Páginas

domingo, 19 de novembro de 2023

Jesus Chama os Doze Apóstolos




JESUS CHAMA SEUS COLABORADORES

Oração Inicial:

"Jesus, mais uma vez nós reunimos aqui, para ficar bem pertinho do Senhor. Abençoe o nosso encontro. Abençoe cada um de nós. Nós sabemos que o Senhor é o Filho de Deus que veio nos ajudar e ser nosso amigo. Por isso, queremos que o Senhor fique sempre conosco. Amém!"


Desenvolvendo o tema:

Jesus veio ao mundo com uma importante missão. Veio falar do Reino de Deus e mostrar como o mundo pode ser melhor, se as pessoas seguirem os ensinamentos de Deus. Mas, para que o mundo seja melhor, as pessoas precisam colaborar, cada um fazendo a sua parte. Por isso, Jesus não quis agir sozinho. Ele chamou discípulos. Vamos ver como isso aconteceu.

Leitura: Mateus 4,17-25

Depois de narrar a história, partilhamos o texto lido.

Em seguida convidei as crianças para ver na Bíblia o que Jesus fez antes de escolher os apóstolos (Lc 6,12-19).

Após conversarmos sobre a atitude de Jesus antes de fazer a escolha dos doze apóstolos, vimos que na nossa vida, sempre que precisamos tomar uma decisão, é importante conversar com Deus para que encontremos a melhor solução.

Jesus passou uma noite inteira em oração. Depois escolheu doze pessoas entre os seus discípulos, a quem chamou de apóstolos. E, com eles, Jesus foi ao encontro da multidão que os esperava.


Atividades

A seguir, desenvolvemos uma dinâmica para aprender o nome dos doze apóstolos. Cantamos os nomes usando a melodia de uma musiquinha conhecida.

Depois, separados em duas equipes, fizemos uma pescaria no tabuleiro para ver quem conseguia pescar mais peixinhos com nomes dos apóstolos. Ficou bem divertido!


Encerramento e Oração Final

Encerrando, disse-lhes: Todos somos chamados para ser amigos de Jesus. Quando somos amigos de Jesus, nossa vida é mais feliz. Por isso é que Jesus nos faz esse convite. Se nós aceitarmos o convite de Jesus, seremos seus amigos e ficaremos sempre com ele. E ele ficará sempre em nosso coração.

Você também quer ser amigo e seguidor de Jesus?

C - Senhor, escolhestes 12 apóstolos para te seguirem e continuarem tua missão na terra. A Pedro e André tu disseste: "Vós sereis pescadores de homens."

Todos: Queremos, Senhor, ser teus seguidores!

C - Cada um de nós se coloca à tua disposição para colaborar com a construção do teu Reino.

(Cada criança diz seu nome em voz alta e responde: "Eis-me aqui, Senhor. Quero ser teu seguidor também!")

Finalizamos com o Sinal da Cruz.

Dinâmica: Pescando Apóstolos

🐟Recursos: Um tabuleiro com vários peixinhos e duas varinhas de pescar (na ponta de cada varinha e na parte da frente dos peixinhos tem um ímã).
🐟 Separar a turma em duas equipes, entregando a cada equipe uma varinha de pescar.
🐟 Em cada peixinho, na parte de baixo, consta o nome de um personagem bíblico, sendo que doze são nomes de apóstolos.
🐟 Cada equipe terá sua vez de pescar, e passará a sua vez quando pescar um peixinho com nome de quem não é apóstolo. A equipe que pescar mais peixinhos com nomes de apóstolos é a vencedora.

😀 Foi muito divertido. As crianças amaram!!!!


















































































segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Dia 27 de Novembro, Festa da Nossa Padroeira, Nossa Senhora das Graças


Tema de hoje: Maria, nossa padroeira, a escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador, e sua aparição à Santa Catarina Labouré.

Celebramos a Festa de Nossa Senhora das Graças no dia 27 de novembro, pois nesse dia do ano de 1830, ela apareceu à Santa Catarina Labouré. A devoção à Nossa Senhora das Graças e à Medalha Milagrosa teve início com as aparições da Virgem Maria à piedosa irmã Catarina Labouré.

Hoje conhecemos um pouco sobre a vida de Santa Catarina Labouré e vimos como aconteceram essas aparições.

Mais uma vez expliquei para as crianças que Maria é uma só pessoa e que nós, seus filhos a chamamos de várias formas carinhosas, como Maria de Nazaré, Virgem Santíssima, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima... Imaculada Conceição significa que, pela vontade de Deus, Maria nasceu sem pecado, pura de coração, para que pudesse ser a Mãe de Jesus. Ela recebeu outros nomes, dependendo do lugar onde ela aparecia para os fiéis.

Nossa Senhora foi a única criatura que nunca ofendeu a Deus. Por isso, o Anjo a chamou "cheia de graça ". Ela é a Rainha das Graças; assim ela encanta o coração de Deus e este lhe atende todas as súplicas como nas Bodas de Caná. Se nossos pecados dificultam nossa comunhão com Deus e nos impedem de obter suas graças, isso não ocorre com Nossa Senhora. Então, como boa Mãe, ela se põe como nossa magnífica intercessora. O que não pode diante de Deus, aquela que é sua Mãe?

Maria é a rainha das Graças. São Luís de Monfort disse que "Deus reuniu todas as águas e deu o nome de mar; reuniu todas as graças e deu o nome de Maria."

Que tudo, então, seja feito por Jesus, mas nada sem Maria!

Encerrando, destaquei que a vida da padroeira é um exemplo que nos ajuda a viver como cristãos. Questionei: Qual a virtude de Maria que podemos imitar? Em que sua vida é exemplo para nós?
Deixei que comentassem e a na sequência expliquei e propus: Todos os anos a nossa comunidade se prepara para celebrar o dia da padroeira com oração e festa. Que tal participarmos não só da festa, mas também da novena?

Antes da oração final, combinamos de marcar nossos ensaios para a Coroação de Nossa Senhora.

Rezamos juntos um Pai-Nosso e uma Ave-Maria pedindo a proteção da nossa Mãezinha do Céu para nós presentes e para as crianças que por algum motivo não puderam comparecer ao encontro de hoje.



















Maria, a Serva Preferida!


Deus preparou especialmente a Mãe do Salvador: escolheu uma moça que vivia em Nazaré, na Galileia. Seu nome era Maria.

Seus pais chamavam-se Joaquim e Ana. Deus fez Maria nascer sem pecado, pura de coração, por isto, Maria é Imaculada Conceição, salva pelo poder de Deus. Maria aguardava cheia de esperança o dia em que nasceria o Messias Salvador.

Maria era noiva de um homem muito bom, chamado José, um carpinteiro. Um dia, Maria recebeu a visita do enviado de Deus, o Anjo Gabriel, que lhe deu uma grande notícia:

- Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! Não temas, Maria, encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás e darás a luz a um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus.

- E como se dará isso?

- O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a Sua sombra, pois para Deus nada é impossível.

- Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra!

O Anjo Gabriel também disse a Maria que sua prima Isabel, esposa de Zacarias, esperava um filho mesmo na velhice. Maria foi então para a casa de Isabel. Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e o menino em seu ventre também. Isabel lhe disse: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

A Virgem Maria então louvou a Deus e ficou com sua prima até o nascimento de João Batista.

Maria foi uma pessoa que soube amar a Deus mais que todos. Ela O amou do fundo de seu coração.