Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Retornando à Catequese



Piuííííí!!!!

E o nosso trenzinho está pronto para partir... mas se faz necessário aguardar mais um pouquinho, porque alguns dos nossos preciosos passageiros não apareceram na estação, e não queremos que nenhum deles fiquem para trás! rsrs

Com muita alegria estamos de volta à Catequese!!! Estou muito feliz com a retomada e mais feliz ainda por ter a certeza de que não perdemos nenhum catequizando.. sei que vai ser devagar, mas pouco a pouco todos retornarão!

Estava com muita saudade da evangelização presencial com as crianças!

Tinha programado para hoje apenas um bate papo com os catequizandos, para saber como estavam e como foi para eles esse período nebuloso que passamos, e como estão se sentindo agora que lentamente e de forma limitada, estamos voltando às nossas atividades. Mas graças ao Espírito Santo que nos inspira, acabei indo além!

Recebemos as crianças com o cumprimento de toque de cotovelos. (rs)

A seguir, indicados os seus lugares, com o devido distanciamento, e após as recomendações necessárias, fizemos a dinâmica dos nomes: as crianças ficam em círculo e um começa falando o seu nome. A criança ao lado fala o nome do colega anterior e depois o seu nome. O terceiro fala os nomes dos dois colegas anteriores e depois o seu nome. Foi legal, mas teria sido mais interessante se todas as crianças estivessem presentes, até porque não conheço todas elas, pois estou assumindo a turma nesse tempo de Catequese.
Em seguida, convidei as crianças para oração, iniciando com o Sinal da Cruz, observando se todas estavam fazendo corretamente. Expliquei detalhadamente o significado de cada gesto da oração (a cruz na testa, na boca e no peito).

Terminada a oração, perguntei se sabiam o que é uma parábola. Parábolas eram as historinhas que Jesus contava aos seus discípulos para passar um ensinamento. Então, disse-lhes que eu gosto de imitar a pedagogia de Jesus, por isso sempre estou contando historinhas para os meus catequizandos. Nesse momento, falei sobre a pausa que tivemos na Catequese. Comparei a Catequese a uma viagem de trem, destacando a pausa que tivemos na nossa caminhada por conta da pandemia.

Conversamos um pouco sobre a comparação e sentados à mesa, fizemos uma nova dinâmica, a dos emojis, onde falamos sobre como somos, como nos sentimos...

Agora, nos conhecendo um pouco mais, passei a falar sobre o nosso grande amigo, o "maquinista do nosso trenzinho" (mostrei uma imagem de Jesus).

Convidei-os a abrir a Bíblia, e após a leitura, fizemos uma breve reflexão sobre a Palavra.

“Deixai vir a mim as criancinhas” (Mt 19,14)
“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles.” (Mt 18,20)

Para encerrar, motivei-os para a oração: “Queremos ser um grupo unido. Vamos conversar, trocar ideias, rezar, brincar, conviver, crescer na amizade e na fé. Acreditamos que Jesus está no meio de nós, ajudando-nos a viver o seu mandamento: o AMOR!”

Rezamos juntos: "Senhor Jesus, estamos felizes porque estamos de volta à Catequese. Queremos ser bons amigos uns dos outros! Queremos formar um grupo bem unido! Ensina-nos, Jesus, o valor da amizade! Muito obrigado, Jesus, por nos amar e ser nosso melhor amigo!"























Lembrancinhas de boas vindas...










Nenhum comentário:

Postar um comentário