Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2022

A Oração que Jesus nos ensinou

 

A ORAÇÃO DO SENHOR: PAI NOSSO

Hoje convidei os catequizandos para uma experiência diferente: Com uma música instrumental bem suave, antes da oração, fizemos um momento de relaxamento (ver abaixo).

Para rezar é preciso preparar o corpo e a alma, e alguns "exercícios" de relaxamento podem ajudar. Sempre que fazemos esse "relaxamento" nos encontros com as crianças, sinto que as orações ficam muito mais verdadeiras.

Após o relaxamento, agradecemos a Deus por estarmos ali reunidos, com o coração cheio de paz e de alegria. Estamos felizes, pois sabemos que o Senhor é um pai bondoso, que sempre cuida de nós com amor. Por isso, queremos viver como seus filhos amados, sempre unidos ao Senhor. Amém!

O cristão é uma pessoa que ora porque através da oração entra em diálogo com Deus. A oração é o diálogo entre Deus e o ser humano. O que é preciso para se fazer uma oração? Onde costumamos fazer nossas orações? Quem costuma rezar em casa?

Em que momentos? Quais são as orações que conhecemos?
Depois de ouvir as respostas, li com os catequizandos diversos textos que falam de oração:

No Evangelho, Jesus diz: "Pedi e recebereis, buscai e achareis..." (Lc 11,9). Jesus também pedia ao Pai... Agradecia... Conversava...
Sabe o que é isto? Isto é oração.

Quando Jesus rezava? De manhã (Lc 6,12); de noite (Mc 1,35); nas alegrias (Lc 10,21); na tristeza (Lc 22,41); pedindo (Lc 23,34 - Jo 17).

É necessário rezar: Com confiança, acreditando que Deus pode tudo: (cf Lc 12,22s; 11,11-13). Com perseverança, isto é, todos os dias, sempre (cf Lc 11,5-8).

Lidos os textos, voltei a perguntar:
  • O que é orar? 
  • Como pode ser essa oração? 
  • Quando podemos rezar? Existe momento determinado? (Esperei a resposta). Em seguida, lembrei-lhes dos momentos em que Jesus rezava.
Continuei perguntando: 
  • Como devemos rezar? 
  • O que é confiança? 
  • O que é perseverança? 
(Ouvi as respostas e complementei com explicações).

Jesus é o nosso Mestre e nos ensina que devemos amar a Deus e conversar com Ele, seguindo o seu exemplo. Ele nos ensina a chamar Deus de Pai.

Um dia, quando Jesus estava rezando, seus discípulos, vendo o seu modo de conversar com Deus, a quem chama de Pai, pediram: "Senhor, ensina-nos a orar." (Lc 11,1). Vamos ver o que Jesus respondeu? Abrir a Bíblia em Mateus 6,9-13).

Partilha: O que a Palavra fala para mim, para nós?

Certamente todos nós fazemos orações espontânea e algumas orações nós aprendemos de cor. Jesus sempre fazia oração, sabia rezar os salmos, falava com o Pai. Um dia seus discípulos pediram que os ensinasse a rezar e ele ensinou a oração que ficou conhecida como "Pai nosso". Como foi Jesus quem ensinou esta oração, também é chamada de Oração do Senhor. Na Bíblia, encontramos essa oração em Lucas 11,1-4 e em Mateus 6,9-13.

Na primeira parte, chamamos Deus de Pai nosso. Logo após fazemos sete pedidos.

Passei então a explicar cada parte da oração.

Concluindo, a oração do Pai-Nosso é a oração dos filhos de Deus. Somos nós - os filhos - conversando com Deus - nosso Pai - pedindo a Ele que olhe por nós e cuide de nós com amor, ajudando-nos a ser felizes. Devemos ter toda liberdade de conversar com Deus, dirigindo-nos a ele como um amigo de confiança. Isso nos ajudará a viver em profunda união com Ele. E essa união nos ajudará a viver em paz. Deus abençoa a todos nós, seus filhos, e nos convida a viver sempre unida a ele.

Encerrando, rezamos juntos o Pai-Nosso.


Sobre o mesmo tema:
Aprendendo a orar com Jesus
https://mgathe.blogspot.com/2016/12/a-oracao-do-senhor-pai-nosso.html



Exercício de Relaxamento 
(Ângela Rocha - Catequistas em Formação)

Para rezar é preciso preparar o corpo e a alma, fazer alguns “exercícios” de relaxamento pode ajudar, mesmo que as crianças não sejam lá muito adeptas ao “relaxamento”. Claro que é necessária uma certa adaptação, mas tenho sentido que nos encontros, quando uso algo parecido com o roteiro abaixo, as orações ficam um pouco mais verdadeiras.

- Peço para que todos, sentadinhos mesmo, coloquem os dois pés firmemente no chão e fechem os olhos...

- Coloquem as mãos nos joelhos... respirem fundo... uma, duas, três vezes...

- Sintam a energia de vocês, que vem lá da ponta dos pés, subindo, subindo... agora está nos joelhos... subindo pelo estomago, pelas mãos... sinta chegar ao coração, aos pulmões... aos ombros... e sinta todo o peso sair deles...

- Sinta... você está leve... respire fundo, pausadamente... Levante as mãos... pressione um pouquinho os polegares contra os ouvidos, escute a sua respiração... o silêncio do seu coração...

- Agora, ainda de olhos fechados, baixe as mãos...

- Vamos levar Deus aos nossos pensamentos, contar a ele o que vai em nossos corações, nossos medos, nossas culpas... vamos pedir perdão... e pedir a Jesus que nos ajude a ser melhor... e Ele perdoa... e nos dá essa graça e afirma que não nos abandonará nunca!

- Agora agradeça e lembre de tudo de bom que Deus colocou em sua vida e louve, louve silenciosamente a Deus, agradeça o dom da vida... e bem devagar, saboreando cada palavra, sentindo cada frase, vamos rezar o Pai Nosso.

Pai Nosso, que estais no céu...

- Agora, bem devagar, abrindo os olhos, esticando os braços, espreguiçando, levantando... remexendo tudo e dando aquele sorriso... Vamos lá? Vamos fazer um encontro maravilhoso?








































Nenhum comentário:

Postar um comentário