Páginas

domingo, 14 de abril de 2019

O que Jesus nos ensinou sobre a oração?

No Evangelho Jesus diz: "Pedi e recebereis, buscai e achareis..." (Lc 11,9). Jesus também pedia ao Pai... Agradecia... Conversava... Sabem o que é isto? Isto é oração.
Jesus rezava de manhã, de noite, nas alegrias, nas tristezas...
Nas suas orações, Jesus conversava com o Pai. Era assim que ele recebia as palavras que ensinava ao povo. A oração não é apenas falar tudo para Deus, abrindo seu coração para Ele; é também ouvir o que Deus tem para dizer. As palavras de Jesus não vinham dele, mas do Pai (João 8,28-29). E, para saber o que o Pai queria dizer, ele precisava escutar.
Jesus orava porque precisava ter comunhão com o Pai. Ele era parte da Trindade, três partes de Deus em perfeita união. E uma parte muito importante da união é a comunicação. A oração ajudava Jesus a se manter perfeitamente unido com o Pai.
A oração também ajudou Jesus a vencer sua aflição e a se fortalecer para cumprir o plano de Deus. Na sua última noite, depois de tomar a última ceia com seus discípulos, Jesus foi com eles para o jardim do Getsêmani para orar. Ele sabia que seu tempo estava muito próximo e precisava se preparar. A oração era uma parte essencial de sua preparação.
Como homem, ele estava sujeito a sentimentos, tristeza, aflição, preocupação. No jardim do Getsêmani, sabendo o que iria acontecer a seguir, esses sentimentos foram muito fortes e desafiaram sua capacidade para cumprir o plano de Deus. Nessa situação, a oração foi essencial para dar força e coragem a Jesus. Através da oração, Jesus se submeteu à vontade de Deus e recebeu a força que precisava. A oração era a chave para a vitória de Jesus.
Jesus é o nosso Mestre e nos ensina que devemos amar a Deus e conversar com Ele, seguindo o seu exemplo. Ele nos ensina a chamar a Deus de Pai.
Jesus sempre fazia oração, sabia rezar os salmos, falava com o Pai. Um dia seus discípulos pediram que os ensinasse a rezar e ele ensinou a oração que ficou conhecida como “Pai nosso”. Como foi Jesus quem ensinou esta oração, também é chamada de Oração do Senhor. Na Bíblia, encontramos essa oração em Lucas 11,1-4 e em Mateus 6,9-13.
A oração do Pai-nosso é a oração dos filhos de Deus. Somos nós – os filhos – conversando com Deus – nosso Pai – pedindo a Ele que olhe por nós e cuide e nós com amor, ajudando-nos a ser felizes. Devemos ter toda liberdade de conversar com Deus, dirigindo-nos a ele como um amigo de confiança. Isso nos ajudará a viver em profunda união com Ele. E essa união nos ajudará a viver em paz. Deus Pai abençoa a todos nós, seus filhos, e nos convida a viver sempre unidos a ele.
O cristão é uma pessoa que ora porque através da oração entra em diálogo com Deus. A oração é o diálogo entre Deus e o ser humano.
Nesse encontro falamos também sobre a Semana Santa. Lembramos o momento em que Jesus subiu o Monte das Oliveiras, e no Jardim do Getsêmani orou pedindo a Deus para o livrar do sofrimento que iria passar na cruz, se fosse possível. Ele também orou para que a vontade de Deus fosse feita, não a vontade dele. Com essa oração, Jesus mostrou sua submissão total ao Pai e ficou preparado para enfrentar seu desafio mais importante.











Como o tema de hoje falava sobre oração, preparei esse mimo para os meus catequizandos...