Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Amor ao Próximo (os Mandamentos de Deus)

 

Muito feliz porque mais uma vez a turma estava completa! ❤❤❤

Depois de acolher o grupo com muita alegria, convidei os catequizandos para rezarmos juntos uma dezena do terço. Nesse mês de outubro, em cada encontro vamos rezar uma parte do terço, porque assim não cansa as crianças. Para que fiquem atentas, entrego uma rosa ao primeiro, que reza a primeira Ave-Maria e, em seguida passa a rosa para o próximo coleguinha, que vai rezar e passar para o terceiro, e assim sucessivamente, permitindo que todos participem.

É muito importante ensinar às crianças a rezar o terço! Elas gostam e têm curiosidade em aprender os mistérios. E é uma maneira muito eficiente de ensinar as principais orações: Sinal da Cruz, Creio, Pai Nosso, Ave Maria, Glória e Salve Rainha.

Encerrada a oração, contei para eles a história de Nossa Senhora Aparecida, mas antes perguntei-lhes: Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a mesma Nossa Senhora, Mãe de Jesus? Imaculada Conceição... Quem é essa linda Senhora? (Deixei que falassem).

Disse-lhes: Isso mesmo! É Maria! Foi ela quem Deus escolheu para ser Mãe de seu Filho, Jesus!

Perguntei: Será que existem muitas Nossas Senhoras?

Então falei que, na verdade, Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e nossa, é uma só. E por que uma única Mãe com tantos nomes? Após explicar a razão, conversamos sobre a origem de alguns títulos que nós católicos, carinhosamente, denominamos nossa Mãezinha do Céu. 

E, em seguida, passamos a conhecer um pouco sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do nosso país.

Terminada a história, passamos para o nosso tema de hoje...

Dei início fazendo memória do encontro passado, em que falamos sobre o Amor a Deus: Vimos que amar a Deus sobre todas as coisas significa colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida, ou seja, significa que não podemos amar a ninguém, nenhuma coisa, nenhuma situação mais do que a Ele. Podemos dizer que colocar Deus em primeiro lugar é viver o que Jesus disse quando uma pessoa perguntou a Ele qual é o primeiro de todos os mandamentos: "O primeiro de todos os mandamentos é este: ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento." (Marcos 12,28-30)

Em seguida, mostrei-lhes mais uma vez os dez mandamentos (fiz cartões com cada mandamento) e pedi que apontassem quais os mandamentos se referem ao amor a Deus e quais os que se referem ao amor ao próximo.

Lembramos que nos dez mandamentos, os três primeiros falam do amor a Deus:  1) Amar a Deus sobre todas as coisas; 2) Não tomar seu santo nome em vão; 3) Guardar domingos e festas de guarda. Os outros sete mandamentos falam do amor ao próximo. 

Destaquei, então, os sete últimos mandamentos que falam do amor ao próximo, que foi o tema de hoje.

Convidei a turma para abrir a Bíblia em Lucas 10,25-37, onde é narrada a Parábola do Bom Samaritano.“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” (Lc 10,33-34)

Fizemos uma reflexão sobre essa Parábola de Jesus, que fala do amor e cuidado ao próximo.

Em Marcos 12,30-31, Jesus resume os dez mandamentos em dois: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento" e "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Jesus nos diz que não há outro mandamento maior do que estes.

No encontro de hoje, Jesus nos convida a amar o próximo como a nós mesmos. O que isso significa? Você se ama? Ama a sua vida? 

Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, Ele nos ensina a amar o nosso próximo como a nós mesmos. Quando amamos o outro como amamos a nós mesmos, queremos para o outro tudo o que queremos para nós mesmos e assim partilhamos o que temos. Por isso, precisamos querer bem a nós mesmos, precisamos nos valorizar e nos respeitar. Precisamos ser os primeiros a nos reconhecer como pessoa e como filhos de Deus. Se eu não reconheço o meu valor, não vou enxergar valor no outro... Se eu me amo pouco, vou amar pouco os outros, não vou respeitá-los.

Depois de perguntar às crianças o que elas entendiam sobre cada mandamento, quis saber se ainda tinham dúvidas sobre algum deles;  então expliquei mais uma vez o significado de cada um.   

Assim encerramos o nosso tema que fala dos Dez Mandamentos, que foi dividido em três encontros: 1. Amor a Deus e ao Próximo; 2. Amor a Deus; 3. Amor ao Próximo.
Talvez na próxima semana eu faça uma revisão no assunto desse último encontro, sobre o Amor ao Próximo, porque as crianças já estavam bem agitadas e nem deu tempo de fazer as atividades que havia preparado.

Antes da oração final, todos tiraram fotos junto ao painel de Nossa Senhora que preparei e levei para o encontro... ficaram lindos! ❤




Fotos da turma no final da página... e das lembracinhas também.


❤❤❤































Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe Santíssima, abençoai as nossas crianças, que vos são confiadas. Guardai-as com cuidado maternal, para que nenhuma delas se perca. Defendei-as contra as ciladas do inimigo e contra os escândalos do mundo, para que sejam sempre humildes e puras. Amém!!!












































Como lembrança um tercinho... e bombons porque devemos procurar sempre adoçar a vida das nossas crianças!























Nenhum comentário:

Postar um comentário