Páginas

sábado, 5 de setembro de 2015

Moisés, o escolhido por Deus para libertar o povo da escravidão no Egito



No nosso último encontro, vimos como José, filho de Jacó, se tornou o governador do Egito.  Hoje, iniciando o nosso tema, falei para os catequizandos como a família de Jacó foi parar no Egito, onde mais tarde o povo de Deus acabou ficando escravo. Para vencer a escravidão, o povo tinha de sair do Egito e ir para uma outra terra, onde tivesse liberdade. Vimos como o povo se organizou para sair do Egito. Não foi fácil, mas Deus abençoou a luta do povo, porque Deus abençoa todo povo que se une em busca da liberdade e de uma vida melhor.

Conhecemos hoje a história de um dos maiores líderes de todos os tempos: Moisés. Ele viveu aproximadamente em 1250 a.C. Moisés foi escolhido por Deus para libertar o povo e conduzi-lo à grande aliança com Deus. 

Depois, fomos para a igreja, onde já havia preparado um caminho com paradas ou estações (como as da Via Sacra) para ilustrar a caminhada do povo de Deus. 

Nesse caminho, vivenciamos os momento mais significativos da vida de Moisés, cujo nome significa "salvo das águas". Na última estação ou parada, chegamos à Terra Prometida (Sacrário). Então disse-lhes, antes de entrar: "Moisés conversou com Deus diante de uma árvore que queimava. Nós temos algo que Moisés ainda não tinha: podemos falar com o próprio Cristo. Vamos apresentar a Jesus tudo aquilo que nos escraviza e pedir a Ele para que nos ajude a libertar-nos de tudo aquilo que atrapalha a nossa vida". (Pedi para os catequizandos tirarem o calçado e, em silêncio se aproximassem do Sacrário. Entreguei para cada um uma tira de papel já preparada e motivei-os para que colocassem o papel diante de Jesus, um de cada vez, dizendo-lhes para expressarem através de uma prece o que é necessário para fazer a libertação das situações de opressão apresentadas nas tiras de papel). Conversamos sobre o preconceito, desunião, ódio, falta de fé, fome, pobreza, intolerância religiosa, racismo, guerra... Falei sobre os refugiados e migrantes que estão tentando chegar à Europa em embarcações superlotadas e perigosas, controladas por traficantes de pessoas. Comentei sobre a foto que chocou o mundo nesta semana: a do menino sírio que foi encontrado morto na costa da Turquia.

A seguir, de mãos dadas, rezamos a oração do Pai-Nosso.

Encerrando, cantamos a música "O Povo de Deus, do Padre Zezinho".


Roteiro do encontro na página:
http://mgathe.blogspot.com.br/2014/02/moises-o-libertador-de-seu-povo.html
Ver mais:
http://mgathe.blogspot.com.br/2014/02/o-povo-de-deus-escravo-no-egito.html
http://mgathe.blogspot.com.br/2014/03/mandamentos-caminhos-para-alcancar_8.html









ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO



































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário