...

...
...

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Papa Francisco: "Às vezes, em nossas vidas, os óculos para ver Jesus são as lágrimas."

 
Página Editora Cléofas

Segundo o site ACIDIGITAL (02 de abril de 2013), ao presidir uma Missa na Casa Santa Marta para os guardas e trabalhadores do Vaticano, cujo centro foi o Evangelho do dia, que narrava o encontro de Jesus com Maria Madalena, o Papa Francisco alentou os fiéis a pedirem a Deus a graça das lágrimas para serem capazes de ver o Cristo ressuscitado no período Pascal.
O Papa disse que Maria Madalena era aquela mulher “da qual Jesus disse que amou muito e por isso os seus muitos pecados lhe foram perdoados”. Entretanto esta mulher teve que “enfrentar a perda de todas suas esperanças” ao não ver Jesus Cristo e por isso chora.
“Às vezes, em nossas vidas – disse o Papa Francisco – os óculos para ver a Jesus são as lágrimas.” É com suas lágrimas, portanto, que Maria Madalena envia esta mensagem: “Eu vi o Senhor”.
“Todos nós, em nossa vida, sentimos a alegria, a tristeza, a dor”, mas, “nos momentos mais escuros, choramos? Tivemos essa bondade das lágrimas que preparam os olhos para olhar,  para ver o Senhor?”
Sobre Madalena que chora, disse logo o Papa, “podemos também nós pedir ao Senhor a graça das lágrimas. É uma bela graça … Chorar por tudo: pelo bem, por nossos pecados, pelas graças, pela alegria também”,  já que “o choro prepara-nos para ver Jesus”.
O Papa Francisco indicou que é o Senhor quem “nos dá a graça de poder dizer com nossa vida ‘Vi o Senhor’, não porque me apareceu, mas porque ‘o vi dentro do coração’. E este deve ser o testemunho da nossa vida: ‘Vivo assim porque vi o Senhor’”.



O que é o dom de lágrimas?

“A Palavra de Deus fala de um tipo de oração feita entre ‘lágrimas’ que é poderosíssima. Isso por se tratar de um dom do Espírito Santo. É uma oração eficaz que Deus atende prontamente. Por isso está escrito: “Roguemos ao Senhor com lágrimas que nos conceda a sua misericórdia como lhe aprouver, para que assim como se perturbou o nosso coração com o orgulho dos nossos inimigos, do mesmo modo encontraremos glória em nossa humilhação” (Jt 8, 17).

Deus tem o poder de transformar em vitória a humilhação que vivemos no momento presente. O choro nos esvazia na presença do Senhor e, quando um coração está vazio de si mesmo, Deus o encherá. É a humildade que atrai o Senhor ao nosso encontro.

No dom de lágrimas, Deus cura o coração ferido pelo pecado, purifica-o e fortalece-o contra todo mal e toda tentação. Trata-se de um favor, um dom que Deus concede de graça, um benefício que ele dá e que tem o poder de tornar a pessoa liberta. Esse dom tem a força de devolver a felicidade aos que se perderam de Deus e mergulharam nas trevas da tristeza. É uma graça especial e firme de intercessão que age em nós para salvar as pessoas ... 

Deus, pela humildade das lágrimas, salva da morte e do desespero. Ele desperta esse carisma no coração de uma pessoa quando quer torná-la melhor, mais santa. São muitos os bens que o Espírito Santo realiza na vida daqueles a quem deu esse dom. Mas a graça só acontece se a pessoa acolher com reconhecimento.

(p.20-22. O Dom das Lágrimas. Márcio Mendes. Editora Canção Nova. 33ª. Ed. 2007).



“São Pedro Damião havia experimentado a força do chorar no Espírito e isso lhe permitia afirmar: “Ademais, as lágrimas dissolvem todo contágio de impureza na prostituta, e contribuem para que as mãos imundas mereçam tocar não apenas os pés mas a cabeça do Senhor. Dizia ainda que as lágrimas contribuem para que aquele que foi infiel e pecou não pereça depois da queda.”
(p.26. O Dom das Lágrimas. Márcio Mendes. Editora Canção Nova. 33ª. Ed. 2007).


“Foi o que aconteceu  com Pedro. Depois de ter se entregado à tristeza e negado por três vezes o Filho de Deus, Pedro fica amargurado e entra em sofrimento. O olhar de infinita misericórdia de Jesus provoca lágrimas de arrependimento e cura seu coração. Jesus não o acusa, apenas recebe-o de volta como amigo.
(p.30. O Dom das Lágrimas. Márcio Mendes. Editora Canção Nova. 33ª. Ed. 2007).




“Quero citar cinco coisas que ajudam a viver essa experiência:

a) Rezar para obter este dom; 
b) Deixar-ser moldar por Deus; 
c) Desapegar-se da própria imagem e romper com preconceitos – Se uma pessoa se prende à preocupação pelo que os outros vão pensar dela, se fica envergonhada pelo fato de ser vista chorando, se ela está de tal maneira presa à própria fama e aspecto físico ... então corre o risco de não se abrir aos dons de Deus;
d) Buscar a Glória de Deus;
e) Confiar no doador." 
(p.40-41. O Dom das Lágrimas. Márcio Mendes. Editora Canção Nova. 33ª. Ed. 2007).


Palavras da Bíblia:

“Tobit, então, suspirando em meio de suas lágrimas, pôs-se a orar” (Tobias 3,1)

“Então Raguel disse: Não tenho mais dúvidas de que Deus admitiu em sua presença minhas lágrimas.” (Tobias 7,13)

“Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor.” (Tobias 12,12)

“Mas o Senhor é paciente; façamos, pois, penitência por isso e peçamos-lhe perdão com lágrimas nos olhos.” (Judite 8,14)

“Roguemos ao Senhor com lágrimas que nos conceda a sua misericórdia como lhe aprouver, para que, assim como se perturbou o nosso coração com o orgulho de nossos inimigos, do mesmo modo encontremos glória em nossa humilhação.” (Judite 8,17)

“e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume.” (São Lucas 7,38)

“Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que me sobrevieram pelas ciladas dos judeus.” (Atos dos Apóstolos 20,19)

“Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade.” (Hebreus 5,7)

“Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria.” (II Timóteo 1,4)



Nenhum comentário:

Postar um comentário