...

...
...

domingo, 6 de dezembro de 2015

Espírito Santo, nosso amigo!






Encontrei essa ideia no Blog do Grupo de Oração Mãezinha do Céu. Copiei porque achei muito legal! Estou pensando em fazer com a minha turminha, por ocasião da Festa de Pentecostes ou na primeira oportunidade em que falar com os pequeninos sobre o Espírito S...
Encontrei essa ideia no Blog do Grupo de Oração Mãezinha do Céu . Achei muito legal! Estou pensando em fazer com a minha turminha por ocasião da Festa de Pentecostes ou na primeira oportunidade em que falar com os pequeninos sobre o Espírito Santo.

Espírito Santo, nosso amigo!

É muito importante as crianças saberem desde pequenas a importância da intimidade com o Espírito Santo. Ele é nosso amigo e é quem nos conduz na caminhada. Desde pequenos já devemos aprender a ouvi-lo e a conversar com ele. Hoje, o nosso grupinho se reuniu assim, na presença do nosso amigo Espírito Santo!!

Oração Inicial: Iniciamos rezando uma dezena do terço com as crianças.

Música de animação: "Vem, vem, vem Espírito Santo!". 

A seguir, rezamos: Espírito Santo, meu amigo, nesta tarde eu quero me abandonar no seu amor, como diz na música, quero ficar ao seu ladinho escutando tudo o que tiver para me falar. Abre meus ouvidos (nessa hora pode pedir para que as crianças toquem onde for falado), para que eu possa te escutar, e toca meu coração para que eu guarde tudo que aprender hoje e nunca mais esqueça! Amém!


Pregação: Hoje nós vamos usar de teatro para auxiliar na pregação, nele um tio fará o narrador e outros dois as crianças.

Narrador: Era uma vez duas crianças muito diferentes uma da outra, cada uma tinha uma forma de viver sua vida. Uma delas se chamava Maria. Maria tinha muita intimidade com o Espírito Santo. Para ela, ele era seu maior amigo, que morava em seu coração. Todos os dias ela acordava e agradecia a ele pela sua vida e por tudo que ela tinha. Assim, o Espírito Santo sempre lhe fazia companhia. Maria era muito feliz por ter o Espírito Santo ao seu lado, por isso ela estava sempre ajudando a todos que podia, dividia seu lanche com os coleguinhas, ajudava sua mãe em casa, fazia toda a lição, tinha muitos amiguinhos para brincar e fazia tudo sempre com alegria e principalmente com muito amor. Ela amava rezar para o Espírito Santo.  Era era muito dedicada a ele,  porque ele era seu melhor amigo e a ajudava a todo momento. 

Mas não podíamos dizer a mesma coisa de Joana, que não conhecia o Espírito Santo, não fazia ideia de quem ele era. Por isso ela respondia mal pro papai, pra mamãe, pra vovó. Batia nos coleguinhas, não ajudava em casa, só vivia triste e sem amigos...  Não tinha alegria em seu coração! Era uma pessoa que não sabia ajudar ao próximo. Faltava alguma coisa em seu coração... Ela não entendia por que as outras crianças eram tão alegres! Por isso ela só chorava, enquanto Maria que tinha o Espírito Santo vivia alegre.

Um belo dia as duas se encontram na escola e Maria vê que Joana está triste e senta do seu lado e pergunta o que ela tem. Joana fica brava, mas mesmo assim Maria fica perto.

Maria: Por que você está triste?
Joana: Por que tudo da errado na minha vida, ninguém fica perto de mim, acho que é porque sou pobre.
Maria: Calma, não fica assim não.
Maria: Posso te fazer uma pergunta?
Joana diz: Pode!
Maria: Você conhece o  Espírito Santo?
Joana: Não, quem é esse?
Maria: Ahhhh ele é meu melhor amigo sabia? Quer conhecê-lo?
Joana: Sim, eu quero! 
Narrador: Já que Joana não tinha amigos e era triste resolveu aceitar.
Joana: Mas será que ele vai gostar de mim?
Maria: Por que você tem medo de não gostar Joana?
Joana: Ah porque eu, sabe, respondo mal ao meu meu pai, à minha mamãe, brigo na escola, faço um tanto de coisa errada.
Maria: Claro que vai Joana! O Espírito Santo gosta de todos nós, ele nos ama, é nosso melhor amigo! E está sempre nos esperando, basta abrirmos o nosso coração para deixá-lo entrar.
Joana: Ebaaaa!!!!! Então vamos logo conhecê-lo!!!
Narrador: Então Maria convidou Joana para ir rezar para o Espírito Santo e ainda explicou para Joana que, o  Espírito Santo é um amigo que mora no nosso coração, que podemos sempre contar com ele, fazer nossos pedidos a ele. E além de tudo, ele ainda nos faz companhia sempre, e por isso ela era tão feliz, e toooodo mundo também pode ser assim!!
Joana ficou curiosa e com muita vontade de conhecê-lo. E como Maria,  Joana ficou amiga do  Espírito Santo. E assim, teve a sua vida transformada. Passou a ser uma menina feliz, cheia de alegria em seu coração, sempre desejando fazer coisas boas.

Na pregação, podemos perguntar o que elas entenderam, se elas ficaram curiosas, assim como Joana, para conhecer o Espírito Santo... Se elas estão mais parecidas com a Maria ou com a Joana.

Vamos rezar?? Com a mão no coração e olhinhos bem fechados, vamos rezar: Espírito Santo, vem tocar meu coração. Vem, Espírito Santo, me ajudar a caminhar ao seu lado todos os dias, me ajudar a ti ouvir e a sempre ser uma criança melhor! 

Podemos cantar mais uma vez "Vem, Vem, Vem Espírito Santo..." e rezar com elas em cada parte da música.

Oração final: No cantinho de Maria, rezamos uma Ave-Maria pedindo que nossa Mãezinha interceda por todos nós e nos ajude a ser, assim como ela, cheios do Espírito Santo!


Fonte: http://grupodeoracaomaezinhadoceu.blogspot.com.br/







Nenhum comentário:

Postar um comentário