Páginas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Meu Querido São José Dormindo!


Já falei em outras ocasiões que tenho um amor profundo por São José (tenho mais três páginas dedicadas a ele aqui no meu blog!). Eu admiro a sua vida, a sua humildade, a sua forma tão linda de amar! São José é exemplo de fidelidade a Deus, modelo de pai e esposo! Sou devota e fã ardorosa desse santo e, muita agradecida a ele, por ter cuidado com tanto carinho do nosso adorado Jesus, e de Maria, nossa amada Mãezinha do Céu. 

Eu amo tanto São José, que ontem não resisti ao ver essa imagem... Trouxe pra casa!!! Já tinha uma imagem pequena, bem bonita, mas essa é bem maior e também muito linda! Brinquei que São José Dormindo muito me representa, pois AMOOO dormir! rsrs Aqui em casa e os meus amigos sabem que sou muito dorminhoca!!! rsrs E também muito sonhadora (literalmente)!!! rsrs

Brincadeiras à parte... Eu sempre lembro de São José quando, muitas vezes, através dos meus sonhos, recebo mensagens, nas quais acredito e que levo muito a sério. Eu sempre acreditei em sonhos!

Foi em um sonho que o Anjo Gabriel levou a mensagem a José quando ele pensava em abandonar Maria por não entender como havia ficado grávida. "Enquanto planejava isso, teve um sonho em que lhe aparece um anjo do Senhor para dizer-lhe: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque a criança que ela tem em seu seio veio do Espírito Santo". (Mt 1,20) Foi também em sonho, que José recebeu a ordem Divina de fugir para o Egito com o Menino Jesus e Maria: "Um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, toma o menino e a mãe dele e foge para o Egito. Fica lá até eu te avisar, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo." José levantou-se, tomou de noite o menino e a mãe dele e partiu para o Egito".  Quando Herodes morreu, outra vez em sonho, José recebeu a ordem de voltar para Israel, e em sua missão de cuidar de Jesus, seguiu para Nazaré. (Mt 2,13-14) 

José que recebia as ordens de Deus em sonho, sempre com fé, sem medo obedecia às mensagens que o Anjo trazia.

"José era um homem que escutava a voz de Deus, profundamente sensível à  sua vontade secreta, um homem atento às mensagens que vinham do profundo do coração e do alto. Não se recusou a seguir seu projeto de vida, não  permitiu  que o ressentimento envenenasse, mas estava pronto para se  colocar à disposição da novidade que, de maneira desconcertante, lhe foi  apresentada. Assim, ele se tornou ainda mais livre e grande." (Papa Francisco)

O Papa Francisco já declarou sua devoção a São José e revelou que confia seus problemas aos sonhos de São José, pedindo a sua intercessão sempre que tem algo difícil para resolver sozinho.

Assim como eu, muitos fieis não conheciam a imagem de São José Dormindo. Ela ganhou destaque e ficou muito famosa com o Papa Francisco, isso porque foi um dos poucos itens que ele fez questão de trazer de Buenos Aires para seu escritório no Vaticano. O Papa é devoto de São José, e segundo fontes próximas a ele, em sua residência no Vaticano, a Casa Santa Marta, há uma imagem do santo sob a qual o Pontífice deixa pequenos papeis com pedidos de graça escritos por ele mesmo.

Segundo o Papa mesmo relatou: “Eu gostaria de dizer a vocês também uma coisa muito pessoal. Eu gosto muito de São José porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo, ele cuida da Igreja. Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, e o escrevo em um papelzinho e o coloco em baixo de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema”, afirmou.

Que lindo testemunho do Papa! E muito inspirador!!! Pensando aqui na minha grande dificuldade em aprender a tocar violão... Estou tentando pela milésima vez! rsrs Hoje à noite vou colocar um bilhetinho embaixo da imagem de São José, pedindo a ele ajuda para alcançar essa graça.

Oh, meu bom São José, rogai por nós!!! 


Fonte: O Vaticano

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Somos o Bom Perfume de Cristo!

 “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo.”   2Cor 2,14-15a 
Mais um ano... Estamos de férias na Catequese! Muitos são contra pararmos nesse período... Mas penso ser mesmo necessária essa pausa para descansarmos. Todo bom catequista, embora tenha só um encontro de sete em sete dias com os catequizandos, toda a sua semana é dedicada à Catequese. Somos catequistas em tempo integral! Costumo dizer que já saio de um encontro pensando no próximo! Temos que pesquisar, estudar, preparar, pensar no ambiente...
Não sei se acontece só comigo, mas quando chega o mês de dezembro, estou exausta e muitas vezes achando que já é momento de parar... São muitas atividades fora da rotina, muitos obstáculos, muitas alegrias mas também muitas frustrações, e isso faz com que bata o desânimo. Mas, após alguns dias longe da Catequese, vem a saudade e o desejo de voltar logo.

No final do ano muitas pessoas costumam fazer as suas listinhas de metas para o  novo ano. Eu não elaborei nenhuma lista para 2018, mas, refletindo sobre a minha caminhada, na importância do compromisso que assumimos ao dizer sim ao chamado de Jesus, pensei se alguma coisa precisa ser mudada para que seja feita plenamente a vontade de Deus em minha vida...  Será que tenho reclamado demais? Será que tenho confiado de menos? As pessoas, ao se aproximarem de mim, sentem o cheiro de Deus, da sua Palavra, da sua verdade?

Nesse ano que se inicia, quero estar atenta para que tipo de perfume tenho exalado ao meu redor. O apóstolo Paulo diz que somos o aroma de Cristo, somos o bom cheiro de Cristo, somos o perfume de Cristo (2Cor 2,15-16). Isto significa que somos mensageiros da Palavra de Deus, que nossa missão é espalhar Sua mensagem como uma fragrância, buscar aqueles que têm desejo de vida, uma vida nova em Cristo!

Quero exalar o perfume de Cristo por onde passar. O perfume do amor de Jesus. Que as pessoas sintam esse aroma suave! Que as pessoas vejam Jesus em mim e notem que tem algo diferente a cada sorriso meu. Que dos meus lábios só saiam palavras que edifiquem. Que eu leve a paz, a alegria por onde for. "Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." Madre Teresa de Calcutá

Que eu não resmungue, que eu não reclame! Que eu sempre me lembre que apesar das lutas e problemas que passamos, nunca estamos sozinhos; que o Senhor sempre nos faz triunfar, nos faz vencedores, nos faz ir muito além!

Que Deus nos capacite a viver de maneira que O agrade!


Que Nossa Senhora perfume a tua alma e faça com que nela sempre floresçam novas virtudes.” (Santo Padre Pio de Pietrelcina)
Abaixo, uma linda mensagem do Catequista Alberto Meneguzzi:

Amigos catequistas de todo o Brasil e exterior, bom início de 2018.

Que o medo, não nos impeça de lutar. Que o desleixo de muitos jovens e a má vontade com a catequese de muitas crianças, não nos amedronte. Que a ausência dos pais, não nos faça desistir. Que o temor de que as coisas não deem certo não se apodere da nossa missão. Que saibamos entender, de uma vez por todas, que o tempo que nos falta, é o que Deus mais valoriza. Deus não quer o que sobra, Deus pede tudo. Que a gente não fique arranjando desculpas, mas que encontre alternativas. Que saibamos diferenciar a missão do voluntariado.
Quem se aventura na missão de evangelizar, deve saber que a caminhada não será um mar de rosas. Espinhos existem. Dificuldades existem. E, em alguns momentos, poderemos nos sentir sozinhos e sem forças. Mas quem comanda, e que é muito maior do que nós, saberá nos acolher e reerguer nos momentos de queda.
Talvez seja dizer o óbvio, mais uma vez, mas é importante reforçar: o Pai que está no céu não escolhe qualquer um para ser catequista. Se você não se acha em condições, se vai ficar dizendo que lhe falta tempo, que tem vários compromissos, que precisa pensar na família, nos filhos, na vida profissional, nem entre nessa. Antes, porém, saiba que milhares de outros catequistas têm as mesmas dificuldades, e, mesmo assim, dão um jeito, continuam na missão, arranjam tempo,  evangelizam.
Não resmungue.
Não justifique.
Não arranje desculpas para não fazer.
Não entre nesta missão já pensando em sair. Não é hora te ter medo. O que Deus nos pede, é que tenhamos coragem.
Alberto Meneguzzi

Jornalista e Catequista