Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2015

Natal Com as Crianças 2015 - Terço da Alegria


NOSSO QUARTO ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA A GRANDE FESTA DA LUZ, O NASCIMENTO DO MENINO DEUS!

"Eu vos trago a boa-nova de uma grande alegria: é que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor" (Lc 2,10s).


São quatro encontros de Preparação para o Natal, mais a Celebração, que sempre realizamos na igreja, quando fazemos também o encerramento com a confraternização com os catequizandos. 

Fizemos os três primeiros encontros, durante a semana, nas casas de três catequizandos. Algumas crianças, por morarem distante da Paróquia, não vieram aos encontros nas casas dos coleguinhas;  e outras, não sei qual  a razão, também não compareceram. Então, resolvi fazer o quarto  encontro na igreja, no dia normal de catequese, para que os que faltaram pudessem participar de pelo menos um desses encontros. Infelizmente, nem todos estavam presentes (nessa época do ano as  crianças faltam muito!).

Iniciamos o encontro com a montagem do Presépio na nossa salinha de Catequese. Após as crianças identificarem cada personagem, falei um pouco sobre cada elemento que compõe o Presépio. Contei para os pequeninos como surgiu o piedoso costume de montar presépio por ocasião do Natal (ficaram surpresos em saber que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis). Depois de montar o Presépio e relembrar o nosso último encontro, em que falamos sobre o Calendário Litúrgico e a Coroa do Advento, rezamos o Terço da Alegria (uma rosa era passada de mão em mão, enquanto cada um rezava uma Ave-Maria).

No final, motivei as crianças para o nosso próximo encontro, que será a Celebração, quando encerraremos o nosso ano catequético.

Lembrei a todos do nosso gesto concreto: o Chá de Bebê para Jesus (cada um, se possível, deverá trazer um presentinho para um bebê recém nascido).

Foi uma manhã maravilhosa!

Obrigada, Senhor! 



Obs:
Para os nossos encontros usamos o livrinho Natal com as Crianças - 2015 (Scala Editora)




Ensine aos pequeninos qual a origem do Natal, ou seja, qual o real significado desta data. Faça questão de integrar um presépio na sua decoração natalícia. Se o seu presépio for muito antigo ou demasiado frágil para mãos pequeninas, adquira um cenário mais barato, com o qual as crianças possam “brincar”. Aproveite e leia a história de Jesus junto do presépio, ficando a cargo das crianças colocar as figuras nas suas respetivas posições à medida que a história vai se desenrolando.






ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO:



"Nossa alegria é ser membro da família de Deus!"























































Emoticon heart

Nenhum comentário:

Postar um comentário