Páginas

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Maria, Mãe do meu Senhor!


Tema de hoje: MARIA, A MÃE DE JESUS

Durante o mês de maio, sempre rezo o terço com as crianças, por isso iniciamos o nosso encontro rezando os primeiro e segundo mistérios Gozosos, aproveitando a meditação para anunciar o tema de hoje.
Depois da oração inicial, apresentei a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus e a da Sagrada Família, indagando às crianças se conheciam as pessoas das imagens.

Em seguida, disse-lhes: Todos nós temos pessoas especiais que convivem conosco. Quem são essas pessoas na vida de vocês? (Deixei as crianças falarem). Jesus também teve algumas pessoas especiais em sua vida. Uma delas foi sua mãe. Hoje iremos falar sobre ela. Vocês sabem como ela se chama? Quem era Maria? O que vocês sabem sobre ela?

Depois de ouvir as crianças, falei da promessa feita por Deus: "Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho " (Isaías 7,14).

Um dos fatos mais importantes que marcaram a vida de toda a humanidade, principalmente a vida de pessoas de fé, foi a vinda do Filho de Deus ao mundo. Deus cumpriu a promessa de enviar Seu Filho ao mundo para nós salvar. Após uma longa preparação de seu povo, Deus escolhe uma virgem chamada Maria e envia o Anjo Gabriel para anunciar que ela seria a Mãe do Salvador.

Disse-lhes a seguir: Hoje vamos conhecer a história dessa mulher muito especial, que deu também um sim muito especial.

Lucas 1,26-38

Era uma vez uma jovem chamada Maria. Ela morava numa cidadezinha chamada Nazaré, que fica num lugar muito distante daqui. Maria era uma jovem simples. Gostava de rezar, de ajudar seus pais, de trabalhar. Era uma pessoa muito simpática em toda a redondeza. Ela gostava de ajudar a todos e a todos tratava muito bem. Mas quem mais gostava de Maria era José - seu noivo. Maria também gostava muito dele e os dois estavam pretendendo se casar.

Certo dia, Maria estava tranquila em seu quarto, rezando baixinho, quando, de repente, uns luz maravilhosa brilhou diante dela. Ela olhou admirada, sem saber o que estava acontecendo e ficou assustada quando viu que era um anjo do céu que estava ali. Ela até pensou que estava sonhando. E disse: Meu Deus! O que será isso?

Então o anjo disse a Maria: "Fique alegre, Maria, pois Deus está com você!" Maria ficou sem saber o que o anjo queria lhe dizer, mas ele continuou dizendo: "Não precisa ter medo, Maria. Você é uma jovem cheia de fé e até Deus admira você. Por isso, Ele a escolheu para ser a mãe do Salvador - do Menino Jesus. Você vai ficar esperando um bebê e, quando ele nascer, vai colocar nele o nome de Jesus. Esse nome significa "aquele que salva". Ele será muito importante, pois é o Filho de Deus. Vai ser como um rei poderoso e vai construir um reino diferente, que nunca vai ter fim".

Então, Maria perguntou ao anjo: "Como é que eu vou ter um filho, se nem sou casada ainda?" Mas o anjo respondeu a Maria: "Não se preocupe. Você vai ficar cheia do Espírito Santo e Deus vai fazer um milagre, para você ter um filho. Esse filho será santo, pois será o Filho de Deus. De Deus e de você. Você sabe, Maria, que, para Deus, nada é impossível".

Maria, então, disse ao anjo: "Tudo bem! Eu estou pronta para fazer a vontade de Deus. Eis aqui a serva do Senhor. Que Deus faça em mim o que for melhor, segundo a sua vontade." E então o anjo foi embora.
Maria ficou toda feliz, porque ia ser mãe de Jesus. E foi assim que o anjo do Senhor anunciou a Maria que, por meio dela, o Filho de Deus ia nascer entre nós.

Depois da partilha, concluí:

Deus queria enviar o seu Filho ao mundo, porque tinha muitas coisas bonitas para ensinar a todos nós. Mas Deus não quis agir sozinho. Preferiu contar com a boa vontade das pessoas. A primeira pessoa com quem Deus quis contar foi Maria. Ela foi escolhida para ser a mãe do Filho de Deus. Com o coração cheio de alegria, ela aceitou o convite de Deus e se colocou à disposição, para fazer a vontade do Senhor.
Encerrando, depois de resolver as atividades sobre o tema, rezamos de mãos dadas: "Ó Bom Jesus, nós te acolhemos com alegria, em nossa vida, com o mesmo carinho com que Maria te acolheu. Queremos que o Senhor fique sempre em nosso coração." Amém."

Rezamos também a Ave-Maria, destacando as etapas:
- Saudação do Anjo;
- Saudação de Isabel;
- Saudação da Igreja.

Ao final, cantamos "A Escolhida".


























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário