Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Os Dez Mandamentos de Deus (Amor a Deus e ao Próximo)


Amor a Deus e ao próximo

Os dez mandamentos de Deus são as suas ordens e conselhos ao mesmo tempo. Deus os deu ao seu povo que estava a caminho para uma vida livre na Terra Prometida (Canaã). A observância dos mandamentos preservaria-o de não cair novamente na escravidão. Essa Lei da vida nova foi dada por intermédio de Moisés, no Monte Sinai (Êxodo 20,1-17 e Deuteronômio 5,6-22).

Os mandamentos não foram pensados por Deus como um jugo pesado para limitar a liberdade e a felicidade do homem. Pelo contrário, eles são o caminho seguro para a felicidade e para a realização humana.

Toda a Lei do Antigo Testamento Jesus resumiu em apenas dois mandamentos, ou seja, num Grande Mandamento de Amor: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as suas forças e com todo o teu entendimento; e amarás o próximo como a ti mesmo."

Hoje vimos como, na caminhada do deserto, o povo foi percebendo quais eram as orientações que Deus desejava que o povo seguisse. Quais os ensinamentos principais de Deus, para que o povo pudesse viver em paz e para que conquistasse sua liberdade. E o povo, compreendendo a vontade de Deus, faz uma promessa importante: a promessa de ser fiel. 

O povo fez um trato de seguir os mandamentos de Deus. Esses mandamentos eram muito importantes porque ajudariam o povo a viver em paz. Deus prometeu acompanhar sempre o povo. E o povo prometeu seguir sempre a Deus. Esse foi o trato. 

Os mandamentos de Deus são um caminho seguro para quem deseja viver em paz e ser feliz. Ainda hoje, é preciso segui-los para que Deus possa nos guiar sempre. Nós aprendemos com o povo de Deus como devemos amar a Deus e seguir seus mandamentos.

Deus fez um pacto de amizade, uma aliança com o seu povo e, no Monte Sinai, entregou a Moisés, que era o líder do povo, as tábuas contendo os mandamentos. Essa Lei indica o caminho seguro e feliz para viver bem e em paz com Deus, com o próximo, com a natureza e consigo mesmo.

Ao apresentar os mandamentos, traça, para cada um de nós, em particular, o caminho de uma vida livre da escravidão do pecado. Os mandamentos não podem ser compreendidos apenas como proibição, mas sim como projeto de uma vida saudável e frutuosa. Os três primeiros falam do nosso encontro, da nossa relação com Deus:

1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar Seu Santo Nome em vão.
3. Guardar domingos e festas de guardas.

Nos restantes, Deus nos ensina a viver em paz e fraternidade:

4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra a castidade.
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não desejar a mulher (nem o homem) do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.


Vivenciar os mandamentos hoje significa seguir a própria orientação que Jesus Cristo deu quando lhe perguntaram sobre o maior mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo (cf. Mc 12,30-31).

Se nos amamos de fato, não queremos fazer nada que nos prejudique. Se amamos o próximo como a nós mesmos, jamais lhe faremos algo que o magoe, o machuque ou o humilhe.


Dinâmica:

As tabuinhas foram feitas de EVA e cartolina, e os números com tampinhas de caixas de leite. Separei a turma em duas equipes, cada uma com dez tabuinhas para que encaixassem as tampinhas de acordo com o mandamento (Êxodo 20).



Podemos premiar a turma vencedora. Levei uma caixa de bombons para que o grupo que mais acertou dividisse entre eles, ou seja, todos ganharam. Assim eles vão aprendendo que é importante partilhar. rsrs 

❤❤❤

Roteiros de encontros sobre os Mandamentos:
https://mgathe.blogspot.com/2018/09/amar-deus-sobre-todas-as-coisas-e-ao.html
https://mgathe.blogspot.com/2016/05/amor-deus-e-ao-proximo.html
https://mgathe.blogspot.com/2014/03/mandamentos-caminhos-para-alcancar_8.html









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário