Páginas

sábado, 22 de abril de 2017

Celebrando a presença de Cristo vivo junto de nós

 


"Em teu santo nome estamos aqui, Senhor! Queremos te encontrar, te adorar... Em tua presença nos encontramos, Senhor! Queremos te celebrar e proclamar vitória!" 

Um encontro muito especial com a minha turminha! Pena que não estavam todos presentes, porque alguns estão viajando! Mas, desde que iniciei na Catequese, nunca deixei de fazer um encontro por causa de feriado prolongado, mesmo que depois tenha que repetir o que falei para os que estavam ausentes.  É que sempre entendi que quando o(a) Catequista  falta por qualquer motivo, as crianças acabam ficando desanimadas... Então estou sempre lá, esperando por eles! rs

Hoje celebramos a presença do Deus vivo no meio de nós. Foi assim o nosso encontro...



* Do Livro Jesus, nosso salvador, do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo (com algumas adaptações). 

Preparação:

- Preparar os símbolos: uma Bíblia, um crucifixo, um
  arranjo de flores, uma vela grande.
- Escolher previamente o leitor e treinar com ele.
- Organizar   a   confraternização:  doces,  salgados,
   refrescos, música, brincadeiras.


1. Acolhida

  • Acolher a turma com alegria. Sejam todos bem-vindos a este encontro. Hoje vamos celebrar a presença de Cristo vivo junto de nós. Vamos dizer que nós acreditamos que Jesus deu a vida por nós e ressuscitou vitorioso, garantindo assim a nossa vitória. Vamos proclamar que somos vitoriosos com Jesus e que essa certeza anima a nossa vida. Certos de que Jesus está aqui conosco, iniciemos nosso encontro cantando, bem animados (música número 18).
  • Em nome de Deus nos reunimos para celebrar a fé. Façamos juntos o sinal da cruz, que é o sinal da nossa fé.
  • Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
  • Catequista: Eu desejo que a alegria do Cristo ressuscitado, o amor de Deus que nos dá a vida e a força do Espírito Santo estejam com todos vocês.
  • Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
  • Catequista: Deus nos reuniu aqui por causa do amor de Cristo que se entregou por nós e nos garantiu a vitória eterna. Para mostrar nossa união, vamos nos dar as mãos e rezar: Jesus, nós estamos aqui reunidos porque acreditamos que o Senhor está presente junto de nós. Nós contamos com a sua presença para animar a nossa vida. O Senhor se entregou completamente por nós e por isso nós também queremos vencer todo mal, todo pecado, toda fraqueza. Ajude-nos, Jesus, com a sua força. Amém.
  • Convidar a turma para agradecer a Deus por ter nos dado Jesus, que é garantia de nossa vitória. Fazer preces espontâneas e depois cantar a música nº 11.
  • Sossegar a turma, convidando todos a se sentarem. Motivar: Vamos ouvir agora uma leitura dos Atos dos Apóstolos que mostra o apóstolo Pedro pregando a Palavra de Deus para o povo, lembrando que Jesus ressuscitou e está vivo.


2. Leitura da Palavra

Leitor: Proclamar: At 10, 34-43

Meus irmãos, eu estou convencido de que Deus não despreza ninguém. Ao contrário, ele aceita a todos, independente da nação à qual a gente pertence. Deus enviou sua palavra ao seu povo e lhe anunciou uma boa notícia de paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. Vocês sabem o que aconteceu: Depois do batismo de João, Jesus ficou cheio do Espírito Santo e do poder de Deus. Por toda parte ele só fez o bem, curando e libertando a todos, pois Deus estava com ele. E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez. Alguns homens mataram Jesus, colocando-o numa cruz. Mas Deus ressuscitou Jesus, e depois disso, Jesus apareceu para nós que somos suas testemunhas. Nós até comemos e bebemos com ele depois que ele ressuscitou dos mortos. E ele nos mandou pregar sua palavra para todo mundo, anunciando que ele é senhor dos vivos e dos mortos.

- Palavra do Senhor!
-  Graças a Deus!

Catequista: No Evangelho que vamos ouvir, veremos que os discípulos de Jesus, pouco a pouco, começam a compreender que ele está vivo. E as dúvidas vão sumir de seus corações. Jesus aproveita e confirma a missão de seus seguidores de anunciarem a sua palavra ao mundo todo. Vamos cantar a música nº 2 e depois ouvir com atenção o que Jesus vai nos falar.

Proclamar: Mt 28, 16-20

Depois da ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos, na região da Galileia, numa montanha por ele designada. Quando os discípulos o viram, dobraram os joelhos e o adoraram. Alguns, por de tudo o que estavam vendo. Jesus, então, aproximou-se e disse: “Todo poder me foi dado no céu e na terra. Vão, pois, e ensinem minhas palavras a todas as nações, a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem as pessoas a observar tudo o que revelei a vocês. E eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.”

- Palavra da Salvação!
- Glória a vós, Senhor!


Partilha:

  • Convidar a turma a se sentar e fazer uma partilha. Cada um poderá tirar uma mensagem das leituras proclamadas.
Terminada a partilha, concluir: Jesus prometeu que estaria todos os dias junto de seus discípulos. Promessa de Jesus é promessa verdadeira. Nós que somos discípulos de Jesus, podemos ter essa certeza: Jesus está sempre junto de nós, vivo e vitorioso, com sua força e seu poder. É por isso que nós estamos aqui. É por isso que a gente continua anunciando a palavra dele ao mundo, como fizeram os apóstolos. Nós somos hoje as testemunhas de Jesus ressuscitado. Se Jesus estivesse morto e a gente vivesse sozinho neste mundo, sem a força e a presença de Deus, não valeria a pena lutar e nos esforçar para ter um mundo melhor. Mas não! Nós sabemos, como os discípulos, que Jesus, nosso amigo não foi vencido pela morte. Jesus está vivo e nós sentimos sua presença junto de nós. Não estamos sozinhos nesta tarefa de construir um mundo melhor.


3. Proclamação da fé em Jesus

Agora nós somos convidados a proclamar nossa fé em Jesus. Somos chamados a dizer que acreditamos nele e o amamos de todo o nosso coração. A fé em Jesus será a nossa garantia. Garantia que viveremos com ele e com ele venceremos.

Vamos receber, primeiramente, a Palavra de Jesus, simbolizada pela Bíblia.

(Alguém entra com a Bíblia aberta e a coloca sobre um pequeno altar em torno do qual a turma estará formando um círculo).

O catequista prossegue: A Bíblia nos relata o que Jesus pregou, os seus ensinamentos, a sua vida que foi entregue por amor a nós. Ela contém uma riqueza enorme, pois nos transmite a vida de Jesus nos convidando a acreditar cada vez mais nele e a seguir seus passos. Num instante de silêncio, vamos olhar para a Bíblia e dizer para Jesus que acreditamos em tudo o que ele nos ensinou.

Aguardar um momento de silêncio. Depois o dirigente rezará e todos repetirão a seguinte oração: Nós cremos, Jesus, na sua Palavra. Cremos que, por meio dela, o Senhor nos orienta e nos guia no caminho da vida. Por isso, Jesus, nós queremos amar e acolher sua Palavra em nosso coração. Amém!

Vamos receber, agora, um crucifixo.

(Alguém entra com o crucifixo e o coloca sobre o altar).

O crucifixo é o sinal de que Jesus  deu a vida por nós. É sinal de seu amor, de sua coragem, de sua fidelidade. Jesus não só ensinou a gente a amar, como nos amou sem limites, dando até sua vida para nos salvar. Quem tem coragem de dar sua vida não está brincando. Seu amor é verdadeiro. Em silêncio, diga a Jesus que você acredita nele, porque ele deu a vida por você.

Momento de silêncio. Depois o catequista rezará e todos repetirão a seguinte oração: Ó Jesus, nos cremos no Senhor, pois o Senhor deu a vida por nós. Nós cremos que seu amor é grande, infinito. Nós temos fé, porque o Senhor não só falou, mas mostrou com a vida a grandeza do seu amor. Amém!

Vamos receber também um arranjo de flores. Elas representam a alegria da ressurreição.

(Entrar com as flores e colocá-la sobre o altar).

Essas flores simbolizam que Jesus ressuscitou, a morte não foi o seu fim. Ao contrário, foi a sua vitória. Fato surpreendente e novo no mundo: Jesus ressuscitou e está vivo no meio de nós. Essa é a grande razão da nossa esperança. Em silêncio, diga a Jesus que você acredita na ressurreição dele, diga que você crê que ele está vivo.
Momento de silêncio. Depois o catequista rezará e todos repetirão a seguinte oração: Ó Jesus, nós cremos  na sua ressurreição. Acreditamos que o Senhor venceu a morte e conquistou para nós a glória da imortalidade. E cremos também que sua vitória é garantia de nossa vitória também. Amém!

Vamos receber, finalmente, uma vela acesa.

(Entrar com a vela acesa e colocá-la sobre o altar).

Essa vela significa a luz de Cristo, presente junto de nós. Jesus não só ressuscitou, mas quis permanecer conosco todos os dias. Ele está sempre por perto, iluminando e animando nossa vida. Em silêncio, diga a Jesus que você acredita na presença dele no mundo, no seu coração, na sua vida.

Momento de silêncio. Depois o catequista rezará e todos repetirão a seguinte oração: Nós cremos, Senhor, na sua constante presença junto de nós. Acreditamos que a cada passo, em cada momento, o Senhor nos guia e ilumina a nossa vida. Queremos lhe dizer que a sua presença e a sua força são muito importantes para todos nós. Amém!

Encerrar cantando a música nº 2, renovando a fé em Jesus.



4. Oração Final e Encerramento


  • Se todos cremos que Jesus está vivo, então formamos um grupo muito especial. Somos os amigos de Jesus. Vivemos unidos por causa de seu amor. Vamos cantar e fazer os gestos com a música nº 1.
  • Acalmar a turma e convidar para a oração final.
  • Oremos: Ajudai-nos, ó Pai do Céu, a viver unidos a Jesus, que está vivo junto de nós, nos dando sua força e sua paz. Nós vos pedimos por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Bênção final:

C – O Senhor esteja conosco.

T – Ele está no meio de nós.

C – Que o Deus de bondade nos abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T – Amém.

Canto Final: Música nº 12.


Encerrar com a confraternização.



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO









































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário