Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2022

Quais são os Sacramentos de Cura?



SACRAMENTOS DE CURA

Iniciamos o nosso encontro lembrando que estamos no tempo quaresmal, e que amanhã será o segundo domingo da Quaresma.  Fizemos oração espontânea e, em seguida, entreguei a cada catequizando um cartão em formato de camiseta, com o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade. Rezamos juntos.

Terminada a oração, perguntei às crianças como se sentem quando estão doentes? O que a doença faz com o nosso corpo? Gostamos de brincar, de correr, de conversar, quando estamos doentes?

Depois de ouvi-los, anunciei o tema desse encontro, que foi os Sacramentos de Cura: a Penitência (Confissão ou Reconciliação) e a Unção dos Enfermos. Estes dois Sacramentos são chamados de Cura porque o pecado que nos afasta de Deus nos torna doentes na mente, no espírito e no coração. E a doença verdadeira é aquela onde Deus já não está presente.

Pelos Sacramentos de Cura, Deus vem ao encontro de quem está sofrendo, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, dando-nos a vida que não passa.

Na Igreja, mediante a ação sacramental do sacerdote, é o próprio Jesus que nos oferece o perdão de Deus e a cura de nossas doenças e feridas.




Leitura: Mc 2, 1-12

O texto mostra que Jesus estava ensinando e que havia um grande número de pessoas, dentro da casa, sem espaço algum para entrar ou sair. E é ai que aparece um grupo de amigos, motivados por sua fé e tamanha compaixão de um dos seus, que era paralitico, e o levam até Jesus.

Mas com tão grande multidão como é que eles fariam para apresentar o seu amigo paralítico em uma maca?



"(...) É neste ambiente em que aparecem os amigos do miserável paralítico. Seus amigos, que pelo simples fato de serem amigos de um doente já mostravam que não se viam melhores ou piores que o pobre paralítico. Dentre tantos obstáculos do seu dia-a-dia se deparam com maior do que poderiam imaginar. Uma enorme multidão a ponto de não terem espaço para fazerem chegar o paralítico diante de Jesus. Apenas o levaram movidos por essa fé. E é graças a ela e só por ela, eles conseguiram encontrar uma solução para a doença do seu amigo. A fé supera tudo. A fé em Jesus faz da pessoa mais do que vencedora. Pois como vimos, não obstante a casa cheia e por isso o paralítico não podia entrar, eles perseverantes, confiantes e esperançosos lutaram até ao fim. E o fim foi encontrar um furo e por ele fazê-lo descer.


Graças a ousadia daqueles homens, onde não havia lugar para os excluídos, se tornou o lugar da cura e da libertação de todos os pecados. É assim que Deus vem ao encontro dos que n’Ele esperam e confiam! Os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mudos falam, os coxos andam, a boa nova é anunciada aos pobres. Quer dizer os céus se abrem para acolher todos aqueles que renunciando a vida do pecado se entregam a Deus." (Homilia Canção Nova)

💟 Esta passagem une em si os dois sacramentos de cura.

💟 Jesus sente em seu coração que o homem estava paralisado por causa de seus pecados e de suas fraquezas. Ao chamar este homem de "meu filho", Jesus assume a ação de Deus que quer a vida para seus filhos e ao oferecer-lhe o perdão, acorda nele a força da vida que estava dormindo, cura seu espírito, seu coração, sua alma.

💟 A partir deste momento, o paralítico já tinha em si a força de Deus, mas foi am Palavra de Jesus que lhe ordenou levantar-se, pegar seu leito e ir para casa. O Sacramento da Unção dos Enfermos é esta graça de curar fisicamente o corpo que sofreu por causa das fraquezas e dos pecados que são cometidos.

💟 Muitas pessoas hoje ainda estão paralíticas. Crianças e jovens que acabam ficando viciados em drogas, que não conseguem sair de dentro do quarto porque ficam o tempo todo no videogame, quem bebe, fuma, e é vítima da tristeza e da raiva... tudo isso é pecado e doença que paralisa e nos impede de ir a Jesus.

💟Os quatro homens levaram o homem paralítico ao encontro de Jesus. Hoje quem nos leva a Jesus, como naquele tempo, são as pessoas de fé que se reúnem nas comunidades; são nossas catequistas, são pessoas mais adultas que já se encontraram com a graça do perdão na comunidade e agora desejam que também nós a encontremos.


Oração final:

🙏 Como resposta à Palavra, rezamos hoje por todas as pessoas que estão sem força para caminhar, pelos doentes, por todos os sofredores e angustiados. Pedi que lessem ou pensassem na pessoa cujo nome escreveram antes no papel que cada um recebeu.

💓A seguir, convidei as crianças para que ficassem inclinadas, e em silêncio, rezassem pedindo um coração puro. Nesse momento, fiz a imposição das mãos sobre todos, e ao mesmo tempo fiz uma oração pela saúde dos meus catequizandos.


ORAÇÃO PELA SAÚDE DAS CRIANÇAS


Jesus, Filho amado de Maria e José, que no lar de Nazaré, aprendeu as primeiras palavras de amor, olha com compaixão para as nossas crianças que, no olhar singelo e simples, emanam a pureza das almas santificadas. Que elas cresçam na graça de Tua misericórdia.
Concedei-lhes saúde de corpo e alma, sabedoria nas fases de crescimento, discernimento na adolescência, segurança diante dos medos, vitória na luta contra o mal.
Acompanhai com Tua ternura cada mãe aflita.
Amparai-as, socorrei-as, e nunca as desamparai!
Senhor, Príncipe do Amor, que Teus Anjos da Guarda sempre protejam a vida de ........... (nomes dos catequizandos, do seu filho e/ou de uma outra criança que esteja precisando de oração).
Menino Deus, que cresceste sendo amado, no doce colo da Virgem Maria, acolhei nossa súplica pelos pequeninos de nosso coração.
Amém!

🙌 Finalizando, fiz a imposição das mãos sobre cada um.  
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário