Páginas

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Festa da Ascensão do Senhor


Nosso encontro de hoje:
ASCENSÃO DO SENHOR

Hoje iniciamos o nosso encontro com a oração de Invocação ao Espírito Santo, depois rezamos uma dezena do Santo Terço. Neste mês estamos rezando toda semana um mistério gozoso do terço Mariano.

Após a oração inicial, perguntei às crianças se elas já estavam sabendo da festa que vai ter na Igreja neste domingo. Não?! Então vamos ficar bem quietinhos e prestar bastante a atenção que eu vou contar tudo! Pra começar, já fiquem sabendo que tá todo mundo convocado para participar e que, no final, todos terão uma missão para cumprir.

Mas, que festa é essa afinal? É a Festa da Ascensão do Senhor! Neste domingo, toda a Igreja celebra o fato de que Jesus, depois de enfrentar - e vencer - a morte na Cruz, tendo ressuscitado, assumiu seu lugar no Céu, ao lado de Deus Pai.

Já ouvimos falar que Nossa Senhora foi levada aos céus na Festa da Assunção. Mas com Jesus foi diferente e, por isso, sua festa celebra a ASCENSÃO. Jesus, sendo expressão filial de Deus, subiu aos Céus por graça e força próprias.

No calendário cristão, a Ascensão de Cristo celebra a subida de Jesus ao Céu 40 dias após a sua ressurreição.

Após ter ressuscitado, Jesus permaneceu na Terra entre seus discípulos durante 40 dias, período em que os instruiu sobre o Reino de Deus. Seu último momento de vida humana termina com sua subida aos céus e sua passagem para mundo divino. A cena é descrita na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 1,9-10 da seguinte maneira:

"Depois de dizer isso, Jesus foi elevado aos céus, a vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia."

Vem desse acontecimento a passagem da oração do Credo que diz "Subiu aos céus e está sentado à direita do Pai". A partir de ascensão, a presença de Jesus entre os homens se fez sob a forma de sacramento e na figura do outro.


Antes de voltar para junto do Pai, Cristo promete enviar o Espírito Santo para amparar seus discípulos na tarefa de distribuir a palavra de Deus ao mundo. E essa promessa é cumprida, tendo acontecido no dia de Pentecostes.

Vocês sabem o que é Pentecostes?
Não tendo mais Jesus com eles, os apóstolos e seus seguidores, estando Maria também presente ali, ficavam todos juntos dentro de uma casa rezando, rezando muito para que tivessem coragem de enfrentar o mundo e falar do que haviam conhecido, ouvido e testemunhado sobre Jesus, mas faltava-lhes ânimo, motivação para que isso acontecesse.
Acontece que um dia, enquanto estavam orando, veio um vento muito forte que abriu as janelas e entrou pela casa trazendo línguas de fogo que vinham do céu e a todos tocavam despertando-os, motivando-os a falar de Jesus para todos.

Ali aconteceu o Pentecostes, cinquenta dias após a Páscoa. Mas isso será assunto para o nosso próximo encontro...

Encerramos, rezando um Pai-Nosso e a oração do Anjo da Guarda.

























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário