Páginas

domingo, 22 de maio de 2022

Maio, mês de Maria

Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja



Iniciamos o nosso encontro rezando juntos: "Ó bom Jesus, nós te acolhemos com alegria em nossa vida, com o mesmo carinho com que Maria te acolheu. Queremos que o Senhor fique sempre em nosso coração. Amém!"

Depois rezamos a Ave-Maria. Antes de rezar, falei sobre cada parte da oração (saudação do Anjo, saudação de Isabel e saudação da Igreja), explicando que é uma oração que lembra a missão de Maria, mãe de Jesus.

Depois da oração, passamos para o nosso tema de hoje:

Todos nós temos pessoas especiais que convivem conosco. Quem são essas pessoas na vida de vocês? (Deixei que partilhassem). Jesus também teve algumas pessoas especiais em sua vida. Uma delas foi a sua mãe. Hoje vamos falar mais um pouco sobre ela. Vocês sabem como ela se chama? Quem era Maria? O que vocês sabem sobre ela?

Falei da promessa feita por Deus: "Eis que Virgem conceberá e dará à luz um filho." (Isaías 7,14).

Antes do nascimento de Jesus, o povo esperava que Deus enviasse um salvador. Para o povo, esse salvador iria libertá-lo do poder de outros povos que o dominavam e iria construir um mundo novo. No meio desse povo havia uma jovem chamada Maria. Era noiva de um homem chamado José. Antes de se casar com ele foi escolhida por Deus para ser a mãe do Filho de Deus, que viria ao mundo como Salvador, mas um Salvador um pouco diferente do que o povo esperava.

Leitura: Lucas 1,26-38

Um anjo anuncia a Maria a boa notícia de que seria Mãe do Salvador. E o Anjo conta que ela será a Mãe de Jesus por obra de Deus. Maria acolhei esse anúncio com um grandioso "sim".

Algum tempo depois nasceu Jesus. Maria cuidou dele, o criou, o educou e o seguiu como discípula até a morte dele.

Destaquei algumas ações de Maria com Jesus: ensinou a andar, alimentou, ia à sinagoga (igreja), ensinou a respeitar as pessoas, ser responsável, a rezar... Maria era uma dona-de-casa obediente aos costumes de sua época: tecia e fiava (fazia panos), ia à fonte pegar água, cuidava da casa, fazia comida, conversava com as vizinhas, ia à casa de orações, visitava parentes.

Levei-os a perceber que suas mães têm um pouco de Maria, deixando-os identificar.

Maria, a Mãe de Jesus sempre esteve presente na vida dele. Era também sua seguidora. Ela sempre foi um modelo para a Igreja de discípula fiel.

A Igreja dedica a Maria todo o mês de maio. No dia 31 de maio celebramos a visita de Maria a Isabel. Nesse mês são realizadas muitas orações pedindo que ela interceda por nós junto ao seu Filho. Muitas comunidades fazem a Coroação de Nossa Senhora, onde as crianças se vestem de anjo e levam flores, o manto e a coroa para ofertar a ela. Outra forma de oração é o Terço.

Depois conversamos sobre os vários títulos e apelidos carinhosos dados por nós católicos a Maria, explicando que alguns têm origem em aparições e outros por razões e fatos diversos, para que entendessem que todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus.

Encerrando, fizemos preces com a resposta de todos ao final de cada uma: "Ajude-nos, Mãe de Jesus!
💖Por todas as mães do mundo, para que sejam amadas pelos seus filhos!
💖Para que todas as mães possuam muita saúde!
💖Por todas as mães que trabalham para sustentar sua família!
💖Para que todas as mães procurem em Nossa Senhora o exemplo de mãe!

💖Por todas as mães idosas, para que jamais sejam abandonadas pelos seus filhos!
💖Por nós, os filhos, para que saibamos amar e respeitar nossas mães!

(Deixei livre para que os catequizandos acrescentassem espontaneamente alguma prece pessoal).

A seguir, disse-lhes: Amanhã, dia das mães, vamos demonstrar de modo especial o nosso carinho às nossas mamães. Que tal, um cafezinho na cama, ajudar nas pequenas tarefas do lar, fazer um agrado diferente...?

Finalizando, rezamos juntos a oração da Ave-Maria.






















Lembrancinhas para as mamães: Tercinhos feitos por mim! 💖







Nenhum comentário:

Postar um comentário