Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Jesus nos convida a amar o próximo como a nós mesmos


Acolhi a turma com alegria, e depois de um bate papo animado sobre assuntos diversos, fizemos a nossa oração inicial: Senhor, nós estamos reunidos em seu nome. Com muita confiança, pedimos sua bênção e proteção. Venha cuidar de nós e nos ajudar a viver felizes, no seu amor e na sua presença. Amém!

Terminada a oração, fizemos memória do encontro passado, em que falamos sobre o Amor a Deus. Vimos que amar a Deus sobre todas as coisas significa colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida, ou seja, significa que não podemos amar a ninguém, nenhuma coisa, nenhuma situação mais do que a Ele. Podemos dizer que colocar Deus em primeiro lugar é viver o que Jesus disse quando uma pessoa perguntou a Ele qual é o primeiro de todos os mandamentos: "O primeiro de todos os mandamentos é este: ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento" (Marcos 12,28-30).

Em seguida, mostrei-lhes mais uma vez os dez mandamentos (fiz cartões com cada mandamento) e pedi que apontassem quais os mandamentos se referem ao amor a Deus e quais os que se referem ao amor ao próximo.

Lembramos que nos dez mandamentos, os três primeiros falam do amor a Deus:  1) Amar a Deus sobre todas as coisas; 2) Não tomar seu santo nome em vão; Guardar domingos e festas de guarda. Os outros sete mandamentos falam do amor ao próximo. 

Destaquei, então, os sete últimos mandamentos que falam do amor ao próximo, que foi o tema de hoje.

Jesus resume os dez mandamentos em dois: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento" e "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Marcos, 12,30-31). Jesus nos diz que não há outro mandamento maior do que estes.

No encontro de hoje, Jesus nos convida a amar o próximo como a nós mesmos. O que isso significa? Você se ama? Ama a sua vida? 

Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, Ele nos ensina a amar o nosso próximo como a nós mesmos. Quando amamos o outro como amamos a nós mesmos, queremos para o outro tudo o que queremos para nós mesmos e assim partilhamos o que temos. Por isso, precisamos querer bem a nós mesmos, precisamos nos valorizar e nos respeitar. Precisamos ser os primeiros a nos reconhecer como pessoa e como filhos de Deus. Se eu não reconheço o meu valor, não vou enxergar valor no outro... Se eu me amo pouco, vou amar pouco os outros, não vou respeitá-los.

Após refletir sobre cada mandamento que fala do amor ao próximo, passei para a turma um coração  feito de cartolina, de tamanho médio. Em seguida, perguntei: A quem amamos?  (Aguardei as respostas, que foram variadas... A Deus, aos pais, aos irmãos, amigos, etc.) Pedi que escrevessem dentro do coração a sua resposta. 

Depois entreguei um coração pequeno, também feito de cartolina, para cada criança, para que escrevessem na parte de dentro, algo de bom para a sua vida, alguma coisa que desejasse muito.

Colocamos diante de Jesus (na ambientação), o coração maior e os pequenos.

Disse-lhes então, que o amor é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo. O que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus.

Mas quem é o nosso próximo? (Leitura: Parábola do Bom Samaritano - Lc 10, 25-37). O que vocês acham? Qual dos três se comportou como próximo do homem assaltado? 

Nosso próximo é quem está por perto. Não é apenas quem gostamos ou achamos que merece o nosso amor. Assim como Jesus nos amou, apesar de nossas falhas, nós também devemos amar quem está por perto. Jesus nos ensinou a ajudar quem precisa, mesmo que a gente não seja amigo da pessoa.

"Quem,pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade". (1Jo 3,17-18).

A seguir, resolvemos as atividades da folha e brincamos com o Bingo do Amor ao Próximo.

Para encerrar, convidei as crianças para a oração final. De mãos dadas, rezamos: Venha, Senhor, nos abençoar, para que em nossa vida nunca falte amor. Dê-nos forças para sermos pacientes, bondosos, alegres, tranquilos e caridosos. Afaste de nós a irritação, a maldade, a tristeza, a violência  e o egoísmo. Assim, viveremos felizes e ajudaremos o mundo a ser melhor. Amém!




ATIVIDADES

Fontes:
1. Blog Tia Paula
2. Blog Amiguinhos de Jesus


(Frente)




(Verso)






(Frente)

(Verso)
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO

































































4 comentários: