"Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem." (Jo 10,14)
Páginas
quinta-feira, 28 de setembro de 2023
O Povo de Deus Escravo no Egito
Celebração de Entrega da Cruz com as Crianças da Catequese - 2023
Material: Crucifixo ou cruz para colocar no pescoço com cordão; velas para o momento da proclamação do Evangelho; lecionário dominical; livro ou folhas de canto.
Espaço: Mesa auxiliar para colocar as cruzes ou os crucifixos que serão entregues.
RITOS INICIAIS
1. Hino de abertura: Salmo 100 (99) (Aclame ó Deus, ó terra inteira).
2. Sinal da cruz
3. Saudação
4. Acolhida dos presentes
5. Oração inicial (Quem preside convida a assembleia a orar). Depois de um tempo de silêncio, pronuncia a oração:
"Ó Deus de amor e bondade, / vós chamastes estes servos e servas para conhecerem e seguirem o vosso Filho e Senhor nosso, Jesus Cristo. / Eles aceitaram o vosso chamado e estão caminhando na fé. / Novamente, hoje a vossa Palavra seja luz para eles e para todos nós aqui reunidos. / Por Cristo, nosso Senhor".
Todos: "Amém."
RITOS DA PALVRA
6. Recordação da caminhada (as descobertas dos últimos encontros).
7. Acendimento da velas: Catecúmenos e catequizandos acendem suas velas e dirigem-se para junto do ambão, enquanto é entoada a aclamação.
8. Aclamação do Evangelho:
Aleluia, aleluia, aleluia. Eu de nada me glorio, a não ser da cruz de Cristo; vejo o mundo em cruz pregado e para o mundo em cruz me avisto.
9. Proclamação do Evangelho: Mc 8,27-35
10. Breve homilia
11. Silêncio
RITO DE ENTREGA
12. Refrão do Salmo 146 (145): "Quero cantar ao Senhor, sempre enquanto eu viver, hei de provar seu amor, seu valor e seu poder."
13. Ação de graças (Um catequista convida as crianças e adolescentes a se aproximarem de quem preside). Quem preside convida ao louvor. Depois de um silêncio, pronuncia a oração:
"Senhor Deus, / nós vos louvamos pelo vosso Filho e nosso Senhor, Jesus Cristo. / Ele nos fez nascer de novo nas águas do Batismo, / ele nos unge na Crisma / e nos convida à mesa do seu Corpo e Sangue. / Bendito sois, Senhor nosso Deus. / Jesus Cristo deu a sua vida na cruz por todos nós. / Bendito é o vosso amor por nós e por toda a humanidade."
14, Aproximação e recebimento da cruz. Quem preside diz a cada catecúmeno e catequizando:
(N) caminhante na fé de Jesus Cristo, receba esta cruz, sinal do amor de Jesus que nos amou até o fim. Sinal de santificação, de pertença, de compromisso assumido com Jesus.
15. Canto do Salmo 146 (145)
16. Bênção
17. Canto final: Eu Venho do Sul e do Norte (Padre Zezinho).
BÊNÇÃO DOS CATECÚMENTOS, CATEQUIZANDOS E DA ASSEMBLÉIA
Aproximação e convite à oração
Um catequista chama os catecúmenos e catequizandos à frente. Estes colocam-se diante de quem preside. Quem preside convida a todos entrarem em oração, dando a motivação com uma breve frase. Os catecúmenos e catequizandos entram então em oração (com as cabeças inclinadas e as mãos postas - ou abertas, como é comum em algumas regiões). Após um silêncio de oração, quem preside recita a oração de bênção, com as mãos estendidas na direção deles, Por exemplo:
Oração sobre os catecúmentos
"Concedei, ó Deus, que os nossos catecúmenos], conhecendo sempre mais o mistério do vosso amor, sejam renovados pela água do Batismo e sejam contados entre os membros da vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor."
Todos: "Amém".
Oração sobre os catequizandos
"Concedei, ó Deus, que os nossos catequizandos, conhecendo sempre mais o mistério do vosso amor, sejam renovados na graça do Batismo e vivam como membros da vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor."
Todos: "Amém".
Aproximação dos catecúmenos e catequizandos e imposição das mãos:
Ao terminar, os catecúmenos e catequizandos aproximam-se de quem preside e este impõe as mãos a cada um,
Bênção da assembleia
Quem preside, dirigindo-se a todos os participantes (familiares, amigos, introdutores e outros membros da comunidade, suplica a bênção de Deus sobre todos:
"Deus nos abençõe e nos guarde."
Todos: "Amém".
"Ele nos mostra a sua face e se compadeça de nós".
Todos : "Amém."
"Volva para nós o seu olhar e nos dê a sua paz."
Todos: "Amém."
"Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo".
Todos: "Amém".
Despedida
Um catequista despede a todos com estas ou outras palavras semelhantes:
"Nossa missão é continuar apoiando a caminhada de fé de nossos catecúmenos e catequizandos. vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe."
Todos: "Graças a Deus."
Fonte:
Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes
Ritos adaptados para turmas mistas de Catequese, com não batizados e batizados - Primeira parte - Pe. Domingos Ormonde
Diocese de Duque de Caxias - RJ
domingo, 10 de setembro de 2023
Abraão, o Pai da Fé
Ambiente: Mesa forrada com toalha branca; em seu centro, um crucifixo e uma flor. De um lado, uma Bíblia; de outro, uma vela e apenas o Novo Testamento. Preparei dois círculos de papel crepom: Coloquei um na Bíblia e o outro na vela e no Novo Testamento.
Acolhida e Oração Inicial:
Após a acolhida, rezamos juntos: Senhor, eu quero te entregar a minha vida. Por isso, estou aqui. Sei que o Senhor me ama e quer me ver feliz. Quero te entregar, Senhor, tudo o que sou e tudo o que eu tenho. E quero pedir que o Senhor conduza minha vida sempre no caminho do bem. Amém!
Desenvolvendo o tema:
A Arca de Noé
O DILÚVIO