Páginas

terça-feira, 17 de outubro de 2017

"Fazei Isto em Memória de Mim"



Nosso encontro de hoje:

EUCARISTIA: "Façam isto em minha memória."

Ambiente: 
  • Mesa forrada com toalha branca; Bíblia; crucifixo; vela; flores, pão e uvas.


Recursos: 
  • Imagem de Nossa Senhora Aparecida; terços; livrinhos "Rosário para crianças" e uma rosa vermelha para ser passada de mão em mão, a cada Ave-Maria rezada. 




  • Gravuras retratando a Santa Ceia, os gestos de Jesus ao repartir o pão e o vinho, crianças levando pão e uvas até o altar, padre repetindo os gestos de Jesus na Santa Missa, pessoas comungando...



  • Pão e uvas (para partilhar no final do encontro).  Levei também, para cada criança, um kit contendo uma caixinha com suco de uva e um pãozinho.

No momento da oração inicial, em cada encontro, estamos rezando uma dezena do terço, pedindo a intercessão e a proteção de Nossa Mãe Aparecida para o nosso país e para as crianças do mundo inteiro. Hoje contemplamos o terceiro mistério gozoso: O Nascimento de Jesus.

Depois da oração inicial, relembramos o nosso último encontro, em que falamos sobre o Batismo. Vimos que ao receber o Batismo, a pessoa é inserida na vida da Igreja. Na Igreja há o batismo porque Jesus pediu aos primeiros discípulos que fossem a todas as nações para que os povos se tornassem seus discípulos também. Para isso, era necessário batizá-los e ensiná-los a viver como Jesus ordenou (cf. Mt 28, 19-20).

Em seguida, motivando para o nosso assunto de hoje, perguntei às crianças o que significa "fazer memória"? Deixei que respondessem e depois complementei.

Quando fazemos memória, lembramos algo que aconteceu no passado, lembramos pessoas que conhecemos ou que convivemos com elas, e podemos lembrar tantas outras coisas. Alguém se lembra de alguém importante com quem conviveu e que já não convive mais? Como foi o dia mais importante da sua vida? Ou ainda, como foi o primeiro dia de aula na escola?

Sempre estamos fazendo memória do passado. Isto faz parte da vida. Muitas vezes fazemos memória do passado para saber por que realizamos certas coisas hoje, inclusive na Igreja. 

Jesus deixou muitos exemplos de vida e ensinamentos. Queremos neste encontro lembrar um pedido que ele fez: "Façam isto em minha memória". Quando Jesus fez esse pedido? O que estava fazendo? Com quem estava? Vejamos o texto bíblico.

Leitura da passagem bíblica: Lc 22, 1-10; 1Cor 23-26

O povo judeu celebrava anualmente a páscoa, fazendo memória da libertação do Egito que vivenciaram. Jesus também celebrava essa páscoa. Mas, um dia antes de sua morte ele a celebrou dando um novo significado. Ele tomou o pão, deu graças, partiu e deu a seus discípulos dizendo "isto é o meu corpo que é dado por vós". E depois fez o mesmo com o cálice com vinho. O pão e o vinho são abençoados por Jesus e partilhados. O pão é o seu corpo partilhado e o vinho o seu sangue derramado. Com esses gestos Jesus se doa inteiramente a nós. Ele pede que agora esta celebração seja feita em memória dele: "Façam isto em minha memória". Após a morte e ressurreição de Jesus, os primeiros cristãos, ao se reunirem semanalmente no dia do Senhor para rezar juntos, faziam o que Ele pediu. E ao longo dos tempos, até hoje, repetimos esse gesto e o chamamos de Eucaristia.

Ao celebrar a Eucaristia a Igreja faz memória da Páscoa de Jesus, isto é, de sua vida, morte e ressurreição. Essa memória não é um teatro, uma encenação, mas uma atualização da Páscoa de Jesus hoje na nossa vida.

Jesus ao dizer que o pão e o vinho são seu corpo e o seu sangue se faz alimento para nós. Nós nos alimentamos da Eucaristia para vivermos com Jesus e termos força para a nossa missão evangelizadora.

Na Liturgia Eucarística apresentamos a nossa vida e nossas ofertas a Deus, no momento do ofertório. O pão e o vinho, oferecidos sobre o altar, se tornarão corpo e sangue de Jesus no momento da consagração.

Então, vamos recapitular:

- A Eucaristia e a Comunhão foi instituída por Jesus pouco antes de sua morte (Última Ceia);

- Ele instituiu a Eucaristia para nos deixar um sinal de sua presença;

- Desde o início da Igreja, os cristãos se reúnem para celebrar a Eucaristia e manter acesa a amizade com Jesus. Essa celebração é o que hoje chamamos de missa e da qual qual devemos sempre participar, ainda mais depois de fazermos nossa Primeira Comunhão.

Para encerrar, rezamos de mãos dadas, pedindo ao Senhor que aumente a nossa amizade; que nos ajude a viver unidos e amigos, como um verdadeiro grupo de seguidores seus; que aumente nossa comunhão e fortaleça nossos laços de fraternidade. De mãos dadas ainda, rezamos o Pai-Nosso.

Nesse momento, convidei as crianças para partilhamos o pão e as uvas.

No final, convidei a turma para participar da celebração da comunidade.




ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO












































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário