Iniciando o nosso encontro, incentivei a turma a fazer preces espontâneas, pedindo a luz de Deus para as pessoas que dela estejam precisando muito. De mãos dadas, pedimos a Jesus que venha nos iluminar... Iluminar as pessoas que estão doentes, iluminar as crianças que estão com problemas em casa, iluminar a nossa família. (Deixei que falassem).
Juntos, invocamos o Espírito Santo.
Terminada a oração, acendemos a segunda vela da Coroa do Advento, lembrando que na semana passada a primeira foi acesa. Relembramos o nosso encontro anterior, em que falamos sobre a Coroa do Advento, destacando o significado das velas.
Em seguida, convidei as crianças para montar um pequeno presépio. Enquanto eles faziam a montagem, eu ia falando sobre os personagens, os elementos que o compõe, e como surgiu o piedoso costume de montar presépios por ocasião do Natal. Contei-lhes que foi São Francisco de Assis que, para que os camponeses entendessem o mistério do nascimento do Menino-Deus, procurou um modo mais didático de explicar aos iletrados aldeões a história do Natal, tendo então a ideia de montar a cena, criando assim o primeiro presépio.
Terminada a montagem do Presépio, entreguei às crianças várias letras coloridas, confeccionadas em EVA, para que formassem no quadro a frase "VINDE SENHOR JESUS!"
Depois passei a falar sobre o Tempo Litúrgico que estamos vivendo...
Como já vimos, o Ano Litúrgico se encerra com a Solenidade de Cristo Rei do Universo, celebrada no 34º domingo do Tempo Comum. No domingo seguinte iniciamos um novo ano, na Igreja. É o Tempo do Advento. É um tempo de espera. É um tempo de alegria porque o “Senhor virá”.
Isaías anunciava: “O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz” (Is 9,1-5). João Batista foi o último profeta, a sua missão foi preparar a vinda do Messias. Ele dizia: “Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas” (Mt 3,3).
O Advento é tempo da esperança, aguardamos a chegada do Natal: Jesus vai nascer. As pessoas enfeitam as casas e as ruas. Algumas crianças e jovens, que estudam, já passaram de ano na escola; outros ainda precisam estudar mais um pouco para a recuperação. Ficamos ansiosos para saber qual será o nosso presente de Natal e nos esquecemos do principal, que é a vinda de Jesus.
Maria caminha conosco durante o Tempo do Advento. Com Maria esperamos o nascimento de Jesus. Maria é sinal da mulher que não tem medo do sofrimento e das dificuldades. Ela nos ensina a enfrentar os problemas e a ir procurar as soluções. Ela não fica pensando em suas dificuldades, mas vai ajudar a sua prima que também espera um filho.
A seguir, fizemos a leitura Lc 1,26-38 (o Senhor virá); Lc 1,35-38
Mensagem: Estamos no tempo da espera. Deus prometeu um Salvador (Gn 3,15). Eis que está chegando. O tempo do Advento é um tempo de espera ansiosa. O tempo do advento é um tempo que nos é dado para que nos preparemos, cientes de que o anjo anuncia a Maria que o Salvador deverá nascer.
Fizemos atividades na folha, onde recordamos o nascimento de Jesus.
Encerrando, de mãos dadas, rezamos: "Ó bom Jesus, nós te acolhemos com alegria, em nossa vida, com o mesmo carinho com que Maria te acolheu. Queremos que o Senhor fique sempre em nosso coração. Amém!"
Depois rezamos a Ave-Maria.
Ah, e hoje teve nossa confraternização!
Nós despedimos desejando a paz, com um forte abraço!
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO
Lembrancinhas:
Bonecos de neve... Meio fora da nossa realidade, mas não são fofos? Copiei do site Educação e Transformação (tem molde na página Fazendo Arte na Catequese). No saquinho podemos colocar, balinhas, confetes, bombons, biscoitos natalinos, barrinhas de chocolate...
Nenhum comentário:
Postar um comentário