Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Batismo, Primeiro Sacramento da Iniciação Cristã



Ambiente: Bíblia, flores, crucifixo, água, vela acesa, óleo e uma veste branca.


1. Acolhida e Oração Inicial

(Do livro da Coleção Catequese Permanente do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo)

  • Receber a turma com alegria. Fazer momento de animação. 
  • Silenciar a turma para rezar. Fazer o Sinal da Cruz (podemos cantar).
  • Motivar: "Estamos reunidos em nome de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Nosso Deus nos ama e por isso nos reúne para crescer ainda mais na comunhão. Como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são unidos a ponto de serem um só Deus, nossa união deve ser tal a ponto de formarmos um só coração e uma só alma, cada um comprometido com a libertação e a felicidade do outro. Vamos fazer silêncio, fechar os olhos e rezar a Deus. Vamos pedir por nós mesmos em primeiro lugar, para que o nosso coração seja livre para o amor; para que as nossas mãos sejam fortes para amparar; para que a nossa mente seja lúcida para discernir os caminhos (silêncio). E vamos também rezar uns pelos outros. Vamos colocar a mão no ombro do nosso companheiro e rezar por ele, pedindo que Deus o fortaleça e anime sempre."
  • Repetir a seguinte prece com o catequista: "Ó Deus de amor, nós te agradecemos pela vida de cada irmão que participa de nossa catequese. Nós te pedimos que cada um de nós tenha tua força e tua luz ao longo da jornada. Derrama sobre esse irmão o teu Espírito Santo, que nos capacita a seguir Jesus. Nós contamos com tua ajuda e tua força. Amém!"

Recordação da vida:
  • Recordar a semana anterior e o que já falamos sobre o Batismo em nossos encontros. Lembramos quais são os Sacramentos e como são agrupados (Sacramentos de Iniciação Cristã, Sacramentos de Cura e Sacramentos de Serviço e Comunhão).


2. Anúncio do tema:
  • Conversar com as crianças sobre os símbolos da água, da vela, do óleo e da veste branca.
  • O que estes símbolos nos falam de nosso dia a dia?
  • Para que serve cada um deles?
a) Dar continuidade à conversa trazendo os símbolos para a vida de fé:
  • A água purifica, refaz, traz vida nova.
  • A vela serve para iluminar nossas noites escuras. Ela é símbolo da luz de Cristo que não quer que caminhemos no escuro.
  • O óleo era usado no tempo da Bíblia.
b) Colocar sobre a importância do Batismo como porta de entrada na vida cristã.

Pertencemos a vários grupos na vida: 
  • Somos membros de uma família;
  • Alunos de uma escola;
  • Cidadãos de um país;
  • Alguns grupos a gente escolhe livremente, a outros a gente pertence quase sem querer.
Geralmente, alguma coisa marca o início da nossa partucipação no grupo:
  • O nascimento;
  • A matrícula na escola;
  • O registro no Cartório, etc.
A Igreja é a grande comunidade que tem como tarefa a construção do Reino de Deus. Passamos a pertencer a esse grupo pelo Batismo.

c) O Batismo é um novo nascimento. Por ele somos mergulhados em Cristo e nascemos para uma vida nova para aprender a viver como Jesus viveu.

Você sabe para que serve o Batismo?

Explique que a palavra Batismo significa mergulho, pois na Igreja primitiva, as pessoas eram mergulhadas totalmente na água. Esse era o batismo de imersão.

O gesto de mergulhar na água possui dois significados:

1. Estar mergulhado em Cristo: Quem tomou esse banho não pode viver de qualquer jeito, mas deve procurar viver como Cristo viveu.

2. Morrer/Viver: Como Cristo morreu por amor, é necessário morrer para o pecado, evitando tudo aquilo qu nos afasta de Deus e ressurgir, viver em Cristo pensando menos em nós mesmos, fazendo da vida uma doação constante.


Através do Batismo: 

➩ Nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja;
➩ Assumimos nossa condição de filhos de Deus;
➩ Recebemos a graça do Espírito Santo para vencer o pecado original e praticar o bem e a justiça;
 Assumimos o compromisso de participar da grande missão da Igreja, que é a construção do Reino de Deus. 

Muita gente pede o Batismo para seus filhos sem saber direito o que está fazendo, por tradição ou por outros motivos.

Quase sempre, as famílias pedem o Batismo para seus filhos quando eles ainda são bebês; se tem fé e valorizam a comunidade, querem expressar seu desejo de ver a criança fazendo parte da Igreja. Criança tão pequena não é capaz de assumir compromisso. Os pais então escolhem padrinhos, representantes da comunidade, que acolhem a criança e se responsabilizam por ela.

Pais e padrinhos se comprometem a ajudar a criança a crescer na fé e dar bom exemplo de vida cristã.

(Falar sobre o que acontece na cerimônia do Batismo).

Jesus chamou pessoas para serem suas seguidoras. Após sua morte e ressurreição estas pessoas continuaram a missão de Jesus e chamaram muitas outras pessoas para viver como Jesus viveu e ensinou que todos se tornem seus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Batismo inicia a pessoa no seguimento a Jesus e a introduz na vida da Igreja.

A Igreja recebe a força do Espírito Santo para continuar sua missão. E assim, nós também a recebemos pelo Batismo. Quando somos maiores a recebemos também pelo Sacramento da Confirmação (ou Crisma).

No Batismo somos ungidos ou consagrados a Deus. Passamos a fazer parte do seu povo eleito, chamado a ser santo e a exercer a missão de Jesus Cristo. Somos o povo escolhido e consagrado para proclamar as maravilhas que o Senhor realizou. São Paulo diz que os cristãos são luz no Senhor. Devem proceder de modo digno da vocação que receberam, pois são templos de Deus e morada do Espírito Santo (1Cor 3,16-17).

d) Jesus também foi batizado e no dia de seu Batismo Deus se revelou e indicou a ele o caminho a seguir.



3. Leitura da passagem bíblica: Marcos 1, 4-11

Jesus já está adulto, mais ou menos com 30 anos e vem da região da Galileia onde viveu toda a sua infância e juventude. Ele escuta falar de João Batista que prega um batismo de conversão no Rio Jordão.
Ao ouvir esta mensagem de João, Ele também se aproxima dos que desejam receber o batismo. João reage, mas o batiza e logo após o batismo, Jesus vê três sinais vindos do céu: a pomba, o céu aberto e a voz de Deus; nestes sinais Jesus sente confirmada sua missão e parte para o deserto para depois começar a anunciar o Reino de Deus e a conversão.


  • Compreendendo o texto:
O Batismo de Jesus é um sinal do que será o nosso batismo. Nos símbolos descritos se pode entender como o Batismo é um encontro entre o céu e a terra:
  1. Jesus vê o céu se abrir - sinal da revelação de Deus que quer falar com todos os homens e mulheres.
  2. Ele vê uma pomba pousar sobre Ele e reconhece neste sinal a ação do Espírito Santo que é comparado a uma pomba pela sua liberdade e pela fonte de paz que Ele é.
  3. Ele ouve uma voz do céu que dizia: "Tu és meu Filho amado que muito me agrada." Esta voz é a voz de Deus Pai que confirma a missão de Jesus como Filho Amado.

Concluindo:

Nós vimos que pelo nosso Batismo nós mergulhamos no mistério da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jeus para vivermos como filhos adotivos de Deus no Filho Amado Jesus.

Assim nos fala São Paulo Apóstolo dobre nossa vocação de filhos de Deus: "Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. E vocês não receberam o Espírito de escravos para recair no medo, mas receberam um Espírito de filhos adotivos, por meio do qual chamamos Abba! Pai! O próprio Espírito assegura ao nosso Espírito que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que, tendo participado dos seus sofrimentos, também participaremos de sua glória.


4. Oração Final e encerramento:
  • Respondendo à Palavra de Deus, rezemos hoje um Pai Nosso, com o Espírito de filhos adotivos que recebemos em nosso Batismo.
  • Em seguida, convidar as crianças, uma a uma, a molharem a mãozinha na água da jarra (pode ser uma pequena fonte) e fazer o Sinal da Cruz.
  • Rezar a Oração do Creio.
  • Encerrar com as palavras: Estivemos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
  • Convidar as crianças para participar de um batismo na comunidade, quando houver.

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catcismo da Igreja Católica
  • Livro da coleção Catequese Permanente, do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo
  • Livro "O Caminho", da Diocese de Duque de Caxias (RJ). 
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO
  






























Mais doce e mais gostoso  que o chocolate, só o amor de Jesus!





quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Batismo, Eucaristia e Crisma - Sacramentos da Iniciação Cristã


Depois da acolhida, convidei a turma para rezar. Motivei: Vamos reforçar nossos laços de comunhão e amizade com Jesus e com os irmãos. Cada um poderá fazer uma prece, entregando a Deus sua vida e renovando sua fé, seu compromisso com Jesus e com os irmãos. No final de cada prece, todos dirão: "Renove nossa vida, Senhor Jesus!"

Terminada a oração, recordamos o nosso encontro anterior em que vimos que o homem é capaz de comunicar algo não só com palavras e ações, mas também com símbolos e sinais. Nosso mundo é cheio de sinais importamtes. Todo sinal e todo símbolo quer comunicar, revelar alguma coisa.

Em nossa vida temos muitos sinais que nos lembram ou mostram alguma coisa. Por exemplo: um sorriso, um aperto de mão, um beijo, um abraço, um presente. São sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor. Jesus usou muitos sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor pelos homens, mas apontou sinais sinais especiais da graça chamados SACRAMENTOS.

Vocês quantos são os SACRAMENTOS? (Deixei que falassem).

Os Sacramentos são sete sinais especiais da graça de Deus chegar até nós. São sinais de vida ou presentes que Ele confiou à Sua Igreja. O autor dos sacramentos é Jesus Cristo.

Jesus quis deixar os Sacramentos em Sua Igreja, pois sabia que precisaríamos deles para vivermos melhor nossa fé, visto que comunicam a graça de Deus em cada etapa de nossa vida. Jesus dá esse presente aos homens que aceitam recebê-lo com amor. 

Como vimos, os Sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

Os sete Sacramentos são agrupados por sua finalidade: a) SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ; b) SACRAMENTOS DE CURA; c) SACRAMENTOS DE SERVIÇO E COMUNHÃO.

Hoje vamos entender melhor os Sacramentos da Iniciação Cristã. São eles: BATISMO, EUCARISTIA e CRISMA.

Iniciação é o caminho que vamos fazendo para aprender pela prática o que fazemos, o porque fazemos e o mistério que está escondido nas coisas que fazemos. Na iniciação cristã o Mestre é Jesus que nos convida a viver em comunidade. Nossos encontros de Catequese são um caminho para aprendermos a viver na comunidade.

O primeiro passo deste caminho é o BATISMO,  que nos mergulha em Cristo.

BATISMO - É o Sacramento que nos faz Igreja. A partir deste Sacramento somos chamados a participar, atuar, evangelizar, enfim, assumir o nosso papel de cristão na Igreja e no mundo. O Batismo apaga o pecado original e, através dos pais e padrinhos, leva o batizado à conversão e à busca de Deus.

Vamos abrir a Bíblia em Mateus 28,19. Jesus nos diz:  "Ide e pregai o Evangelho a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo." 

O Batismo é o primeiro Sacramento que recebemos. É o Sacramento que nos dá a vida nova e nos torna participantes da Vida de Deus: a Vida da Graça, que foi perdida por causa do pecado original. 

Na água  no Espírito Santo, recebemos o dom da vida nova. Aquele que é mergulhado nas águas do Batismo, resuscita com Cristo para uma vida nova. O Batismo apaga o pecado original, e nos faz renascer, não como simples criatura de Deus, mas como filhos adotivos de Deus.

Os homens todos são criaturas de Deus, os batizados são filhos, herdeiros do Céu.  "Quem não renascer da água e do Espírito Santo não poderá entrar no Reino de Deus." (Jo 3,5)

O padre batiza, derramando água na cabeça do batizando, como sinal de fonte de graça. E pronuncia a forma do Batismo: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

EUCARISTIAÉ o centro dos Sacramentos, o próprio Corpo de Cristo que vem alimentar a nossa vida espiritual e fortalecer nossa união com Deus e com os irmãos.

Como batizados, já crescidos, somos chamados a participar da missa até compreendermos o mistério que está escondido no pão e no vinho - o Corpo e o Sangue de Jesus. Quando comprendemos esse mistério, é hora de "comungarmos". A primeira Comunhão é o passo que cria em nosso coração o desejo de comungarmos com Jesus todos os domingos na Eucaristia.

A Eucaristia é o grande Sacramento do amor de Deus que quer estar intimamente unido a cada um de nós. "Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue." (Mc 14,22-24). Pela Eucaristia, instituída na Última Ceia, Jesus nos dá seu corpo e sangue como alimento espiritual, para nos manter na graça e nos fazer participantes da vida divina.

Eucaristia é a ação de graças a Deus. Um grande "muito obrigado" por tudo o que Deus fez por nós: criação, salvação e santificação. Através da participação na missa e na comunhão eucarística, aprendemos a fazer da nossa vida um dom de amor a Deus e aos irmãos, a exemplo de Jesus.

CRISMA - A Crisma é o Sacramento que nos fortalece com o Espírito Santo - dom de Deus - para testemunharmos  a comunhão com Cristo que celebramos na Eucaristia. 

O Batismo nos torna filhos de Deus, irmãos de Jesus, membros da Igreja, morada do Espírito Santo, herdeiros do Céu! Mas ninguém pode se tornar cristão sem realizar sua parte, dando uma resposta pessoal a Cristo. A vida cristã deve crescer. Nossa opção de viver e trabalhar com Cristo deve ser acolhida e confirmada por Deus Pai com a força do Espírito Santo e dos seus dons. Por isso, o cristão também recebe o Sacramento do Crisma.

O Batismo, geralmente é a criança que recebe. Assim sendo, são os pais e os padrinhos que prometem introduzir a criança na Igreja. Já a Crisma é o sacramento da responsabilidade, pois quem o recebe (geralmente jovens) já tem consciência  daquilo que quer e do seu importante papel de soldado de Cristo, comprometido com a Igreja na luta pela evangelização. "Pedro e João impuseram as mãos sobre as pessoas, para que recebessem o Espírito Santo". (At 8,17)

No dia da Confirmação, o Bispo impõe as mãos sobre os crismandos, e depois, com o óleo da Crisma, ele unge a testa do crismando e pronuncia a forma da Crisma: "Recebe por este sinal o dom do Espírito Santo"

Todos esses sinais nos dão a força para testemunhar os valores cristãos em nosso mundo. O Espírito Santo nos dá a graça dos seus sete dons: SABEDORIA, ENTENDIMENTO, CIÊNCIA, CONSELHO, FORTALEZA, PIEDADE e TEMOR DE DEUS.

Em seguida, convidei as crianças para leitura da passagem bíblica: (Lc 2,41-52).

Os meninos, no tempo de Jesus, quando completavam 12 anos, eram levados ao Templo para começar sua vida adulta. Esta era a iniciação na vida do povo de Jesus e acontecia numa das grandes festas do povo.

Jesus vai à festa, começa a ser reconhecido como adulto no meio do povo e fica no Templo como gente grande. Maria e José não compreendem, porque ele é ainda um menino. Como acontece com os adolescentes, aconteceu com Jesus: já era grande para ser considerado criança e ainda era pequeno para ser considerado adulto. É por isso que depois de dizer a seus pais que o Templo era a casa de Deus que era seu Pai do Céu, ele voltou para casa e continuou seu caminho de crescimento.

No encontro de hoje, percebemos que o Batismo, a Eucaristia e a Crisma são Sacramento intimamente ligados entre si. Constituem, na verdade, três etapas de um único caminho de fé e vida, através do qual a Igreja introduz os fiéis no mistério pascal de Cristo, tornando-os novas criaturas, filhos de Deus, membros vivos de seu povo santo. Por isso, são chamados de Sacramentos de Iniciação Cristã.

Nos primeiros séculos da Igreja, a admissão a estes Sacramentos se fazia através de um caminho crescente de conversão, através da escuta da Palavra de Deus e à docilidade ao Espírito. Exigia-se, também, uma forte participação na vida de oração e nas obras de caridade da comunidade.

Ainda nos dias de hoje, a catequese de Iniciação Cristão se propõe a atingir este objetivo: ajudar os cristãos a viverem plenamente sua opção por Cristo e pela Igreja, tornando-os capazes de testemunhar sua fé diante de todos.

Finalizando, convidei as crianças para a oração final: O reencontro de Jesus com Maria e José e sua obediência quando volta para casa são um bom exemplo para nós. Rezemos juntos, respondendo à Palavra: "Senhor Jesus, tu que foste menino como eu, ensina-me a viver minha infância e adolescência crescendo como tu em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Ensina-me a ser obediente e a aprender com amor as coisas que tu me ensinas para viver em tua Igreja."

Encerramos com a oração do Pai-Nosso.
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO









































Sacramentos: Sinais do Amor de Deus

Após a acolhida e o bate papo inicial sobre assuntos diversos (eles sempre contam como foi a semana e conversam entre eles sobre alguma coisa que aconteceu na escola... rs), convidei a turma para rezar.
Depois da oração, antes de anunciar o tema, apresentei às crianças um cartaz (desenho com carinhas no formato e cores do semáforo), evidenciando em cada cor como devemos viver como pessoas de fé.
Em seguida, apresentei várias gravuras que levei para o encontro como recurso que se torna sinal: gravuras de placas de sinalização, de pessoas se abraçando ou fazendo gestos que comunicam algo... Perguntei: O que estas gravuras querem nos comunicar? (Pode-se usar também logomarcas conhecidas e perguntar: Estes símbolos significam o quê para vocês?)
Apresentadas as primeiras gravuras, passamos então a conversar sobre o cartaz e a importância dos sinais em nossa vida. Perguntei às crianças que outros sinais nos orientam no nosso dia a dia. Lembrei sinais que indicam lugares, atitudes, proibições e permissões.
Apresentei mais algumas gravuras com símbolos da nossa fé (a cruz, a pomba, a água, o sal, o óleo, o fogo, o vento, a vela...). Perguntei-lhes se sabiam o significado de cada um (deixei que falassem e depois ajudei a lembrar).
A seguir, fizemos memória do caminho percorrido e propus o passo novo que estamos dando, apresentando o sentido do sacramento como sinal sagrado. Fiz uma comparação com os sinais do nosso dia a dia e os sinais que nos dão a graça de perseverar na fé.
Após essa conversa inicial, mostrei que o homem é capaz de comunicar algo não só com palavras e ações, mas também com símbolos e sinais. Nosso mundo é cheio de sinais importantes. Todo sinal e todo símbolo quer comunicar, revelar alguma coisa.
Em nossa vida temos muitos sinais que nos lembram ou mostram alguma coisa. Por exemplo: um sorriso, um aperto de mão, um beijo, um abraço, um presente. São sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor. Jesus usou muitos sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor pelos homens, mas apontou sinais especiais chamados SACRAMENTOS.
Jesus, conhecendo bem nossa natureza humana, quis não só revelar o Pai, mas comunicar a graça, a vida de Deus em nós. E, a fim de tornar mais fácil a percepção desta vida de Deus, Jesus nos deixou sete sinais especiais da graça: os SACRAMENTOS. Os Sacramentos são sinais que marcam nossa vida de fé, eles tornam atual a presença de Jesus em nosso meio e nos dão força para seguirmos Seus passos em nossa vida do dia a dia.
Conforme fui falando sobre cada um, fui colocando diante deles os Sacramentos (preparei cartões com o nome de cada Sacramento, destacando que são agrupados por sua finalidade: SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ, SACRAMENTOS DE CURA e SACRAMENTOS DE SERVIÇO E COMUNHÃO (fiz cartões maiores para separar).
Levei também para o encontro imagens que retratam cada Sacramento.
No momento das atividades, pedi às crianças que completassem a ambientação, colocando junto à Bíblia todos os sacramentos, e ao lado de cada um a gravura correspondente.
Finalizando, convidei a turma para a oração.
Motivei: Vamos agradecer a Deus porque ele é bom e está sempre conosco." Cada um disse uma frase de agradecimento. Após cada frase, dissemos juntos: "Obrigado Senhor, porque tu estás sempre conosco!
Catequista: Senhor, Tu nos deste os Sete Sacramentos, que são sinais eficazes do Teu amor por nós e que nos acompanham a vida inteira.
Criança 1: Pelo Batismo nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja. Por isso, queremos dizer:
Criança 2: O Sacramento da Eucaristia é o grande presente de Jesus para todos nós. É o sacramento da união com Ele, conosco e entre nós. Jesus se dá a nós na comunhão, através do pão e do vinho consagrados. Por isto, queremos dizer:
Criança 3: Através do Sacramento da Crisma, confirmamos nosso Batismo e recebemos com os dons do Espírito Santo, uma força especial, nova para a nossa vida cristã. Por isto, queremos dizer:
Criança 4: O Sacramento da Penitência nos reconcilia com Deus, quando d'Ele nos afastamos por meio do pecado. Deus é Pai que nos perdoa com amor. Por isto, queremos dizer:
Criança 5: Através do Sacramento da Unção dos Enfermos recebemos a graça de Deus para termos força, coragem e amor na doença. Por iso, queremos dizer:
Criança 6: O Sacramento da Ordem confere o sacerdócio a homens que Deus escolhe para o serviço total à Igreja e aos irmãos e irmãs. Por isto, queremos dizer:
Criança 7: No Sacramento do Matrimônio, Deus se faz presente na família, através do amor dos esposos e dos filhos. Por isto, queremos dizer:
Catequista: De mãos dadas, peçamos ao bom Deus:
Todos: Senhor, queremos corresponder à Tua graça, que recebemos através dos sacramentos, com uma vida plena de fé, esperança e amor.
Nas próximas semanas continuaremos a falar sobre os Sacramentos; cada Sacramento será tema de um encontro.
Ah, lembramos que amanhã é Dia da Bíblia!!! Tivemos lembrancinha!!! "Jesus ama as crianças! Sua Palavra é doce como mel!!!
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO