...

...
...

terça-feira, 19 de junho de 2018

Jesus perdoa os pecados

Iniciamos o nosso encontro pedindo ao Pai de Amor um coração forte e bom como o coração de Jesus, um coração capaz de amar e perdoar, um coração capaz de fazer o bem sem olhar a quem.
Refletindo sobre a Palavra, vimos que Jesus convida todos à conversão e são os pecadores que mais o acolhem. Ele não concorda com o pecado, mas tem muita misericórdia com quem é pecador.
No relato sobre Zaqueu (Lc 19, 1-10) aparece muito bem como Jesus se relaciona com os pecadores. Ele não concorda com o pecado das pessoas, mas acolhe um coração arrependido que deseja mudar de vida. Zaqueu queria ver Jesus. Ao encontrar Jesus, quis mudar de vida, então decide dar a metade de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais o que roubou. Jesus acolhe esta decisão e afirma que a salvação agora chegou na casa de Zaqueu, porque ele deu sinais de conversão.
O que aprendemos desta história? Que mudanças concretas precisamos fazer em nossa vida para experimentar a salvação que Jesus quer nos trazer?
Em seguida, lemos um texto do Evangelho segundo São João, em que Jesus perdoa uma pecadora. Vimos que a mulher havia pecado. Era pecadora. Os fariseus também certamente tinham os seus pecados. Afinal, todos somos pecadores. Todos cometemos, por fraqueza, erros que não deveríamos cometer. O que fazer diante de uma pessoa que errou? Será que adianta apedrejar, como a lei daquele tempo mandava? Jesus ensina um modo diferente de lidar com os pecados: o perdão.
Ao perdoar a mulher pecadora, Jesus não está apoiando seus erros, mas está dando a ela uma oportunidade de ir e não pecar mais, ou seja, de consertar a própria vida, de melhorar, de se aperfeiçoar, superando seus erros. É para isso que serve o perdão: para nos dar outra chance e nos ajudar a consertar nossos erros.
Encerrando, motivei as crianças para a oração: Zaqueu acolheu Jesus e sua vida mudou. Como ele, vamos pedir a Jesus um coração aberto para receber sua visita e para deixar que ele transforme nossa vida.
Convidei a turma para pedirmos o perdão de Deus. O perdão é um grande ensinamento de Cristo. Se amamos o próximo, devemos entender o sentido do perdão. Quem entendeu os outros ensinamentos de Cristo, não terá dificuldade de entender a importância do perdão. Em silêncio, cada um vai pensar em seus erros, falhas, fraquezas. Cada um pode pensar nas vezes que magoou e ofendeu os outros, e por eles foi magoado e ofendido, em casa, na escola, na catequese, em tantos lugares, com palavras agressivas, ofensas desnecessárias, atitudes que magoaram... Pensar em todas as vezes que teve chance de perdoar um companheiro e não o fez, em todas as vezes que teve chance de agir com tolerância e agiu com violência. E vamos pedir a Deus, que é sempre amoroso, para nos perdoar e renovar as nossas forças para que a gente possa sempre amar e perdoar também.
Em sinal de reconciliação, disse-lhes para dar um abraço nos colegas.
E assim foi o nosso encontro.
Estivemos reunidos e vamos permanecer unidos, em nome do Pai, do Filho do Espírito Santo. Amém!
Obrigada Jesus!
Roteiro completo desse encontro na página http://mgathe.blogspot.com/2016/02/jesus-e-os-pecadores.html


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO











Mimos para os meus catequizandos... O bolo de milho e as cocadinhas foram feitas por mim! rs


Nenhum comentário:

Postar um comentário