Páginas

terça-feira, 7 de março de 2023

Jesus ama e acolhe com carinho todas as crianças

Nosso primeiro encontro:

REUNIDOS EM NOME DE JESUS


Hoje conheci minha nova turminha. Foi um encontro muito legal! 😍💖

Depois de acolher as crianças com muito entusiasmo, coloquei os crachazinhos que serão usados até que todos se conheçam. 


Em seguida, fizemos silêncio pra conversar com Deus. Fizemos o Sinal da Cruz (observei se todas as crianças sabem fazer o Sinal da Cruz corretamente).

Convidei a turma para erguer as mãos e repetir:
"Estamos reunidos, ó Senhor, começando os nossos encontros de catequese. Queremos aprender todas as coisas bonitas que o Senhor tem para nos ensinar. Pedimos que o Senhor nos abençoe, no começo desse encontro, para que o nosso coração esteja sempre pronto para acolher sua palavra e nós possamos formar uma turma muito unida e animada. Amém."

Como hoje o nosso encontro foi na igreja, aproveitei para levar as crianças até a Capela do Santíssimo, onde conversamos sobre como devemos conversar com Jesus. Fiz uma oração espontânea, agradecendo ao Senhor por cada catequizando que ele me confiou na missão de evangelizar, pedindo por eles, pelas suas famílias, pela Catequese. Depois disse às crianças que elas podiam conversar com Jesus assim, sem precisar ficar procurando palavras bonitas, que Jesus é o nosso melhor amigo, que devemos ficar muito à vontade pra falar com ele tudo que estiver em nosso coração. Convidei cada um a cumprimentar Jesus, dizendo: "Oi Jesus, eu sou o(a).... e ouvi o seu chamado. Eis-me aqui, Senhor!"

Depois da resposta ao chamado, em silêncio, voltamos para os nossos lugares, no interior da igreja, e, com o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal e a comunicação entre os pequenos, desenvolvemos a dinâmica "Unindo Corações". 💔

Iniciei, contando para eles a história: Uma linda amizade! 💖 (Ver abaixo).

Nessa dinâmica, usamos coraçõezinhos de papel cortados como em quebra cabeça para que as crianças encontrassem a outra metade. Quando todos encontraram seus pares, orientei para que apresentassem o seu par aos demais coleguinhas. Ficou combinado que durante essa semana eles irão rezar pelo coleguinha que completou o seu coração.


Terminada a dinâmica, conversamos sobre como é bom ter amigos, e o que é ser amigo segundo a Bíblia.

A amizade normalmente surge quando pessoas encontram coisas em comum e gostam da companhia um do outro. Mas nem todos os amigos são bons amigos. Se queremos ser bom amigo, segundo a Bíblia, existem algumas coisas que podemos fazer, como: Orar por nossos amigos, fazer tempo para nossos amigos, ser honesto, oferecer ajuda, perdoar e pedir perdão... Fazendo o nosso melhor, Deus nos ajudará a ser um bom amigo e a encontrar bons amigos.

A seguir, disse às crianças: "Bom, agora que já nos conhecemos, quero saber: Você já ganhou algum presente? O que você mais gosta de ganhar?" (Deixei que falassem).

Depois de ouvir as crianças, passei para a segunda dinâmica, a Dinâmica do Presente: Levei uma caixa bem bonita e coloquei uma gravura com a imagem de Jesus. Pedi a cada criança que fosse até a mesa e visse o presente maravilhoso que elas ganharam. Falei que qualquer pessoa pode ganhar esse presente, basta querer. Pode ser criança, adulto, idoso. Orientei que era pra olhar o presente dentro da caixa e voltar para o seu lugar sem contar para os coleguinhas o que viu.


Depois que todos viram, perguntei se gostaram do presente. Todos disseram que sim.


(Aqui eu procurei saber o que eles já conhecem sobre Jesus, fazendo algumas perguntas, e deixando-os bem à vontade para responder).

Perguntei o que cada um veio buscar na Catequese e por que estamos reunidos? Comparei a Catequese com o fazer um novo amigo, começando com a pergunta: Como nasce uma amizade entre duas pessoas que não se conhecem?

A Catequese é um caminho para nós tornarmos amigos íntimos de Jesus. Cada um teve uma motivação para estar aqui, mas a principal foi acolher o chamado de Jesus e dar uma resposta a esse chamado.

Jesus é o melhor presente de Deus para mim e para você... É ele o maior presente que uma pessoa pode receber. Por mais que eu goste de receber presentes e ame presentear, sei que nenhum presente jamais poderá ser comparado ao que Deus nos deu. Esse presente é a nossa esperança.. Jesus é a paz, a luz, o caminho, verdade, vida, alegria, direção e a única fonte que sacia a nossa sede. Quando precisamos de um amigo, Jesus é esse nosso amigo que nunca nos falta. Ele é o nosso abrigo, refúgio, proteção e socorro em tempos de aflição. E quando estamos felizes, Jesus está ao nosso lado se alegrando com as nossas vitórias.

Mais que a vida aqui, Jesus é o presente da salvação e garantia de vida eterna no céu.

Coloquei a música "Ele me ama", do Nelsinho Corrêa, para ouvirmos.

Continuando, disse: Na Catequese vamos conhecer histórias sobre os mais belos encontros de Jesus. Em sua passagem pelo mundo, Jesus se encontrou com muitas pessoas, em momentos especiais. E todos aqueles que se encontraram com ele saíram muito alegres e animados. Para todos Jesus tinha uma palavra de incentivo. Na história de hoje, do texto de Mc 10,13-16, Jesus se encontra com um grupo de crianças.

Narrei o texto bíblico (Jesus e as crianças).

Depois da partilha da Palavra, concluí: Jesus ama e acolhe com carinho todas as crianças. Ele quer que elas se aproximem dele para que ele possa abençoá-las e protegê-las. As crianças, desde pequenas, já precisam da proteção de Jesus. Jesus as quer perto de si, pois ele as ama como são. Hoje ele nos chama a estar mais perto dele na caminhada na Catequese que estamos iniciando. Somos convidados a conhecer mais a Jesus e seus ensinamentos.

Encerrando, convidei as crianças para a oração.

Rezamos juntos: "Ó bom Jesus, somos crianças e gostamos do Senhor. Nós lhe agradecemos, porque o Senhor nos ama e nos acolhe com carinho. Queremos sempre viver unidos ao Senhor. Queremos sempre ir ao seu encontro. Amém!"

Abaixo, a história que contei na primeira dinâmica (Autora:Minéia Pacheco - www.mineiapacheco.com.br)

História: Uma linda amizade!

Maria e Gabriel estudavam na mesma sala de aula há anos, eram muito amigos. Todos os dias saíam juntos da sala na hora do recreio para lanchar e brincar. Era uma linda amizade, até que um dia Gabriel ficou muito doente e não pôde mais ir à escola. Passaram-se vários dias sem o colega aparecer, e Maria já estava começando a ficar triste pelo cantos da escola sentindo a falta do amigo. Outras crianças tentaram conversa com ela, porém, nada resolvia. Sua professora estava preocupada, pois até o rendimento dela em sala de aula havia baixado, e chamou-a para conversar:

- Querida Maria, o que anda acontecendo com você? Estou te notando tão triste e até na sala de aula você não participa mais como antes. Tem alguma coisa te preocupando?

- Sabe o que é professora? (Maria falou).

- O que? Diga...

- Estou com saudades do meu amigo

Gabriel, ele não está mais aqui comigo e isso me deixa muito triste. Quero que ele volte logo para nossa escola.

- Mas Maria, você não pode agir assim.  Sei o quanto você e Gabriel são amigos, admiro muito a amizade de vocês, porém, você não pode ficar assim. Ele não iria gostar de ver você triste.

- Eu sei professora! 

- Já falamos com a mãe dele e ela nos falou que ele estava se recuperando bem  e que no máximo daqui a duas semanas estará de volta. Quando ele voltar vai precisar de você para ajudá-lo com as atividades das aulas que perdeu. Se você continuar assim desinteressada, como vai poder ajudá-lo?

- Tá certo professora, obrigada por conversar comigo, estou bem melhor agora e irei prestar muita atenção na aula, não quero que Gabriel se prejudique por minha causa.

- Muito bem!

E desde essa conversa com a professora, Maria deixou a tristeza de lado e passou a prestar bastante atenção na aula. A cada dia ficava super ansiosa, esperando a volta do querido amigo à escola.

Já havia passado mais de duas semanas, e quando Maria entrou na sala de aula viu que seu GRANDE amigo Gabriel estava lá. Sua felicidade foi imensa! Os dois conversaram muito e Maria lhe prometeu que iria ajudá-lo com todas as atividades que ele havia perdido com o tempo que passou sem ir à escola. Gabriel ficou feliz e agradeceu.

- Maria, você é um verdadeira amiga, obrigado!

(Crianças, é muito bom ter amigos trate-os sempre com carinho!)

💞

Conversando sobre a história:

Perguntar às crianças o que mais gostaram na história, e depois de ouvir o que cada uma quiser falar, comentar:

Cada pessoa nasce com um coração aberto ao mundo. Quando somos crianças, nosso coração é muito maior que nós. Mas ao passar dos anos, o coração parece encolher, tornando-se cada vez menor: cada vez confiamos menos nas pessoas.

No mundo em que vivemos a verdadeira amizade não é muito frequente; muitas pessoas egoístas esquecem-se que a felicidade está no amor desinteressado que a gente brinda com os outros.

O que é ser amigo segundo a Bíblia?

A Bíblia diz que ser amigo é amar em todos os momentos (Provérbios 17,17). A característica principal de uma bom amigo é o amor. Quem tem amor por seus amigos os tratará da melhor maneira.

A amizade é algo que se constrói com tempo e dedicação. E o ponto de partida par ser um bom amigo é o amor. A Bíblia mostra que o amor é a base de todo bom relacionamento, porque muda a perspectiva. Em vez de focar apenas em você e suas próprias necessidades, quando você tem amor você concentra no bem dos outros (Romanos 12,10).

Se você quer ser um bom amigo, segundo a Bíblia, existem algumas coisas que podemos fazer:

Ore por seus amigos: Orar é uma coisa que você pode fazer perto ou longe de seus amigos. Quando você pensa em seus amigos, ore por eles. Assim, você estará abençoando seus amigos (Telassonicenses 5,25).

Faça tempo par seus amigos: Amizades exigem tempo. Combine ocasiões para estar com seus amigos e fazerem coisas juntos. Isso mostra que você está interessado em seus amigos e aprecia sua companhia. Procure também estar disponível nos tempos difíceis, quando seus amigos precisam de um ombro amigo. Um bom amigo é amigo em todas as ocasiões. Partilhe as alegrias e as tristezas com seus amigos (Provérbios 27,10).

Seja honesto: Um bom amigo não mente. Fale a verdade, mas com amor (Efésios 4,25). Por vezes você vai se encontrar em situações complicadas onde a saída mais fácil seria contar uma mentira, mas essa não é a solução. É melhor ser honesto, para o bem de seu amigo, do que inventar mentiras só para agradar (Provérbios 27,5-6).

Ofereça ajuda: Não adianta dizer que você ama seus amigos se você não os quer ajudar. O amor se revela mais nas ações do que nas palavras (1 João 3,18). Seus amigos precisam saber que podem contar com você. Existem muitas formas como amigos podem ajudar uns aos outros: com conselhos, ajuda material, dando caronas, ajudando com mudanças, escutando seus problemas... Esteja atento às necessidades de seus amigos e pense em formas de ajudar.

Perdoe e peça perdão: Nenhum amigo é perfeito. Todos vão errar, até seus amigos mais próximos. Por isso, é importante aprender a perdoar, O amor ajuda a perdoar as ofensas de seus amigos, largando o rancor e começando de novo (1 Pedro 4,8). Você também vai errar. Mas um bom amigo sabe ser humilde e pedir desculpa. Se você realmente valoriza seus amigos, você vai querer se reconciliar. Pedir perdão faz uma grande diferença.

Por fim, lembre-se que, como diz Santa Teresa, as verdadeiras amizades são aquelas que “desejam ardentemente que o amigo tenha amor a Deus”. Portanto, baseie-se nesse princípio para encontrar bons amigos. 

Peça a Deus que, além de ter grandes e boas amizades, você também seja um bom amigo, alguém que leva o outro rumo à santidade.

 

REGISTRO DE ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO
























































LEMBRANCINHAS DE BOAS-VINDAS












Nenhum comentário:

Postar um comentário