Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2024

O Batismo, Eucaristia e Crisma são chamados de Sacramentos de Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.


SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Iniciamos o nosso encontro agradecendo a Deus por estarmos reunidos em Seu nome; o Senhor nos ama e por isso nos reúne como Igreja. Fizemos preces entregando a Deus a nossa vida, renovando o nosso compromisso com Jesus, pedindo que Ele nos ajude a ser seu fiel seguidor e que aumente a nossa fé e a nossa confiança no Senhor.

Vimos no encontro passado o que são os Sacramentos. Vamos relembrar.

Os Sacramentos são sinais que marcam nossa vida de fé, eles tornam a atual a presença de Jesus em nosso meio e nos dão força para seguirmos Seus passos em nossa vida do dia a dia.

Os Sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

Os Sacramentos são sete sinais especiais da graça de Deus chegar até nós. São sinais de vida ou presentes que ele confiou à sua Igreja. O autor dos sacramentos é Jesus Cristo.

Jesus quis deixar os Sacramentos em sua Igreja, pois sabia que precisaríamos deles para vivermos melhor nossa fé, visto que comunicam a graça de Deus em cada etapa de nossa vida.

Os Sacramentos são divididos em três grupos: Sacramentos de Iniciação Cristã, Sacramentos de Comunhão e Serviço e Sacramentos de Cura.

O Batismo, Eucaristia e Crisma são chamados de Sacramentos de Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.

A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do Serviço à Comunidade, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência de sua vocação na família e na Igreja.

A Reconciliação e Unção dos Enfermos, são chamados Sacramentos da Cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e de fraqueza humana e nos momentos de doença.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os Sacramentos de Iniciação Cristã, que é o tema desse nosso encontro.

Fizemos a dinâmica: Quem é o Mestre?

Conversamos sobre a dinâmica - É muito difícil saber quem é o líder do grupo quando não sabemos como o grupo funciona. É importante observar e entrar no movimento do grupo.

Iniciação é isto: o caminho que vamos fazendo para aprender pela prática o que fazemos, o porque fazemos e o mistério que está escondido nas coisas que fazemos.

Na iniciação cristã o Mestre é Jesus que nos convida a viver em comunidade. Nossos encontros de catequese são um caminho para aprendermos a viver na comunidade. O primeiro passo deste caminho é o batismo que nos mergulha em Cristo.

Como batizados, já crescidos, somos chamados a participar da missa até compreendermos o mistério que está escondido no pão e no vinho - o Corpo e Sangue de Jesus. Quando compreendemos este mistério, é hora de “comungarmos”. A Primeira Comunhão é o passo que cria em nosso coração o desejo de comungarmos com Jesus todos os domingos na Eucaristia.

A Crisma é o Sacramento que nos fortalece com o Espírito Santo - dom de Deus - para testemunharmos a comunhão com Cristo que celebramos na Eucaristia.
Leitura: Lucas 2,41-52

Depois de meditarmos sobre o texto, em que vimos a passagem em que Jesus é encontrado pelos seus pais no Templo sentado em meio aos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.

Os meninos, no tempo de Jesus, quando completavam 12 anos eram levados ao Templo para começar sua vida adulta. Esta era a iniciação na vida do povo de Jesus e acontecia numa das grandes festas do Povo.

Encerrando, disse-lhes:

O reencontro de Jesus com Maria e José e sua obediência quando volta para casa são um bom exemplo para nós.

Rezamos juntos, respondendo à Palavra:

“Senhor Jesus, tu que foste criança como eu, ensina-me a viver minha infância e adolescência crescendo como tu em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Ensina-me a ser obediente e a aprender com amor as coisas que tu me ensinas para viver a tua a igreja.”

Finalizamos com a oração do Pai-Nosso.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário