Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A Missão do Catequista


"Teu projeto eu já tracei: Vá ao povo  que eu te ensinarei o jeito certo
de me anunciar. Basta que me peças que eu te ajudo a não errar."
Jesus Cristo

http://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/a-missao-do-catequista/


Quando se fala em catequese, muitos pensam naquela que prepara as crianças para a Primeira Eucaristia ou a Crisma. Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”, pois ela faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

Segundo o documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” (NCIC, 426-427).

Em sua origem, o termo “CATEQUESE” diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa “Fazer”, “Ecoar” (gr. Kat-ekhéo). Assim, a ela tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

A missão do catequista mais do que passar as regras, a doutrina, é promover entre a Pessoa de Jesus e o catequizando um encontro pessoal. A verdadeira catequese promove um encontro com Jesus.


“Se um catequista se deixa dominar pelo medo, é um covarde; se um catequista está tranquilo, ele acaba sendo uma estátua de museu; se um catequista é rígido, se torna encarquilhado e estéril. Pergunto a vocês: alguém quer ser um covarde, estátua de museu ou estéril?”
Papa Francisco
Oração do Catequista:



Concedei-me, Senhor, o dom da sabedoria que provém
do vosso Santo Espírito. 
Dai-me o entendimento de vossa verdade para que eu possa vivê-la e comunicá-la a tantas pessoas que desejam conhecê-la. 
Iluminai-me com a luz da verdadeira fé para que eu possa
 transmiti-la aos corações sedentos de autenticidade.
Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos 
segundo os princípios do vosso Evangelho, 
conduzi-me sempre pelos caminhos de vossa verdadeira ciência.
Ajudai-me, Senhor, a assumir o compromisso de minha missão
de catequista e fazei que eu me torne capaz de orientar muitos outros
no caminho da verdadeira felicidade.
Que eu me deixe envolver profundamente pelo amor do Pai 
e possa comunicar esse amor aos meus irmãos e irmãs. 
Amém.



2 comentários:

  1. Adorei td q foi escrito ! Esse ano inicio minha jornada como catequista e estou muito feliz ! Em março terá a formação,estou ansiosa... Adorei seu blog e com certeza me ajudará muito, nesta minha nova vida ! Bjus querida, fica com Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e parabéns pelo seu chamado! Você foi escolhida por Jesus... foi presenteada! A caminhada não é fácil, mas o nosso Mestre nunca nos deixa sozinhas. E a alegria que experimentamos a cada conquista nesse nosso ministério, é uma coisa inexplicável! Só experimentando! rs Estou caminhando com Jesus há um tempinho; se puder ajudar em alguma coisa, pode contar comigo! Volte sempre! Bjss! Fique com Deus também!

      Excluir