Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2022

Quais são os Sacramentos de Iniciação Cristã?


As férias chegaram ao fim! Estamos de volta à Catequese!

Depois da oração inicial, retomamos o nosso estudo sobre os Sacramentos, antes, porém, relembramos o que é o Ano Litúrgico e marcamos no nosso "relógio litúrgico" o Tempo que estamos vivenciando.


OS SACRAMENTOS 

Os Sacramentos são sete, e são divididos em três grupos: SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ, SACRAMENTOS DE CURA  e SACRAMENTOS DE  SERVIÇO E COMUNHÃO.

Vimos hoje os SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ: Batismo, Eucaristia e Crisma.

A Iniciação é o caminho que vamos percorrendo para aprender pela prática o que fazemos, o porque fazemos e o mistério que está escondido nas coisas que fazemos.

Na Iniciação Cristã o Mestre é Jesus, que nos convida a viver em comunidade. Nossos encontros de Catequese são um caminho para aprendermos a viver em comunidade.

O primeiro passo deste caminho é o Batismo, que nos mergulha em Cristo.

Como batizados, já crescidos, somos convidados a participar da missa até compreendermos o mistério que está escondido no pão e no vinho - o Corpo e Sangue de Jesus. Quando compreendemos este mistério, é hora de "comungarmos".

A Primeira Comunhão é o passo que cria em nosso coração o desejo de comungarmos com Jesus todos os domingos na Eucaristia.

A Crisma é o Sacramento que nos fortalece com o Espírito Santo - dom de Deus - para testemunhamos a Comunhão com Cristo que celebramos na Eucaristia.


Leitura: Lucas 2,41-52

Os meninos, no tempo de Jesus, quando completavam 12 anos eram levados ao Templo para começar sua vida adulta. Esta era a iniciação na vida do povo de Jesus e acontecia numa das grandes festas do Povo.

Jesus vai à festa, começa a ser reconhecido como adulto no meio do povo e fica no Templo como gente grande. Maria e José não compreendem porque ele ainda é um menino. Como acontece com os adolescentes, aconteceu com Jesus: já era grande para ser considerado criança e ainda era pequeno para ser considerado adulto.

É por isso que depois de dizer aos seus pais que o Templo era a Casa de Deus que era seu Pai do Céu, ele voltou para casa e continuou seu caminho de crescimento.


Oração Final: 

O reencontro de Jesus com Maria e José e sua obediência quando volta para casa são um bom exemplo para nós. Rezemos juntos respondendo a Palavra:

"Senhor Jesus, tu que também foste menino, ensina-me a viver a minha infância e adolescência, crescendo como tu, em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Ensina-me a ser obediente e a aprender com amor as coisas que tu me ensinas para viver em tua Igreja. Amém!

































Nenhum comentário:

Postar um comentário