viver minha infância e adolescência crescendo como tu em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Ensina-me a ser obediente e a aprender com amor as coisas que tu me ensinas para viver em tua Igreja."
Encerramos com a oração do Pai-Nosso.
Finalizando, convidei as crianças para a oração final: O reencontro de Jesus com Maria e José e sua obediência quando volta para casa são um bom exemplo para nós. Rezemos juntos, respondendo à Palavra: "Senhor Jesus, tu que foste menino como eu, ensina-me a viver minha infância e adolescência crescendo como tu em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Ensina-me a ser obediente e a aprender com amor as coisas que tu me ensinas para viver em tua Igreja."
Encerramos com a oração do Pai-Nosso.
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário