Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2015

Por que Jesus nos comparou com as ovelhas?



"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem." 
(João 10,14) 

No nosso encontro de sábado, falei com as crianças sobre o amor de Jesus. Contei-lhes a parábola do Bom Pastor. Pedi que eles pesquisassem durante a semana sobre as ovelhas, dizendo-lhes que faria o mesmo. Copiei da internet o texto abaixo, cujas explicações foram as melhores que encontrei.

Agora entendo melhor por que Jesus nos comparou com as ovelhas... rs


A OVELHA E OS HOMENS


Características da ovelha:

A ovelha é um animal bastante ingênuo e tolo. Ela não sabe discernir a erva boa para comer da erva venenosa, por isso o pastor tem que ir na frente preparar a pastagem com cuidado, retirando aquelas que podem envenená-la. 

A ovelha é um animal muito medroso e basta que ela não sinta o cheiro do pastor para que fique trêmula de medo e no auge do medo pode sair correndo do aprisco e se torna presa fácil dos predadores. Quando a ovelha sente a chegada do lobo fica apavorada e não sabe como se defender, e é devorada facilmente por ele.

A ovelha é muito sensível à perturbação das moscas que ficam rodeando a sua cabeça o tempo todo e acaba ficando desnorteada. Balança a cabeça de um lado para o outro tentando fugir do assédio dos insetos (o que a faz emagrecer); e vendo que não consegue se livrar dos insetos, sai correndo sem direção. Quando uma ovelha corre, a outra fica apavorada e vai atrás. É preciso que o pastor molhe a cabeça dela com óleo para afastar os mosquitos.

A ovelha come o dia inteiro e de noite está com o estômago muito cheio. O maior órgão que a ovelha possui é o estômago, que toma conta da maior parte da caixa torácica. Durante a noite elas gostam de brincar de dar cabeçadas umas nas outras e normalmente caem no chão com as patas para cima e depois não conseguem se levantar sozinhas, pois a lã dificulta que ela se levante. Se a ovelha não for erguida dentro de uma hora, ela morrerá asfixiada, pois o estômago comprimirá apertará o seu pulmão, por isso o pastor precisa durante a noite andar no meio das ovelhas levantando as ovelhas caídas.

Para corrigir e acudir a ovelha, o pastor dispõe de dois instrumentos: A VARA E O CAJADO. A vara é comprida e a ponta dela parece um ponto de interrogação, um gancho. Com a vara o pastor laça a ovelha pelo pescoço porque, por ter muita lã, está constantemente se enroscando em espinheiros. O CAJADO muitas vezes é usado para evitar que a ovelha vá aonde não lhe é permitido. Quando a ovelha vai desgarrando ou quando se mete na briga com outra velha, o pastor joga o cajado para assustar a ovelha, mas por vezes ele tem de acertá-la, e com a bordoada a ovelha cai tonta pela pancada que recebeu.

A ovelha é totalmente dependente do pastor, pois precisa dele para se alimentar, beber água e se defender dos predadores e ladrões. Ela não sabe se defender. Se perceber o perigo fica toda trêmula de medo, basta que ela sinta falta do pastor para que o medo tome conta dela.

A ovelha conhece a voz do pastor. Não se consegue conduzir as ovelhas como é feito com o gado, que basta soltá-lo e ir gritando atrás, conduzindo-o aonde ele tem que ir. A ovelha é diferente. Ela segue o pastor e de nada adianta ir gritando atrás da ovelha para ela seguir o caminho. É preciso que o pastor vá a frente e mostre o caminho que ela deve seguir.


ISTAMBUL, Turquia - A primeira ovelha saltou para a morte. Em seguida, pastores turcos estarrecidos, que haviam deixado o rebanho pastando enquanto tomavam seu café da manhã, assistiram enquanto outros 1.500 animais seguiram o primeiro, todos saltando o mesmo penhasco, informou a mídia turca nesta sexta-feira.

Ao final, 450 animais mortos jaziam uns sobre os outros em uma grande pilha branca, afirmou o jornal Aksam. As ovelhas que tentaram pular depois foram salvas conforme a pilha aumentava, amortecendo a queda, reportou o Aksam. "Não há nada que possamos fazer. Foram todas desperdiçadas," teria dito, segundo o jornal, Nezvat Bayhan, um membro de uma das 26 famílias cujas ovelhas estavam pastando juntas no rebanho.

O prejuízo estimado das famílias na cidade de Gevas, localizada na província de Van, no leste do país, chega a US$ 100.000 (84.000 euros), um significativo volume de dinheiro em um país onde o produto interno bruto médio per capita fica na casa dos US$ 2.700 (2.268 euros). "Cada família tem um média de 20 ovelhas," disse outro morador, Abdullah Hazar, segundo o Aksam. "Mas agora apenas algumas famílias tem ovelhas sobrando.

O LOBO QUE QUERIA SER OVELHA

Você já ouviu a história do lobo que queria ser ovelha? Sua cabeça lhe dizia que devia viver como ovelha porque esse era o melhor estilo de vida, mas sua natureza era de lobo e queria constantemente fazer o que os lobos fazem.

Aí um dia ele vestiu-se de ovelha e passou a viver com as ovelhas, quando elas se distraiam o lobo se afastava e vivia como lobo. Depois voltava, tomava a roupa de ovelha e continuava a viver com elas. Que tragédia! Você não acha?

Aquele lobo nunca poderia ser feliz sendo lobo e tentando viver como ovelha. Era necessário um milagre: O milagre da conversão. Ele precisava ser convertido de lobo em ovelha.

Por Cristiano Netto



Nenhum comentário:

Postar um comentário